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Referência Nacional – Aprendizagem Organizacional na Melhoria do Desempenho, da CPSP

Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020, a CPSP – Capitania dos Portos de São Paulo foi reconhecida como Referência Nacional. Confira abaixo os detalhes do Programa. 
 
Subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval, a Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) trabalha para garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica. Dentre suas atividades, estão a formação de Aquaviários, a documentação de embarcações, a gestão da carreira do pessoal da Marinha Mercante, a habilitação de amadores para condução de embarcações, a sinalização náutica, as vistorias e inspeções de embarcações e navios. 
 
O atendimento aos usuários é realizado pelo Grupo de Atendimento ao Público (GAP), onde todos os militares e servidores são orientados a oferecerem o mais alto padrão de qualidade no atendimento e, por conseguinte, no serviço prestado.
 
O projeto tem na aprendizagem organizacional seu principal objetivo e se apresenta como ferramenta de melhoria do desempenho da CPSP, tanto no âmbito individual quanto no institucional, na consecução de suas tarefas com vistas ao cumprimento de sua missão: contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à segurança da navegação, defesa nacional, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.  
 
Depoimentos
 
“A implantação do projeto permitiu um melhor alinhamento dos objetivos pessoais dos militares e servidores civis com os objetivos da organização, aliando o desenvolvimento pessoal com a qualificação para melhor cumprir a missão da Capitania. Além disso, proporciona uma visão mais ampla da organização, onde cada colaborador passa a compreender melhor o seu papel e como contribuir para o cumprimento da missão principal da OM, que é atender o seu cliente final, ou seja, a sociedade.
Ao longo de sua implantação, identificou-se gradativa melhora no clima organizacional e evolução positiva em praticamente todos os indicadores de desempenho institucional”.
 
Capitão de Mar e Guerra Daniel Américo Rosa Menezes –  Capitão dos Portos de São Paulo.
 
“[O Projeto] tornou-se fundamental, a fim de permitir que a CPSP gerencie essa situação e, por conseguinte, aumente sua efetividade na prestação de serviços públicos. Ele inclui todas as atividades relacionadas com a obtenção, avaliação e compartilhamento de conhecimento, por meio das mais variadas ferramentas (pesquisas, índices de produtividade/ qualidade, adestramento etc.) utilizadas dentro da organização. 
A Aprendizagem Organizacional tem sido o fator diferencial de nossa Capitania, produzindo efeitos significativos nos índices de produtividade e, consequentemente, no aumento do grau de satisfação dos clientes externos e internos”.
 
Capitão de Fragata Rogério do Nascimento Roque – Assessor do Chefe do Departamento de Apoio.
 

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