Por Carlos Faccina
A leitura é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento humano e, consequentemente, da própria carreira. Não me venha com essa de que não tem tempo para ler. Esse é um dos principais autoenganos que nos persegue na vida.
O primeiro erro é não considerar a leitura como parte do seu trabalho, mas uma atividade de entretenimento. É certo que a leitura também é isso, mas continua sendo a principal porta para entrar no edifício do conhecimento, “abrir a cabeça” e, sobretudo, para aperfeiçoar-nos como pessoas e profissionais.
Incorpore a leitura como parte do seu trabalho e estou certo que o mundo de problemas que você tem pode se tornar um local de soluções, visto que a literatura, poesia, romances e biografias expressam o que é a alma humana. E nada melhor para você, como profissional, compreender a essências humana que se revela nos textos.
No post Ler, escrever, conversar e conhecer, destaco a importância de ler e estudar jornal, livros, internet, revistas… O mundo está repleto de experiências documentadas, que foram vividas por tantas pessoas. Lá você encontra um mundo adormecido com pistas seguras de quem já superou obstáculos que agora se apresentam na sua frente. Lá você terá prazer de reconhecer sentimentos e emoções que falam diretamente ao seu coração. Revelam-se novidades e brechas de luz nos textos que nos iluminam a alma.
A leitura deve ser um item obrigatório da sua agenda profissional.