Da esquerda para a direira: Toni Sando, Fabiano Mariath e Claudio Gastal
Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA foi reconhecida como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Desde a criação, a Embrapa assumiu um desafio: desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no País.
Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Hoje a agropecuária brasileira é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Sendo assim, o objetivo da Embrapa é continuar contribuindo para o avanço do setor agropecuário nos próximos anos. Para isso, é fundamental a capacidade de antecipar o futuro e mapear cenários, pois a complexidade será a marca do futuro.
O projeto de transformação digital da Embrapa teve como objetivo estabelecer mecanismos para viabilizar a inserção de ativos de tecnologias agropecuárias gerados pela Embrapa no mercado digital para viabilizar a geração de serviços e produtos digitais por terceiros. A metodologia adotada foi composta de três fases: Diagnóstico, Modelo e Cenário de Soluções.
Os principais resultados planejados foram: relatórios de diagnósticos e benchmarking, processos de qualificação de ativos, de gestão de dados abertos e de identificação de oportunidades de negócio para geração de produtos digitais, em especial, aqueles relacionados à cadeia do Leite; modelos de negócio digital, de instrumentos jurídicos e de cenários de TIC para a implantação das novas soluções digitais.
São 9.473 colaboradores atuando na Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação, Transferência de Tecnologia, e ações de apoio por meio de um quadro de pesquisadores, analistas e técnicos
Depoimentos
“É preciso compreender que a transformação digital não é apenas um destino a alcançar, mas uma jornada feita de mudanças contínuas em processos e modelos de negócios. Com a dinâmica alucinante que marcará o futuro digital, uma coisa é certa: o mundo experimentará uma nova globalização e aqueles que resistirem, presos aos paradigmas da era pré-digital, irão perecer ou viver pressionados por constantes “ventos e trovoadas”.
Mauricio Antônio Lopes – Presidente da Embrapa
“Não vamos virar uma empresa de TI, apesar do desenvolvimento de tecnologias ligadas a ativos de TI, como software, hardware, sensores, aplicativos móveis. Mas é fundamental trazer a economia digital para dentro de seus processos produtivos, para que isso otimize desde um simples insumo até levar sensores para o campo”.
Cleber Soares – Diretor de Inovação e Negócios