Por Carlos Faccina
Sim, e muitas. Uma rápida investigada nos sistemas de busca e você vai ver uma série de empresas que adotaram o miniblog e seus 140 caracteres para anunciar processos de seleção. Em setembro, escolhi o caminho inverso e avaliei em post Um currículo em 140 “tweets” o desafio de contar a vida profissional em tão curto espaço texto. Foram muitas as contribuições de pessoas que fizeram o exercício de resumir a carreira.
Para as empresa, o desafio é menor. A internet é uma das melhores ferramentas para anunciar empregos e medir em tempo real a resposta dos candidatos. O canal leva o interessado para novos links que detalham a vaga e fornecem sistemas de cadastro. A partir dali começa um processo de seleção real, se podemos dizer assim.
O canal de vagas começou envolvendo mais as empresas de Tecnologia e Comunicação, mas agora já é possível encontrar oportunidades para diferentes atividades.
Para o interessado, é só saber seguir o twitter certo, relacionado ao setor profissional, empresa ou canais de vagas de seu interesse.
Um alerta: muito cuidado com o que você escreve no seu twitter.
O selecionador estuda seu histórico de mensagens, os valores pessoais manifestados e relação deles com a crença da organização. Dependendo de seus “livres pensamentos”, a empresa pode nem lhe convocar para uma entrevista pessoal.
Como feito em post anterior, que contou com a participação de muitos candidatos a novas vagas, abro o espaço deste blog para as empresas que queiram enviar os canais de vagas disponíveis em 140 caracteres. Quem sabe, não fazemos aqui bons encontros virtuais transformados em empregos reais.