1.) Objetivo A pesquisa inédita deste mês identificou quais são as características do aprendizado na América Latina, e contou com a participação de 349 participantes. Seu resultado será apresentado no Learning 2006, que ocorre na Flórida de 5 a 8 de novembro deste ano. 2.) Metodologia Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de outubro de 2006, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 349 pessoas no mundo. A análise abordou 6 tópicos distintos:
3.) Características da amostra A amostra analisada foi dividida entre os países da América Latina, distribuída da seguinte forma: 3.1) Faixa etária A maioria das pessoas pesquisadas (26%) tem entre 30 e 40 anos, 25% tem entre 40 e 50 anos, 23 % tem entre 20 e 30 anos ou está acima dos 50 anos e apenas 2% tem menos de 20 anos.
Essa fase da pesquisa mostra um número equilibrado em relação à quantidade de homens (53%) e mulheres (47%) que responderam à pesquisa. Confira no gráfico:
44% dos entrevistados possuem curso de pós-graduação, 23% cursaram o ensino superior por completo, 18% desistiram ou ainda não terminaram o ensino superior, 12% possuem MBA e apenas 1% cursam o ensino médio e o ensino fundamental.
O maior parte (31%) dos entrevistados trabalha de 10 a 25 anos, 30% trabalha há menos de 5 anos, 25% há mais de 25 anos e apenas 13% entre 5 a 10 anos. Veja o Gráfico a seguir:
4.1) Forma de aprender O resultado mostra que 23% dos entrevistados preferem fazer um curso online ou participar de um webnar (conferência/seminário online), 18% aprendem mais ao ler um livro ou artigo impresso, 17% preferem conversar e interagir com alguém, 15% pesquisa o que precisa na internet ou internamente nos bancos de dados da empresa; 13% Lêem um artigo na internet ou fazem um curso ou um seminário presencial e apenas 1% prefere observar o comportamento e procedimento de outras pessoas. 5.0) Conclusões A pesquisa inédita deste mês identificou quais são as características do aprendizado na América Latina, e contou com a participação de 349 participantes. Seu resultado foi apresentado no Learning 2006, que ocorreu na Flórida de 5 a 8 de novembro deste ano. |