Unloking RH programa do Bradesco, ou seja, o desbloqueio das Pessoas, elas ao centro, apoiadas para se desenvolver e dar a sua melhor contribuição à Organização.

Essa é a Experiência de Sucesso do Bradesco em Inovação e Transformação Digital, aplicada no Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, 20ª. edição, do Instituto Brasil Digital, cuja cerimônia de premiação será em 22/04/2024, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.  

Essa Experiência foi uma das quatro apresentadas no 6° Encontro realizado em 17/02/2024, no Instituto Mauá de Tecnologia – SCSUL, pelo EcoSis SP ABC do movimento Brasil Digital.

As demais foram da Paranoá, MicroPower e do Parque Tecnológico de Santo André, com o seu HUB de Inovação.

As apresentações foram gravadas e podem ser acessadas. Confira!   

O Bradesco havia aplicado uma outra Experiência em 2022, o Integra RH, com Leandro Bonilha, gravada em vídeo de 15min46s. Confira!

Organizações que apoiam o Instituto Brasil Digital e seu movimento Brasil Digital para Todos

São elas: ABRH Brasil, ABES, ABDI, DCTA, MBC, ABEP TIC, FACENS, FEI, IMT – Mauá, ITA, SEBRAE, Bradesco, Embraer, Siemens e Embrapa, em nível nacional, e mais de uma centena de outras, apoiando os EcoSis Regionais do movimento Brasil Digital.

A ASPR se sente orgulhosa por ser uma das apoiadoras do EcoSis SP ABC, colaborando para o Propósito: “Brasil Protagonista Global na Inovação e Transformação Digital, alinhado ao ESG”.

Alguns dados extraídos da aplicação da Experiência: Unbloking RH

Dados da Organização Bradesco

São 80 anos de atividades, com mais de 77 milhões de clientes, presente em todas as regiões do país, com mais de 2.860 agências físicas e canais digitais.

Em 2022 foi investido R$ 6 bilhões de reais em tecnologia, para aprimorar serviços e produtos, entre eles a BIA (Bradesco Inteligência Artificial), com mais de 429 milhões de interações no último ano.

Atualmente mais de 80% dos desenvolvimentos são feitos por meio da jornada digital do Banco, com os seus mais de 88 mil funcionários, sendo 51% mulheres e 28% pessoas negras. O Bradesco investiu cerca de R$ 115 milhões em capacitação em 2022, garantindo índice de satisfação dos times de 83%.

Destaco alguns pontos da Experiência 

Descrição da Experiência.

“Os desafios de capital humano oriundos da transformação digital, cenários sociais e globais, desafiam todas as empresas a remodelaram e evoluírem em seus modelos de operação de recursos humanos. No Bradesco, desde 2015 iniciamos uma jornada de modernização em busca de um RH mais estratégico.

Desde 2019, estamos testando e implantando soluções que impactam diretamente na experiência dos nossos funcionários.

Em 2022 iniciamos nosso plano de aceleração e expansão da transformação digital do RH. Contratamos a Deloitte para nos apoiar com o desenho do modelo de operação futura de RH. Mapeamos todos os nossos produtos, serviços, processos, arquitetura de tecnologia e dados. Após um ano de trabalho, executado 3 fases (diagnóstico, concepção e construção), revisamos mais de 755 processos, sendo identificados 649 oportunidades de aporte de tecnologia e 170 oportunidades de automação, além de um roap map focado no fortalecimento do People Analytics e do RH Analytics e na revisão do catálogo de produtos de capital humano”.

Melhores práticas:  

Transcrevo apenas as três primeiras, de treze melhores práticas:

  • Alinhamento entre a estratégia da Organização, visão de mercado e práticas globais de Recursos Humanos; 
  • Patrocínio executivo desde a concepção do projeto; 
  • Suporte de consultoria especializada em revisão de processo, com core em recursos humanos. 

Lições aprendidas:  

Ao longo dessa jornada de transformação, focamos inicialmente na atualização das nossas tecnologias, mas percebemos que a atualização tecnológica deve andar lado a lado com a revisão dos processos.

Para impulsionar essa transformação é imprescindível que exista uma frente de gestão da mudança, conduzindo e apoiando todas as etapas de modo mais próximo possível das pessoas, desde o início do projeto.” 

Indicadores de Resultado e Desempenho 

Conheça acessando o conteúdo da Experiência na íntegra. CONFIRA!

Indicadores de Resultado:  

Indicadores de sucesso do Programa:  

Indicadores de Gestão – foco na melhoria contínua dos processos: 

Indicadores de Desempenho:  

Indicadores de Gestão da prontidão para a mudança: 

Indicadores de engajamento das capacidades: 

Imagem1

Planos futuros 

 

O Unlocking RH é muito mais do que um projeto, ele marca o início de uma jornada de mudança de mindset e da forma de operar o modelo e a estratégia de
Recursos Humanos, habilitando um RH mais ágil e digital.” 

   

Depoimentos 

 

Líderes internos que aprovaram e apoiaram a Experiência 

Imagem2

“A experiência do Unlocking RH habilita o RH Bradesco a responder, de forma competitiva, aos desafios estratégicos e às novas configurações do mercado de trabalho moderno”

 

Juliano Ribeiro Marcilio,

Diretor Executivo no Banco Bradesco

Clientes externos que se beneficiaram da Experiência 

Imagem3

O Bradesco está vivendo uma jornada de transformação através do programa Unlocking RH, voltado à endereçar as expectativas da força de trabalho, da organização e dos seus clientes sobre com operar e gerir o Capital Humano da Organização em um cenário de constante mudança e disrupção.


Luiz Fernando Barosa de Oliveira,

Partner na Deloitte

Alinhamento com a Governança ESG  

 

Fonte: Bradesco RI – Relatório Integrado 2022

Imagem4

Fonte: Bradesco RI – Relatório Integrado 2022

Concluindo

São 23 Organizações que aplicaram as suas Experiências de Sucesso no Manifesto Brasil Digital, edição 2022/2023. A Experiência do Bradesco é uma delas e pode ser acessada na íntegra.  CONFIRA!

Traga sua Experiência de Sucesso em Inovação e Transformação Digital, sem ônus financeiro, para o Manifesto Brasil Digital, do Instituto Brasil Digital, por meio do movimento – Brasil Digital para Todos.

Ary Silveira Bueno
Fundador e Diretor da ASPR
Vice-Presidente do Instituto Brasil Digital
Presidente do Conselho do
SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital 

Você também pode gostar