Quais são os fatores chave de sucesso de um profissional?

Quando uma empresa avalia o portfólio dos seus produtos e o
resultado do seu negócio, a pergunta acima é essencial para entender o que é
chave para ter sucesso. Se esta pergunta é tão importante para uma empresa
analisar os seus resultados, porque não usar este mesmo critério para
analisarmos a nossa vida profissional? Tenho sempre falado que a carreira de
uma empresa é muito semelhante à carreira de uma pessoa. Tem que ter objetivo,
estratégia, desenvolver um bom produto, sempre renovar e inovar. É uma pena que
a maioria das pessoas não faz essa analogia entre a carreira da empresa e dos
indivíduos. Certamente poderíamos aprender muito com esta comparação, e ajudar
no nosso planejamento profissional.

Na consultoria, quando queremos analisar ou fazer “assessment”
de um profissional, procuramos analisar essencialmente quatro áreas críticas. A
primeira delas é relacionada com a Carreira e Histórico Profissional. A segunda
área tem a ver com o Resultado deste profissional, através do seu histórico de
avaliação de desempenho. A terceira área está relacionada com as Competências e
Potencial para o futuro. Por último e não menos importante, o Comportamento
deste profissional. Obviamente que dentro de cada um destes blocos podem ser
usadas várias ferramentas e instrumentos para apurar melhor esta avaliação.

Carreira e histórico profissional

 Assim como um negócio ou um produto, é muito importante que
um profissional analise com cuidado o seu histórico profissional e os
resultados obtidos ao longo da sua carreira. O que este profissional tem feito
e que tem dado certo, e colaborado para que o negócio prospere. Quais os
aprendizados gerados ao longo da carreira, que têm ajudado na evolução e no
aperfeiçoamento profissional. Assim como os fatores de sucesso, é importante
analisar também os eventuais erros, fracassos ou insucessos, para que estes não
se repitam novamente no futuro. Uma análise bem feita deste histórico pode
revelar muitas informações importantes para o planejamento futuro.

Resultado e avaliação do desempenho

Outro fator chave de sucesso é um mergulho no histórico
profissional com relação ao desempenho e os resultados obtidos nas diversas
funções realizadas. Quais foram os resultados mais impactantes e que benefícios
trouxeram para a organização. Quais foram as áreas de maior destaque do
profissional que o tem diferenciado ao longo da sua carreira. Novamente como um
produto, se este está vendendo bem e gerando lucro, naturalmente a empresa vai
querer investir mais para que traga ainda mais resultado. Se fizermos uma
analogia é o mesmo que acontece com as pessoas. Se um indivíduo desempenha bem
o seu trabalho, produz resultados consistentes, e demonstra potencial de
crescimento, naturalmente a organização vai querer investir mais, para que ele
produza mais e melhores resultados no futuro.

Competência e potencial para o futuro

Esta é uma outra área essencial quando avaliamos um produto
ou negócio. Quanto de resultado este produto está trazendo para a empresa, e
quanto potencial ele tem para continuar crescendo. Se pararmos para pensar,
isso também vale para nós profissionais. Quanto que uma pessoa agrega de valor
para a organização através das suas competências, que se traduzem na execução
através do desempenho e seu resultado. Além disso quanto que esta pessoa
demonstra ter de potencial para continuar produzindo e trazendo proveitos no
futuro.

Comportamento e atitude

Este talvez seja o elemento essencial que nos diferencia dos
produtos de uma empresa. É o fator primordialmente humano que reflete os nossos
valores, princípios e ética no trabalho. As organizações hoje estão mais
preocupadas com o comportamento das pessoas do que muitas vezes com as suas
competências. Temos visto vários exemplos de insucesso e fracasso das empresas
devido ao comportamento dos seus executivos, do que o resultado do próprio
negócio. O ativo mais importante das organizações é a sua Reputação. Com
certeza, por este motivo, as empresas estão cada vez mais preocupadas em
assegurar que os seus profissionais atendam a estes requisitos. Atitude é tudo
na vida, e ter profissionais éticos e íntegros é assegurar as boas práticas de
gestão na organização.

Felipe Westin é Diretor Executivo da Westin Desenvolvimento
de Pessoas. Economista com MBA em RH pela USP/FIA e com mais de 40 anos de
experiência em RH e Negócios. Foi por 20 anos Diretor de RH da Bristol Myers
Squibb e Monsanto. Foi Diretor de RH da Monsanto nos Estados Unidos. Trabalhou
como Executivo em empresas como Braskem, Alcoa, Dow Química. Foi Presidente do
Conselho da ABRH-SP, onde atualmente é membro do Conselho. Autor do livro:
Administração de Salários por Desempenho.

Confira outros artigos de Felipe Westin em:
http://westinrh.blogspot.com.br.

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