1.) Objetivo

A pesquisa deste mês buscou analisar as principais exigências das organizações sobre a qualidade dos cursos desenvolvidos por fornecedores nacionais de conteúdo e-Learning.

2.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2004, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 120 organizações brasileiras. A análise faz comparação com a mesma pesquisa aplicada no ano de 2004 e abordou 5 tópicos distintos:

  • Qualidade dos cursos desenvolvidos no formato e-Learning por empresas nacionais especialistas no assunto;
  • O que pode ser melhorado nos cursos via e-Learning nacionais;
  • Importância do endo-marketing e acompanhamento junto à implantação do treinamento via e-learning;
  • Maior inibidor para transformar um curso presencial em e-Learning;
  • Importância da equipe profissional no desenvolvimento de cursos on-line através de softwares de autoria;
  • Investimento e interesse em adquirir um LMS (plataforma de gerenciamento de e-Learning) e desenvolvimento de conteúdo em e-Learning.

3.) Características da amostra



A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul.

A pesquisa consultou 120 organizações nos setores de educação (45%), tecnologia (12%), consultorias (6%), e-Learning (8%), governo (4%), treinamento (7%), entre outras (8%).


4.) Resultados

4.1) Qualidade dos cursos no formato e-Learning e melhorias

Na fase inicial, a pesquisa apontou qual a opinião dos profissionais com relação à qualidade dos cursos desenvolvidos no formato e-Learning por empresas nacionais especialistas no assunto e o que poderia ser melhorado.
O resultado mostra que 20% dos participantes acham razoável a qualidade dos cursos no formato e-Learning, enquanto 14% consideram ótima, 60% consideram boa e 2% ruim. Quando questionados sobre o que poderia ser melhorado, 49% dos pesquisados indicaram os aspectos didáticos (recursos motivacionais, carga informacional, etc). As características da interface (meios disponíveis para conduzir o usuário, conservação da interface em diferentes contextos, help online, etc) foi apontada por 25% dos profissionais. As opções “Maior utilização de recursos multimídia” e “Avaliações de aprendizagem e avaliação final” receberam 12% e 14% respectivamente.



4.2) Os recursos de multimídia são dispensáveis e opcionais?

As organizações foram questionadas sobre qual seria o comportamento delas caso um fornecedor de e-Learning falasse que a utilização de recursos de multimídia é dispensável e opcional.


A maioria dos profissionais, 77%, não concordaria. Acreditam que, apesar do investimento ser maior, os melhores cursos de e-Learning empregam uma variedade de recursos de multimídia, de exercícios e simulações interativas. Dentre os que concordariam com a afirmação, 21% alegam que é possível ter ótimos cursos mesmo utilizando pouquíssimos recursos multimídias. Já os outros 2%, acreditam que além do alto investimento, esses cursos demandam um tempo muito maior para produção.

 

4.3) A importância do endo-marketing e acompanhamento junto à implantação do treinamento via e-Learning.

As organizações avaliaram a importância do endo-marketing e o acompanhamento junto à implantação do treinamento via e-Learning. 
A pesquisa revelou que 61% das organizações dão muita importância para o trabalho do endo-marketing e o acompanhamento junto à implantação do treinamento via e-Learning, 29% consideram média importância e apenas 10% opinaram pouca importância.


4.4) Maior inibidor para transformar um curso presencial em e-Learning

Nesta fase, o objetivo foi identificar qual o maior inibidor para a transformação de um curso presencial em e-Learning.

Apesar de reconhecerem que os bons cursos de e-Learning requerem maior investimento para empregar uma variedade de recursos multimídia (77% dos profissionais), a pesquisa mostrou que o orçamento oferecido pelo fornecedor de e-Learning é considerado o maior inibidor por 44% das organizações. Já 36% avaliaram que a fase de planejamento instrucional junto ao cliente é o principal inibidor e 20% apontaram o tempo de implantação do projeto.
Em comparação com a mesma pesquisa realizada em agosto de 2004, verificamos que caiu o número de organização que consideram o tempo de implantação do projeto o maior inibidor para a transformação de um curso presencial em e-Learning. Porém, a maioria ainda acredita que o orçamento oferecido pelo fornecedor de e-Learning é maior inibidor.



4.5) Equipe especializada para desenvolver cursos online através de softwares de autoria

As organizações (92%) consideram necessário contratar uma empresa especializada para desenvolver cursos online através de softwares de sua autoria. Apenas 8% acham desnecessário.

Se comparado com a pesquisa realizada em outros anos, o resultado aponta um crescimento das organizações que avaliam ser necessário uma equipe especializada para desenvolver cursos online.


4.6) Maior investimento em LMS ou em desenvolvimento de conteúdo?

Perguntamos às organizações onde elas mais investiriam em um projeto de e-Learning: na aquisição do LMS ou no desenvolvimento do conteúdo do curso.
O resultado mostrou que 67% preferem investir mais no desenvolvimento de um conteúdo de e-Learning, enquanto 33% preferem investir em LMS de ótima qualidade.
A preocupação das organizações está focada na qualidade do conteúdo dos cursos online do que com a tecnologia que sustenta e gerencia estes cursos.


4.7) Conclusões

O objetivo da pesquisa deste mês foi identificar as principais exigências das organizações com relação a qualidade dos cursos desenvolvidos por fornecedores nacionais de conteúdo e-Learning. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2005 através do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br). Participaram da pesquisa 120 organizações.

Na fase inicial, foi apontada a opinião das organizações com relação a qualidade dos cursos desenvolvidos no formato e-Learning por empresas nacionais especialistas no assunto e o que poderia ser melhorado. O resultado mostrou que 20% dos participantes acham regular a qualidade dos cursos no formato e-Learning, enquanto 14% consideram ótima, 64% consideram boa e 2% ruim. 

Com relação às melhorias, 49% dos pesquisados indicaram os aspectos didáticos (recursos motivacionais, carga informacional, etc) como sendo o item que mais precisa ser melhorado. As características da interface (meios disponíveis para conduzir o usuário, conservação da interface em diferentes contextos, help online, etc) foram apontadas por 25% dos profissionais. As opções “Maior utilização de recursos multimídia” e “Avaliações de aprendizagem e avaliação final” receberam 12% e 14% respectivamente.

As organizações foram questionadas sobre qual seria o comportamento delas caso um fornecedor de e-learning falasse que a utilização de recursos de multimídia é dispensável e opcional. 

A maioria dos profissionais, 77%, não concordaria. Acreditam que, apesar do alto investimento, os melhores cursos de e-Learning empregam uma variedade de recursos de multimídia, de exercícios e simulações interativas. Dentre os que concordariam com a afirmação, 21% alegam que é possível ter ótimos cursos mesmo utilizando pouquíssimos recursos multimídias. Já os outros 2%, acreditam que, além do alto investimento, esses cursos demandam um tempo muito maior para produção.

A pesquisa revelou que 61% das organizações dão muita importância para o trabalho do endo-marketing e o acompanhamento junto à implantação do treinamento via e-Learning, 29% consideram média importância e apenas 10% opinaram pouca importância. 

Nesta fase, o estudou visou identificar qual o maior inibidor para a transformação de um curso presencial em e-Learning.

Em comparação com a mesma pesquisa realizada em agosto de 2004, verificamos que caiu em 9% o número de organizações que consideram o tempo de implantação do projeto o maior inibidor para a transformação de um curso presencial em e-Learning. Porém, a maioria, 44%, ainda acredita que o orçamento oferecido pelo fornecedor de e-Learning é o maior inibidor.

Aumentou em 1% a quantidade de organizações que consideram necessário contratar uma empresa especializada para desenvolver cursos online através de softwares de sua autoria. Apenas 8% acham desnecessário.

Foi constatado que a preocupação das organizações está mais focada na qualidade do conteúdo dos cursos online do que com a tecnologia que sustenta e gerencia estes cursos, já que 67% preferem investir mais no desenvolvimento de um conteúdo de e-Learning, enquanto 33% preferem investir em LMS de ótima qualidade.

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