| Sergio
                            Scheer é professor associado da Universidade
                            Federal do Paraná, Engenheiro Civil pela UFPR,
                            Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFRGS e Doutor
                            em Informática – Computação
                            Gráfica pela Pontifícia Universidade
                            do Rio de Janeiro. Pesquisa e atua em Educação a Distância
                              desde 1998, tendo participado da criação
                              do Núcleo de Educação a Distância
                              da Universidade Federal do Paraná onde atuou
                              como coordenador tecnológico até 2002
                              e ainda atua como professor de cursos de formação
                              de professores e tutores em EAD. Tem desenvolvido
                              projetos em ambientes colaborativos de aprendizagem
                              e objetos educacionais. É consultor de órgãos públicos
                              de financiamento, tendo atuado como consultor da
                              CAPES para o Programa de Apoio à Pesquisa
                              em Educação a Distância (2005).  Na UFPR foi Diretor do Centro de Computação
                              (1994-1998) e presidente de comissão de
                              assessoramento em Tecnologia da Informação
                              (1989-2002). Atualmente é diretor de órgão
                              de pesquisa desta Universidade na área de
                              Engenharia Civil e Computação e atua
                              em dois programas de pós-graduação
                              estrito senso onde realiza pesquisas na área
                              de tecnologia da informação e desenvolvimento
                              de sistemas de apoio à educação,
                              onde o tema Educação a Distância
                              e o e-learning são abordados. Participa de associações técnico
                              científicas como Instituto de Engenharia
                              do Paraná (IEP), Associação
                              Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), Associação
                              Brasileira de Mecânica Computacional (ABMEC),
                              International Association on Computacional Mechanics
                              (IACM) e Associação Brasileira de
                              Educação a Distância (ABED),
                              estando desde 2001 como membro indicado do Working
                              Committee 6 (Information Technology) da International
                              Association for Brigdes and Structural Engineering
                              (IABSE). Orientou mais de quarenta trabalhos acadêmicos
                              sendo 20 dissertações de mestrados
                              e uma tese de doutorado, tendo publicado mais de
                              140 trabalhos científicos. 
 
 |