Ministério da Educação

A MicroPower, em parceria com o MEC, disponibiliza licenças gratuitas do Virtual Vision para as escolas públicas de Educação Básica desde 2015

Sobre a parceria

Desde 2015, a MicroPower, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretária de Educação, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), disponibiliza a licença gratuita do programa Virtual Vision para as escolas públicas de Educação Básica que tenham implantado salas de recursos multifuncionais nas redes públicas de ensino do Estado, Municípios e do Distrito Federal.

O acordo visa permitir que os estudantes com deficiência visual da rede pública possam utilizar com autonomia programas como Windows, Office, Internet Explorer, entre outros aplicativos, por meio da leitura de menus e telas a partir de um sintetizador de voz.

Virtual Vision

Objetivo

O objetivo do Instituto MicroPower é que mais pessoas com deficiência visual capacitem-se no uso do computador, sendo preparadas desde a infância até a idade adulta. Ou seja, que o Virtual Vision acompanhe o aluno da sala de aula ao mercado de trabalho.

Diretrizes

O acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a MicroPower apresenta como diretrizes:
icone-finalidade.png

Finalidade

Promover a inclusão escolar das pessoas com deficiência nas escolas públicas brasileiras, ampliar as condições de acessibilidade aos estudantes com deficiência das redes públicas de educação básica e favorecer a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência potencializando sua autonomia e independência.

icone-meta.png

Meta

Disponibilizar gratuitamente até 20 mil licenças do Virtual Vision às escolas públicas com matrículas de estudantes com deficiência visual, vinculadas às Secretarias de Educação que aderirem ao acordo de cooperação técnica.

icone-beneficio.png

Benefício

Acessibilidade aos aplicativos do sistema operacional Windows, Microsoft Office, Internet Explorer e demais aplicativos por meio da leitura dos menus e telas dos programas por intermédio de um sintetizador de voz.

Formulário de Solicitação

Para aderir ao acordo, os diretores das escolas devem preencher o formulário abaixo e aguardar o contato de um representante do Instituto MicroPower