A pesquisa realizada no mês de Maio de 2002 pelo portal e-Learning Brasil analisou as áreas responsáveis pelo e-Learning nas organizações brasileiras. De acordo com os resultados da pesquisa, a área responsável primária pelo e-Learning nas empresas é o departamento de Treinamento.


Ao analisar os resultados, percebe-se que na maioria das vezes a responsabilidade primária pela estratégia e implementação do e-Learning dentro das empresas ocorre sem a interferência direta da Alta Gerência, a qual delega esta responsabilidade às áreas diretamente ligadas ao projeto.

Departamento Responsável Primário pelo e-Learning

 

Quando tratamos do planejamento instrucional dos cursos percebemos que em 95% dos casos, os responsáveis por estruturar os cursos que serão ministrados através do e-Learning são os departamentos de Treinamento, Recursos Humanos, ou um Grupo Independente.

Na maioria dos casos a área de Treinamento é a responsável primária (45%), seguida por um Grupo Independente responsável pelo e-Learning (30%).

Departamento Responsável pelo Planejamento Instrucional dos Cursos através do e-Learning

 

A pesquisa também indicou que há um grande equilíbrio na responsabilidade pela “entrega” do e-Learning, ou seja, a responsabilidade de fazer com que o público alvo do treinamento efetivamente tenha acesso ao conteúdo. São responsáveis, em mais de 60% dos casos, os departamentos de Tecnologia da Informação e os Grupos Independentes.

Departamento Responsável pela Garantia de “entrega” do e-Learning

 

Na maioria dos casos, o departamento responsável pela escolha do fornecedor de tecnologia ou serviços para o e-Learning é o departamento de Tecnologia da Informação (37%). Em segundo lugar está a área de Treinamento (22%). Isto pode ser explicado em virtude do processo de seleção envolver invariavelmente uma análise técnica detalhada das tecnologias e do impacto gerado na infra-estrutura já existente nas organizações.

Departamento Responsável pela Seleção de Fornecedores de Tecnologia e Serviços

 

A análise sobre a origem do orçamento disponível para o projeto de e-Learning, apontou que apesar de ainda existir uma grande participação da Alta Gerência na viabilização dos projetos, atualmente há uma maior flexibilidade na tomada de decisão. Os departamentos têm uma certa independência orçamentária que os permitem tornar projetos de e-Learning uma realidade dentro da organização.

Origem do Orçamento para o Projeto de e-Learning

 

Uma outra informação interessante é que na maioria das vezes a responsabilidade pelo e-Learning se manteve nas mãos do mesmo departamento. A pesquisa apontou que em 70% dos casos não houve mudança. Nos demais casos, a maior parte ocorreu com a mudança de responsabilidade passando para as mãos da área de Treinamento (10%).

Mudanças na Responsabilidade pelo e-Learning nos últimos 12 meses

 

Perfil dos Participantes

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