1.) Objetivo A pesquisa deste mês buscou identificar como o blended learning está sendo utilizado nas organizações brasileiras e comparar o resultado obtido com as pesquisas realizadas em abril de 2004 e 2005. Esta modalidade também é conhecida como aprendizado híbrido ou solução mista, e designa a forma de aprendizado onde os cursos são ministrados através do e-Learning e de forma presencial. 2.) Metodologia Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2006, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 231 organizações brasileiras. A análise abordou 5 tópicos distintos:
3.) Características da amostra A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul. A pesquisa consultou 231 organizações, nos setores de educação (34%), tecnologia (14%), e-Learning, treinamento, governo (7% cada), consultorias (6%), entre outras (25%).
4.1) Modalidade de treinamento oferecida em maior escala O resultado mostra que a modalidade presencial continua sendo oferecida em maior escala em 49% das organizações brasileiras. Em segundo lugar, aparece a modalidade de treinamento pela Internet (18%). Já 10% das organizações afirmaram ser a intranet e o blended learning. O CD Rom é utilizado por 5% das organizações, mesmo resultado obtido pela modalidade videoconferência. Em 3% das organizações, a modalidade utilizada é a teleconferência.
Do total das organizações participantes, 29% consideraram a redução do tempo de treinamento presencial um dos principais fatores para a adoção do e-Learning como complemento no ensino presencial. O segundo fator principal apontado por 22% das organizações foi a redução na quantidade de viagens dos instrutores/multiplicadores rapidez no atendimento de dúvidas pontuais. Em terceiro lugar aparece a maior rapidez no atendimento de dúvidas pontuais (12%).
Segundo 98% dos participantes da pesquisa, a combinação de métodos de treinamentos presenciais e eletrônicos podem vencer as resistências enfrentadas pelo e-Learning. Apenas 2% dos participantes da pesquisa responderam não acreditar que o blended learning pode vencer estas resistências.
O hábito dos alunos pelos treinamentos presenciais é um dos principais fatores que impedem a plena utilização do blended learning, de acordo com 34% das organizações participantes. O segundo fator principal apontado por 17% das organizações é a falta de profissionais com competências para o planejamento de soluções combinadas de treinamento. A falta de interesse e comprometimento da alta-gerência foi apontado por 16% dos participantes.
Questionamos as organizações quanto as perspectivas de crescimento do blendend learning em relação ao ano de 2005. Do total, 19% das organizações afirmaram que o blended learning cresceu 50% ou mais, na sua organização em relação a 2005; 49% das organizações afirmaram que o crescimento do blended learning foi de 10% a 40% e 32% delas afirmaram não ter havido qualquer investimento no blended learning em 2006. 5.0) Conclusões A pesquisa deste mês buscou identificar como o blended learning está sendo utilizado nas organizações brasileiras e comparar o resultado obtido com as pesquisas realizadas em abril de 2004 e 2005. Esta modalidade também é conhecida como aprendizado híbrido ou solução mista, e designa a forma de aprendizado onde os cursos são ministrados através do e-Learning e de forma presencial. |