Fórum

Transformação Digital Brasil

banner_ftd_icone

TEMA: RH 5.0 Protagonista na Transformação Digital

A Indústria 4.0 precisa do RH 5.0

Programação

Agenda - Fórum Transformação Digital Brasil

A Indústria 4.0 precisa do RH 5.0

Neste fórum os participantes conhecerão o impacto da Transformação Digital nas Pessoas e Negócios, e definirão de forma vivencial o Plano de Desenvolvimento Individual do RH 5.0, utilizando Design Thinking para suas novas Responsabilidades e Competências: Implantar o Agile Mindset, Gestão de Mudanças, Gestão de Conflitos, Exercer a Curadoria da Cultura Organizacional, Criar um Ambiente Favorável ao Autodesenvolvimento, e Gestão de Contratos de Encaminhamento Social.
14h00 – 15h20
Pessoas viabilizando a E-Digital: Estratégia Brasileira para Transformação Digital

Neste painel os participantes conheceram a importância das Pessoas na operacionalização dos Negócios Digitais (Integração das PessoasTecnologias e Negócio), e as percepções e visões do Dr. Jorge Gerdau Johannpeter no contexto dos Negócios, do Guilherme Cavalieri quanto à necessidade de preparação das Pessoas, e Ana Paula Assis quanto a fomentar Confiança no desenvolvimento de Tecnologias disruptivas.

14h00 às 14h20: Dr. Jorge Gerdau Johannpeter transmite sua percepção e visão quanto aos desafios a serem superados, e benefícios da Transformação Digital no contexto dos Negócios.

14h21 às 14h40: Guilherme Cavalieri transmite sua percepção e visão quanto a necessidade de preparação das Pessoas para a Transformação Digital nos Processos e Modelos de Negócio.

14h41 às 15h00: Ana Paula Assis transmite sua percepção e visão quanto a importância de fomentar Confiança no desenvolvimento de Tecnologias disruptivas.

15h01 às 15h20: Interações com os Participantes (Perguntas & Respostas)
15h20 – 15h30
Homenagem ao Dr. Jorge Gerdau Johannpeter – Personalidade do Ano – Transformação Digital

15h20 às 15h23: Ana Paula Assis entrega reconhecimento ao Dr. Jorge Gerdau Johannpeter como Personalidade de Ano – Transformação Digital

15h24 às 15h30: Dr. Jorge Gerdau Johannpeter transmite sua mensagem aos Participantes.
15h30 – 17h30
Plano de Desenvolvimento Individual do RH 5.0 – Protagonista na Transformação Digital

Nesta sessão o PROPÓSITO será:

Definir o Plano de Desenvolvimento Individual do RH 5.0: Protagonista na Transformação Digital, utilizando Design Thinking de forma vivencial, em um Laboratório para cada uma das suas 6 (seis) novas Responsabilidades e Competências.

Os participantes receberão os seguintes entregáveis já definidos das duas primeiras etapas:

  • Empatia: Persona (Head de RH), e
  • Definição: as 6 (seis) novas Responsabilidades e Competências

A partir destes definirão a versão inicial (MPV – Mínimo Produto Viável) do Plano de Desenvolvimento Individual do RH 5.0 realizando duas das cinco etapas do processo de Design Thinking, em 6 (seis) Labs (de forma vivêncial):

  • Idealizar: quais ações de desenvolvimento devem ser adotadas para eliminar os GAPs, e
  • Prototipar: possíveis ofertas existentes, ou a desenvolver, para atendê-las.

Lab: Agile Mindset – preparar os profissionais de RH para Protagonizarem a implantação do Agile Mindset para atenderem aos projetos de Transformação Digital nas Instituições em que atuam.
Curador: Pedro M. Martins - Assista ao vídeo

Lab: Gestão de Mudança – engajar as Pessoas nas Mudanças, que estão ocorrendo de forma irreversível em velocidade exponencial, na Sociedade e Negócios.
Curadores: Sérgio Simões e Eliane Aere - Assista ao vídeo

Lab: Gestão de Conflitos – minimizar o impacto dos Conflitos que estão sendo gerados em razão das diferentes expectativas das Pessoas, em especial sua resistência em deixar a zona de conforto.
Curadores: Luiz Drouet e Charles Betito Filho

Lab: Curadoria da Cultura Organizacional – aplicar os ajustes necessários na Cultura Organizacional, sempre preservando os valores e princípios que dão sustentação ao Negócio.
Curadores: João Furlan e Almiro Reis

Lab: Ambiente Favorável ao Autodesenvolvimento – ampliar a atuação das atividades de Treinamento & Desenvolvimento tradicionais para além dos Cursos Presenciais e Online, com a aplicação do modelo 70:20:10: Suporte ao Desempenho, Gestão do Conhecimento, Acesso aos Especialistas, e Trabalhos em Comunidades e Redes, e suas ações habilitadores de engajamento, como Gamificação.
Curadores: Francisco Soeltl e Renato Grau - Assista ao vídeo

Lab: Gestão de Contratos de Encaminhamento Social – para atender a desmobilização das Pessoas que precisarão de apoio para requalificação e orientação para a Ocupação.
Curador: Guilherme Cavalieri - Assista ao vídeo

Aplicação do tempo:

15h30 às 15h40: Orientação quanto a metodologia a ser aplicada e visão geral dos entregáveis que subsidiarão a definição do MPV (Mínimo Produto Viável) do Plano de Desenvolvimento Individual do RH 5.0 a ser desenvolvido pelos Labs para cada uma das novas Responsabilidade e Competências acima descritas.

15h41 às 16h30: Os integrantes dos Labs desenvolverão, sob orientação dos Curadores, as duas etapas do processo de Design Thinking:
  • Idealização: quais ações de desenvolvimento devem ser adotadas para eliminar os GAPs ( Entregável 1 ), e
  • Prototipagem: possíveis ofertas existentes, ou a desenvolver, para atende-las ( Entregável: 2 )

16h31 às 17h00: Os representantes de cada Lab apresentarão em até 5 minutos os Entregáveis produzidos.

17h00 às 17h30: Feedback dos participantes.

Notas:
1. Os entregáveis produzidos serão consolidados até 25/8, e enviados para a última etapa: Testar, que será realizada de forma virtual de 26 e 31 de agosto.
2. Com base nas respostas será produzida a primeira versão do MVP do PDI RH 5.0, que será retornada aos participantes até 05 de setembro, concluindo-se assim as atividades deste 1º Fórum Transformação Digital Brasil.

Workshop Transformação Digital realizado em 27/08/2018

Workshop Transformação Digital realizado em 19/08/2019

Datas e Horários

19.08

14H-17H30

Local

Renaissance São Paulo Hotel | Alameda Santos, 2233 – São Paulo – SP, 01419-002

Realização

Patrocínio

Apoio institucional