PrêmioElliott Masie - Encontro Dez 2004
ELLIOTT MASIE - ENCONTRO DEZ 2004

"Rapid Leaning: o contexto se torna mais importante que o próprio conteúdo", diz Elliott Masie

Elliott Masie, CEO do Masie Center e fundador do e-Learning Consortium, fez uma palestra para os participantes do Prêmio e-Learning Brasil, em um evento realizado pela MicroPower, dia 09/12/2004, no Hotel Sofitel em São Paulo.

No início da palestra, cada participante fez uma breve apresentação contando um pouco da implantação do e-Learning em suas empresas.

Elliott Masie iniciou a palestra explicando as transformações do termo “e-Learning. O “e”, um dos principais termos que expressam a nova economia digital, está perdendo a sua importância. Termos como e-commerce, e-mail, e-business, e-learning, entre outros, representavam no passado uma nova modalidade de relacionamento entre pessoas e empresas através dos meios eletrônicos. “Na percepção atual, todos nós já incorporamos esses mecanismos eletrônicos de modo que o ‘e’ não é mais nenhuma novidade. Assim, e-Learning pode ser tratado simplesmente como Learning”, afirmou Masie.

Um dos pontos destacados por Masie, foi a crescente utilização da modalidade blended nas atividades de capacitação das pessoas, reforçando o conceito de que aprendemos através de inúmeras modalidades, sendo muitas delas imperceptíveis como modalidades de treinamento tradicionais. “As pessoas aprendem de várias formas e através de diversos meios. O e-Learning é mais um dos canais de aprendizado disponíveis. Um exemplo de tecnologia que utilizamos atualmente para adquirir conhecimento e informação é o celular”, explicou.

Nesse novo cenário, tanto a tecnologia quanto à metodologia são importantes para o processo de aprendizado na modalidade blended. Além disso, questões de medição do uso da tecnologia e metodologia devem ser revistas, pois o aprendizado não é uma medida quantitativa. “As pessoas não sabem mais ou menos pela quantidade de atividades de treinamento ou pela quantidade de horas que são investidas, mas sim, pela qualidade da retenção do aprendizado”, avaliou Masie. Para isso, será necessário que as ferramentas de gestão de treinamento (LMS) aperfeiçoem os critérios de medição com o objetivo de minimizar o efeito quantitativo.

Um problema apontado por Masie foi a longa duração dos cursos de e-Learning. Segundo Masie, os cursos atuais são muito longos e muitos alunos não finalizam todo o ciclo de treinamento proposto nesses cursos. “Eles (os cursos) devem ser mais curtos, com duração aproximada de 10 a 15 minutos. É mais apropriado desenvolver vários cursos pequenos ao invés de um único curso longo”, aconselha.

O palestrante enfatizou que a Internet é um dos canais mais intensos para aprender no mundo atual. Nele, as pessoas encontram o que estão precisando aprender a qualquer momento. É um banco de aprendizado sob demanda. O Google é um exemplo, por se uma das ferramentas mais utilizadas para pesquisas. “Você pode fazer leituras, assistir vídeos, ouvir depoimentos e reportagens, realizar simulações e jogos entre outras”, exemplificou Masie.

O uso do e-mail tende a diminuir com a expansão do uso das ferramentas de mensagens Instant Messenger. “A tendência é que as pessoas utilizem mais o MSN do que o próprio e-mail”, revelou Masie.

Outra tendência abordada por Masie é a gestão de documentos, um novo componente ainda paralelo ao mundo do e-Learning que irá se fundir nos próximos anos. “Através da integração de documentos eletrônicos aos conteúdos de treinamento as pessoas irão ter uma maior abrangência de informações sobre o tema a ser aprendido, enriquecendo o aprendizado”.

Atualmente, a maioria das atividades de desenho instrucional é mais lenta do que as mudanças nos negócios das empresas. Isso quer dizer, que as necessidades e mudanças nos negócios por muitas vezes acontecem mais rápido do que a própria construção do conteúdo, comprometendo a eficiência do treinamento. Essa agilidade nas mudanças dos negócios exige que o processo de construção de conteúdos seja mais ágil, mais eficiente, atendendo as necessidades no momento oportuno para gerar resultados mais precisos, o chamado Rapid Learning. “Um conteúdo simples pode ser extremamente poderoso” diz Masie. Segundo ele, o contexto passa a ser a chave do sucesso, sendo mais importante que o próprio conteúdo. “As pessoas retêm a história, o contexto dos treinamentos que realizam. A aparência e a navegação, que hoje são consideradas importantes para o desenvolvimento dos conteúdos, passam a ser componentes secundários nesse conceito”.

Masie destacou que a utilização de jogos, simulações e animações têm demonstrado uma grande eficiência no nível de retenção de aprendizado. Além disso, esses componentes dão maior interatividade às atividades de treinamento.

Elliott Masie concluiu a apresentação comentando sobre a importância das 10 lições aprendidas registradas nas principais empresas que participaram do Prêmio e-Learning Brasil 2004.

1) Alinhamento com a estratégia
2) Avaliação de resultados
3) Foco na pedagogia, não na tecnologia
4) Importância da metodologia e da gestão da mudança
5) Apoio ao projeto e ao aluno
6) Continuidade e Expansão
7) Envolvimento, patrocínio e valorização
8) Garantia da infra-estrutura
9) Integração e estratégia
10) Gestão e planejamento

 
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