Por Carlos Faccina
A frase “Acima de tudo, meu caro amigo, não fique irritado ou desanimado. Estamos no palco da história”, de Winston Churchill, revela a consciência de ser sujeito da história e não, simples objeto. O legado humano se faz de várias formas, mas os que permanecem são aqueles que contribuem efetivamente para o desenvolvimento social e, principamenlte, para a felicidade pessoal.
O trabalho e a inspiração de Steve Jobs são normante ligados ao desenvolvimento tecnológico, mas o principal bem pelo qual ele será lembrado de geração em geração está associado à felicidade que suas soluções ofereceram às pessoas no mundo da comunicação, da integração e do entretenimento.
Muito será avaliado do modelo de gestão de negócio desenvolvido por Jobs. Mas a felicidade que ele proporcionou, independentemente de resultados financeiros e operacionais, será o legado com maior durabilidade nas mentes e nas almas das pessoas do que as que contribuiram de forma decisiva para a eficiência da gestão.
Inspirar pessoas é a forma mais feliz de deixar um legado perene. É por isso que podemos ser lembrados. Os produtos de Steve Jobs podem até ser superados do ponto de vista tecnológico, mas jamais serão susbstituídos nas mentes que captaram um pouco da felicidade que ele lhes proporcionou.
Outras frases de Winston Churchill:
“… Eu estou sempre pronto a aprender, embora eu nem sempre goste de ser ensinado…”.
Câmara dos Comuns, 4 de novembro de 1952
“Devemos tomar cuidado com a inovação desnecessária, especialmente quando guiada pela lógica.”
Câmara dos Comuns, 17 de dezembro de 1942
“Nenhum conhecimento técnico pode prevalecer sobre o conhecimento das ciências humanas.”
Universidade de Oslo, Noruega, 12 de maio de 1948