A pesquisa realizada no mês de Junho de 2002 pelo portal e-Learning Brasil procurou identificar como as organizações brasileiras estão avaliando e mensurando os resultados obtidos depois da implementação do e-Learning.


Análise de Performance nos Negócios x Desempenho nos Cursos

O resultado referente à Análise de Performance nos mostra que mais de 80% das empresas que utilizam e-Learning fazem ou pretendem fazer análises de como o treinando se comporta correlacionando a performance nos negócios e o desempenho nos cursos, ou seja, verificar se o curso aplicado tem tido bons reflexos em seu desempenho na organização.

Conceitos de Gestão de Análise de Performance

Ao analisarmos a questão relacionada à Gestão de Análise de Performance notamos que os conceitos de avaliação mais difundidos junto à comunidade de e-Learning são a Gestão da Qualidade Total (56%) e o Balanced Score Card (35%).

Mensuração dos resultados obtidos

Segundo os resultados da pesquisa, um dos desafios do e-Learning é mesmo como medir os seus benefícios e resultados. Para 61% dos participantes, este processo é difícil e outros 10% o consideram muito difícil. Somente 27% afirmaram acreditar que este processo é simples. Estes resultados confirmam que para muitas organizações ainda é difícil associar os benefícios do e-Learning aos respectivos ganhos nos negócios. Isto se deve principalmente ao fato de muitos dos benefícios serem intangíveis, como por exemplo, maior tempo de permanência no posto de trabalho, aumento de produtividade no dia a dia, etc.

Importância das Análises nos Projetos

Com a informação referente à importância da Análise de Resultados, podemos ver que quase 100% das organizações participantes consideram a análise dos projetos de e-Learning essencial para avaliar sua aplicabilidade nos negócios.

Há utilização do conceito de Objetos de Aprendizagem ?

Quando perguntado sobre o conceito de Objetos de Aprendizagem, notamos que 85% das organizações utilizam ou pretendem utilizar este conceito, o qual prevê a utilização de cursos modulares, que possibilitem que cada treinando percorra caminhos diferentes dentro do curso de acordo com sua capacidade e conhecimento.

Foco da Avaliação dos Benefícios

O foco das avaliações tem sido o conhecimento adquirido através dos cursos (56%), o impacto nos resultados (54%), e a avaliação de reação dos participantes (54%). Uma informação relevante é que 21% informaram que ainda não existe um modelo de avaliação definido para os seus projetos.

Frequência da Avaliação dos Resultados


Outra informação importante é que em 39% dos casos a avaliação ocorre em tempo real, ou seja, on-line. Em contrapartida, em 35% dos casos não há avaliação dos resultados. Outros 22% afirmaram que as análises têm sido efetuadas mensalmente.

Perfil dos Participantes

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