Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020, o BNDES foi reconhecido como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa.

Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, apoiando empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, expansão e na concretização de novos negócios. O BNDES está presente para apoiar o crescimento do País onde é necessário, focando o potencial de geração de empregos, renda e de inclusão social para o Brasil.

É neste contexto que foi implementado o projeto aqui apresentado, focado em um novo modelo de gestão jurídica no BNDES, tendo em vista o entendimento de que tanto a promoção da “segurança jurídica” como o aprimoramento das práticas da excelência na prestação de serviços jurídicos apresentam-se como fatores críticos para o sucesso da implementação da estratégia corporativa.

Em 2017, após uma mudança em sua estrutura organizacional, o BNDES criou uma Diretoria Jurídica que transformou 24 departamentos jurídicos distribuídos por várias áreas / superintendências do banco em 17 departamentos unificados sob uma única superintendência / área. Para tanto contou, a partir de abril de 2018, com um Departamento de Gestão de Processos Jurídicos para suporte ao superintendente jurídico e aos demais departamentos da área em termos de gestão de processos, estratégia, informações e conhecimentos, e tecnologias da informação.

Este projeto descreve o processo de estruturação deste novo departamento e das práticas por ele desenvolvidas com vistas a buscar alcançar o objetivo final da Área Jurídica do BNDES de ser reconhecida pela qualidade e pela efetividade dos serviços prestados, em prol da segurança jurídica necessária para a realização dos objetivos estratégicos do banco. 

Depoimentos

“Temos um Departamento importante que trabalha com instrumentos de medição da gestão e de resultados”.

Henrique Bastos Rocha – Diretor Jurídico e de Compliance – Diretoria a qual o Departamento AJ/JUGEPRO está subordinado (em 05/06/2019).

O diretor Henrique Bastos Rocha também falou sobre o foco na melhoria do atendimento da Área Jurídica e o ganho de eficiência a partir da alocação de pessoas, definições de tarefas, estrutura organizacional e mecanismos de gestão e monitoramento de resultados. 

“A revisão do modelo de atuação da Área Jurídica integra a carteira de Projetos Estratégicos Corporativos do BNDES 2019 e tem por objetivos a padronização, o uso intensivo de tecnologia da informação (digitalização e automação) e a avaliação e o monitoramento de resultados (indicadores e metas)”.

Themistocles Meneses Neto (Gerente da AJ/JUGEPRO/GEPRO1)

Você também pode gostar