Por Augusto Gaspar
 
Para atingir elevados níveis de desempenho organizacional e humano, e assim apresentar o que chamamos de Cultura de Alta Performance, uma empresa precisa estar atenta a sete pontos fundamentais:
1) Liderança
2) Alinhamento aos Valores e à Cultura Organizacional
3) Objetivos bem definidos 
4) Métricas e Indicadores bem definidos
5) Execução
6) Planejamento e Capacitação da Força de Trabalho
7) Meritocracia
Neste artigo abordaremos o quinto deles, a Execução.
Uma importante etapa rumo à alta performance é o constante acompanhamento da execução do planejamento, isto é, como as estratégias estão sendo executadas por meio dos processos de negócio, identificando como as decisões são tomadas e atividades são realizadas. 
A gestão da execução consiste em acompanhar, verificar e controlar o andamento das ações planejadas e tomar as medidas de correção que forem necessárias, buscando assegurar que aconteça o que foi planejado em todos os níveis da organização. Se pensarmos a organização como um conjunto de prestadores de serviços para os clientes internos e externos, fica mais fácil segmentar e montar um modelo de entrega de serviços para cada área, e assim, trabalhar em pontos de melhoria em processos, sistemas e na capacitação das pessoas.
Trata-se de um processo constante, como o conhecido ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Act), onde o que foi planejado é executado, acompanhado e verificado para que se tomem ações sobre o novo planejamento, buscando a melhoria do processo. Em organizações complexas, a gestão da execução é parte da gestão de projetos, e quanto maior a quantidade de atividades que ocorrem em paralelo, maior o desafio de manter a execução de todas as atividades alinhada às estratégias globais. 
Uma boa solução é utilizar um suporte tecnológico para desdobrar os objetivos organizacionais desde o nível estratégico até o operacional, realizando o acompanhamento das metas, planos de ação e atividades relacionadas à execução de cada estratégia e seus objetivos associados. 
A Gestão da Execução, quando realizada de forma adequada e em conjunto com os demais pontos da Cultura de Performance, impacta positivamente o nível de desempenho global da organização, gerando excelência operacional por meio de um rigoroso e disciplinado processo de acompanhamento dos Indicadores e Resultados.
(*) Augusto Gaspar é Diretor da unidade de Professional Services da MicroPower e coordenador da coluna “Desenvolvendo Talentos” desta revista. Comentários e contribuições podem ser enviados para augusto.gaspar@micropower.com.br Twitter: augustofgaspar

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