Por Carlos Faccina
“Fulano tem estilo”. Ouvimos essa afirmação de forma recorrente na vida social, mas também a identificamos como forma de avaliação no mundo corporativo. Quantos já se viram frustrados, visto serem bons especialistas, e, na hora da promoção, foram preteridos por alguém de presença mais marcante.
Estilo é definido a partir da combinação de imagem e personalidade da pessoa.
Percebemos o estilo da pessoa em seu modo de vestir, comer, falar, andar e até na forma como aperta a mão ao cumprimentar uma pessoa.
Por meio de nossa imagem, irradiamos a nossa maneira de ver a vida para os que nos cercam. Muito das reações que você identifica a sua volta ocorre quando estilos diferentes se confrontam. Existem pessoas que irradiam força, coragem e determinação. Outras, não.
Em que grupo você se posiciona?
Com os sinais exteriores emitidos por nós, apresentamos ao mundo quem somos. É lógico que pode ter muito ou um pouco de representação, o que os sociólogos denominam de atores e papéis na sociedade humana.
A interpretação não esconde o que você realmente é o tempo todo e, fatalmente, você será julgado por seu estilo, ou pela falta dele.
Impor-se por suas características naturais e as aprendidas ao longo da vida, frente a um determinado meio social ou empresarial, será a sua moeda de troca para o sucesso ou fracasso.
Estilo e ambiente devem se combinar e a soma dos sinais emitidos reflete sua imagem. Por essa razão, no mundo da comunicação e das aparências, o seu estilo e tão importante quanto o seu conhecimento.
Qual é o seu estilo? Ele está adequando ao seu ambiente de trabalho?
Pense nisso como uma questão fundamental para a sua carreira e sucesso pessoal.

Você também pode gostar