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Referência Nacional – Projeto: Cursos EAD no ILA: experiências autoinstrucionais

Da esq. para direita: Ten Camila Andriotti, Ten Katia Assis,Ten Milla de Freitas, Cel Alexandre Guerra, Dudu Braga e Claudio Minetto

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018/2019, o Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

O ILA é uma Organização Militar (OM), de caráter educacional, subordinada hierarquicamente ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), que por sua vez é subordinado ao Comando da Aeronáutica (COMAER), e este, ao Ministério da Defesa (MD).
Em 2016, o ILA foi incumbido de implementar cursos EAD em larga escala, para atender às necessidades crescentes de capacitação do COMAER. 

Após pesquisas sobre tendências educacionais atuais, optou-se por seguir pela modalidade EAD autoinstrucional (sem tutor). 

Este trabalho apresenta um resumo dos processos de planejamento, desenvolvimento e implementação de cursos autoinstrucionais, apresentando os resultados das edições do primeiro curso convertido para tal formato em 2017. 

O Curso de Fiscalização, Acompanhamento e Controle de Contratos – Módulo Básico (CFACC-MB) foi o primeiro curso a ser convertido para a modalidade EAD autoinstrucional. 

A proposta do CFACC-MB autoinstrucional, com atendimento em larga escala e com qualidade, apresentou resultados iniciais expressivos, tanto no que diz respeito ao aumento do número de matriculados em uma única edição, como no que se refere a interação dos alunos com a plataforma educacional.

No que diz respeito à arquitetura do aprendizado e desempenho, são muitos os apontamentos positivos oriundos do projeto do CFACC-MB. Entre eles, o diálogo e a troca de informações entre os profissionais envolvidos no planejamento e execução do projeto e a preparação individual dos profissionais. 

A amplitude do CFACC-MB nos novos moldes superou as expectativas. Em 2017, 1700 profissionais foram indicados para o CFACC-MB, destes, 841 foram matriculados e 672 concluíram com êxito. Ou seja, em 2017 o total de profissionais capacitados foi maior que a somatória dos alunos capacitados entre 2014 e 2016.

Depoimento

A metodologia para elaborar um curso autoinstrucional confirma um senso comum sobre engenharia de processos: quanto mais autônomo for o processo, mais inteligência é necessária para a montagem. A autonomia do CFACC-MB autoinstrucional requereu uma grande ênfase no design inteligente.

Coronel Guerra, Engenheiro, Diretor do ILA

Como pedagoga, foi uma grande experiência, pois pude me colocar no lugar do aluno e pensar, em meio a todas as minhas funções na OM, como posso me capacitar num curso EAD que seja atrativo, motivador e que ao mesmo tempo permita que eu tenha autonomia e flexibilidade. O planejamento foi desafiador!

Tenente Camila, Pedagoga, Adjunta da Seção de Desenvolvimento de EAD

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