O Prêmio Transformação Digital Brasil é uma evolução dos Prêmios e-Learning Brasil (2002 a 2011) e Learning & Performance Brasil (2012 a 2019), que reconhece as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital com o Propósito de:
“Promover o desenvolvimento de projetos para Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, objetivando consolidar os Fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, e operacionalizar a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas Pessoas e Sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.”
Os 23 Fundamentos distribuídos nos 5 Pilares: Pessoa 5.0, Sociedade 5.0, Negócio 5.0, Governo 5.0 e Economia 5.0 habilitam o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global:
A Estratégia Brasileira para Transformação Digital, Decreto 9.319 publicado em 21 de março de 2018, contempla 100 (cem) ações estratégicas, que uma vez operacionalizadas, tem o potencial de adicionar US$ 391 bilhões ao PIB brasileiro em um horizonte de 3 (três) anos, e estão distribuídas em 9 (nove) eixos:
O Prêmio Transformação Digital Brasil é organizado pelo Instituto MicroPower para Transformação Digital, promovido e apoiado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, ABRH Brasil – Associação Brasileira de Recursos Humanos Brasil, ABRH SP - Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo, FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, e MBC – Movimento Brasil Competitivo.
As instituições que promovem e apoiam o Prêmio Transformação Digital Brasil reconhecem a necessidade de fomentar o desenvolvimento profissional do ser humano, para que empoderado possa, com agilidade, satisfação, competência e prontidão, atender aos desafios que a Inovação e a Transformação Digital vêm promovendo globalmente em velocidade exponencial, e enfrentar os impactos que esta provocará na vida das Pessoas em Sociedade.
1. As organizações podem inscrever um ou mais Projetos, desde que atendam aos requisitos e condições deste regulamento.
2. Os prazos limites estão definidos no Calendário a seguir:
Atividade | Data |
---|---|
Inscrições dos Projetos pelas Organizações participantes | 02/09/2019 a 30/11/2021 |
Apoio na elaboração das informações dos Projetos pelos Especialistas do Instituto MicroPower para Transformação Digital | 02/09/2019 a 05/01/2022 |
Entrega dos Projetos pelas Organizações participantes (Word/PPT) | 25/10/2021 a 05/01/2022 |
Revisão e classificação inicial dos Projetos pelos Especialistas do Instituto MicroPower para Transformação Digital (Word/PPT) | 25/10/2021 a 17/01/2022 |
Apresentações dos Projetos classificados para a Avaliação final das Comissões Avaliadoras | 02/02/2022 a 16/02/2022 |
Publicação dos Finalistas/Referências e Data final para inscrições das Entidades de Apoio aos Deficientes Visuais | Até 03/02/2022 |
Cerimônia de Reconhecimento e Jantar | 02/10/2023 (no Sheraton São Paulo WTC Hotel) |
3. As solicitações de inscrições deverão ser feitas por meio do site do Instituto MicroPower para Transformação Digital, classificando obrigatoriamente o Projeto em apenas um dos Focos, e respectiva Modalidade e Categoria, conforme especificações que seguem:
Importante: As Organizações poderão inscrever um ou mais projetos, desde que atendam as condições deste regulamento.
Focos | |
---|---|
Processos | Projetos que promovam a digitalização de Processos para o Desenvolvimento e Melhoria do Desempenho da PESSOA, do NEGÓCIO, e do GOVERNO, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Modelos de Negócio | Projetos que promovam a transformação do Modelo do NEGÓCIO para o Digital, ou um novo NEGÓCIO nativo Digital, e/ou Globalização Digital, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
E-Digital | Projetos que contribuem com a operacionalização da E-Digital: Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção para seus impactos na PESSOA e SOCIEDADE, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental).. |
Modalidades do Foco Processos | |
---|---|
Aprendizado | Projetos que promovam a Formação, Desenvolvimento e Empoderamento da PESSOA, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Desempenho | Projetos para potencializar Produtividade da PESSOA, a Competitividade do NEGÓCIO ou Efetividade do GOVERNO, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Universidade Corporativa Ampliada | Projetos que promovam o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, e o Empoderamento e Produtividade da PESSOA, a Competitividade do NEGÓCIO, ou Efetividade do GOVERNO, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Modalidades do Foco Modelos de Negócio | |
---|---|
Modificados Digitalmente | Projetos que promovam a transformação do Modelo do NEGÓCIO para o Digital, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Nativos Digitais | Projetos que implementem NEGÓCIO nativamente digital, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Digitais Globais | Projetos que seguem modelos de NEGÓCIO Globais da mesma Organização, ou do Ecossistema a qual pertencem, num ambiente que favoreça o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Modalidades do Foco E-Digital | |
---|---|
Economia Digital | Projetos que geram RECEITAS ADICIONAIS, e/ou melhorem os RESULTADOS, para os Agentes Econômicos e/ou Públicos, a partir de PRODUTOS e/ou SERVIÇOS para atender as demandas da PESSOA e SOCIEDADE, operacionalizem as Ações Estratégicas de um ou mais, dos eixos de transformação ECONOMIA BASEADA EM DADOS, UM MUNDO DE DISPOSITIVOS CONECTATOS e NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Governo Digital | Projetos que reduzem o CUSTO das estruturas de estado (concursados e/o terceirizados) e governo (eleitos e seus assessores), e/ou melhoram os PRODUTOS e/ou SERVIÇOS para atender as demandas da PESSOA e SOCIEDADE, garantindo o exercício pleno da Cidadania, com economia de tempo e dinheiro para a PESSOA, e operacionalizem as Ações Estratégicas do eixo transformador CIDADANIA E GOVERNO DIGITAL, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Educação e Capacitação Profissional | Projetos que apresentam destaques na operacionalização das Ações Estratégicas dos eixos transformadores e habilitadores, que promovem a FORMAÇÃO, o DESENVOLVIMENTO, e o EMPODERAMENTO da PESSOA, em ambientes que favoreçam o Autodesenvolvimento, o ensino dual, e o modelo 70:20:10, privilegiando a Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade (Econômica, Social e Ambiental). |
Categoria | |
---|---|
Diamante: 5 anos ou mais | Projetos implantados até 2016, ainda que tenham sido aperfeiçoados depois disso. |
Ouro: de 2 a 4 anos | Projetos implantados em 2017 ou 2019, ainda que tenham sido aperfeiçoados depois disso. |
Prata: 2 anos | Projetos implantados em 2020 ou 2021, incluindo as ações e resultados obtidos até 31/12/2021. |
4. O valor correspondente à inscrição de cada projeto é definido em função da Atividade e do nível de faturamento anual para os Agentes Econômicos, conforme a tabela que segue:
Atividade / Faturamento Anual | Acima de R$ 300 milhões | Entre R$ 10 e R$ 300 milhões | Menos de R$ 10 milhões |
---|---|---|---|
Agente Econômico: Médio ou Grande | R$ 10.000,00 | R$ 8.000,00 | R$ 6.000,00 |
Agente Econômico: Micro e Pequeno | - | - | R$ 1.000,00 |
Agente Público | R$ 6.000,00 |
5. A partir da aprovação da solicitação de inscrição, que será confirmada em até 5 (cinco) dias úteis da data de sua efetivação pelo site, a organização participante autoriza o Instituto MicroPower a emitir a nota fiscal do valor correspondente a sua inscrição.
6. Os pagamentos deverão ser efetuados por boletos bancários, em nome do Instituto MicroPower, e o comprovante de depósito, enviado para o e-mail: atendimento@institutomicropower.org.
7. A Organização participante deve enviar os arquivos digitais dos Projetos por ela inscritos, através da Internet, de acordo com os requisitos do item D. Informações requeridas, nos prazos estabelecidos no item C – Inscrições dos Projetos, deste regulamento. Não serão aceitas outras formas, tais como papel impresso ou outras mídias.
8. A organização participante não precisa necessariamente ser associada a uma das entidades ou associações que apoiam o Prêmio Transformação Brasil 2022/2023.
9. Caso a organização desista de participar até 15/06/2021, terá os valores efetivamente pagos devolvidos, descontando-se os impostos incidentes sobre as Notas Fiscais correspondentes. Depois dessa data, os valores não serão reembolsados.
Importante: Empresas fornecedoras de soluções tecnológicas e/ou consultivas somente poderão participar se aplicarem os critérios estabelecidos neste regulamento para aperfeiçoamento de seu modelo de Governança, muito embora possam incentivar a participação de seus respectivos Clientes, sem, contudo, representá-los durante o processo de avaliação ou divulgação.
Descontos especiais: Aplicar os descontos que seguem, até o limite de 20% (vinte por cento), sobre os valores da tabela acima, para calcular a taxa de inscrição:
5% para Associados que estejam adimplentes com: ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, ABRH Brasil – Associação Brasileira de Recursos Humanos Brasil, ABRH SP - Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo, FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, e MBC – Movimento Brasil Competitivo
5% para cada ano que a organização tenha participado das edições do Prêmio desde 2002.
10. As isenções no pagamento das taxas previstas na tabela do item 4 acima serão decididas pelos representantes do Conselho de Notáveis indicados anualmente.
Importante: Considerando que o conteúdo enviado será publicado sem revisão, é fundamental que esta seja realizada antes do seu envio.
1. Organização: (máximo duas páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
1.1. Logotipo: Logotipo da Organização que inscreveu o Projeto. (Enviar arquivo vetorizado no formato .ai ou .pdf).
1.2. Nome da Organização: Nome pelo qual a Organização que inscreveu o Projeto é conhecida no mercado, e será impresso na plaquinha do troféu.
1.3. Descrição da Organização: Breve apresentação que permita aos membros da Comissão Avaliadora conhecerem a Organização que inscreveu o Projeto.
2. Projeto: (máximo três páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
2.1. Nome do Projeto: Nome que caracterize o Projeto inscrito, máximo de 50 caracteres, contagem com espaços, e será impresso na plaquinha do troféu.
2.2. Descrição do Projeto: Descritivo contendo de 300 a 500 caracteres, contagem com espaços, que permita ao leitor ter uma visão geral do Projeto.
2.3. Sumário Executivo do Projeto: Descritivo destacando os Objetivos estabelecidos para o Projeto, com indicadores/métricas e respectivas evoluções, melhores práticas (acertos) e lições aprendidas (erros e ações corretivas).
2.4. Depoimentos: Fotos, nomes, cargos/funções, e depoimentos contendo até 300 caracteres cada um, contagem com espaços;
a) do principal executivo da Organização;
b) do diretor da área responsável pela implantação do Projeto;
c) de membros da equipe do Projeto;
d) de Cidadãos que se beneficiaram da melhoria do Processo ou Oferta digital;
3. Amplitude: (máximo duas páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
No Foco Processos relacionar as divisões, unidades, áreas, níveis da hierarquia de sua Organização atendidos pelo Projeto, destacando o total de Colaboradores, efetivos e/ou contratados, podendo apresentá-los no conjunto, ou em separado para cada um dos subsistemas contemplados no Projeto.
No Foco Modelo de Negócio destacar Etapas já atendidas pelo Projeto: Ambição, Desenho, Entrega, Escala, Revisão, em especial o impacto das Ofertas Digitais no público alvo a ser atendido.
No Foco E-Digital destacar os Eixos e respectivas Ações Estratégicas atendidas pelo Projeto, em especial o impacto das Ofertas Digitais no público alvo a ser atendido.
Para todos os Focos: destacar os Fundamentos atendidas pelo Projeto.
Importante: Após destacar os Eixos e respectivas Ações Estratégicas, e/ou os Fundamentos, cite um ou mais exemplos que demonstrem suas operacionalizações.
Exemplos:
Eixos Habilitadores da E-Digital:
Infraestrutura e acesso às TICs (9)
Temos atuado fortemente na AE – Ação Estratégica 7 - Ampliar o engajamento dos centros de pesquisa e desenvolvimento nas instâncias multilaterais de definição dos padrões internacionais e de faixas de radiofrequência a serem estabelecidos para a quinta geração da telefonia móvel (5G) - uma vez que estamos implementando a tecnologia 5G no campus e já temos diversos projetos já preparados para rodar nesta rede em 2021.
Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (10)
Atendemos plenamente a AE – Ação Estratégica 10 - Integrar os instrumentos viabilizadores de promoção da PD&I, bem como as infraestruturas de pesquisa voltadas ao desenvolvimento das tecnologias digitais, nos moldes dos technology hubs internacionais e a exemplo dos ambientes experimentais (Testbeds) em tecnologias inovadoras, de modo a garantir escala e direcionamento estratégico das tecnologias a serem desenvolvidas – por meio de nossos centros de inovação, laboratórios, novas metodologias de ensino e de gestão promovemos a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação com vistas às tecnologias emergentes e à solução dos problemas reais da sociedade, como é caso dos objetivos do Smart Campus.
Também atendemos a AE – Ação Estratégica 11 - Realizar prospecção de cenários para definição de prioridades de PD&I que tenham impactos positivos no nível de renda, geração de empregos, produtividade e competitividade, incluindo metodologias de foresighting e forecasting, consulta a especialistas (Delphi, painéis, surveys), cenários e roadmaps tecnológicos – um de nossos laboratórios de inovação (citar o nome do laboratório) tem como foco auxiliar no desenvolvimento de startups e do fomento ao empreendedorismo.
A AE – Ação Estratégica 14 - Estimular a interação entre universidades, instituições de pesquisa (ICTs) e empresas em ações de PD&I em tecnologias digitais, a partir do uso de mecanismos de fomento (como, por exemplo, as bolsas do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas – RHAE), bem como por meio de estímulo ao fortalecimento de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e demais ambientes inovadores – está em nosso DNA. A (Organização) nasceu com o foco de ser uma ponte entre as empresas e a universidade, bem como com a Sociedade, oferecendo acesso gratuito às Pessoas uma área denominada “Smart Mall” dentro do (citar local) onde oferece um espaço Maker para a comunidade, visando fomentar a inovação na sociedade.
Com relação a AE – Ação Estratégica 15 - Promover diálogos permanentes entre entidades de representação do governo, da academia e da indústria, de modo a garantir que as políticas e Experiências de PD&I associadas à transformação digital sejam abrangentes, convergentes e coordenadas – a (Organização) participa dos conselhos municipais, dos grupos de inovação municipais e da região metropolitana do (município) e Sorocaba, bem como nas associações da região.
A AE – Ação Estratégica 16 - Expandir a produção científica e tecnológica realizada em parceria com outros países, por meio do lançamento de chamadas conjuntas para cooperação internacional em PD&I – a (Organização) mantém convênios e parcerias com diversas instituições de ensino do mundo e realiza projetos em conjunto, bem como intercâmbio de alunos e de professores, com vistas à PD&I.
Fundamentos do Brasil 5.0:
Incorporar o Agile Mindset: O projeto se desenvolveu com a aplicação das metodologias e ferramentas Agile, e as equipes atuando em squads e tribes, com product owners, e scrum master.
Pessoas ao Centro e Qualidade de Vida: Avaliar impactos das novas tecnologias do mundo dos dispositivos conectados, em particular as implicações relacionadas à robotização e à automação industrial, sobre as relações de trabalho.
Qualidade de Vida e Inclusão: Apoiar as Experiências de desenvolvimento e do uso de meios de pagamento digitais.
4. Melhores Práticas e Lições Aprendidas: (máximo duas páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
4.1. Melhores práticas: (ações que foram acertadas na aplicação e que compartilhadas estimulam suas aplicações de forma contextualizada em outras Experiências)
Inserir aqui os Exemplos, considerando que a Melhor Prática é algo que foi feito, portanto utilizar um verbo para caracterizar a ação e em seguia o que foi realizado de forma qualificada.
(no máximo 2.500 caracteres, contagem com espaços na cor preta).
Exemplo: Utilização de ferramentas de big data e algoritmos preditivos para conhecer o comportamento e as necessidades dos clientes. Isso, além de surpreender e comunicar uma essência proativa do produto, contribui ativamente para a mudança do jeito de lidar com dinheiro através da criação de novos hábitos.
4.2. Lições aprendidas: (ações que não foram acertadas na aplicação, mas que após reflexão e correção passaram a ser consideradas melhores práticas)
Inserir aqui os Exemplos, considerando que a Lição Aprendida é algo que foi feito, portanto utilizar um verbo para caracterizar a ação e em seguia o que foi realizado de forma qualificada.
Exemplo: Trouxemos a escolha do tipo de conta e cartão de crédito para o início do processo, assim o cliente já fica sabendo de cara qual o tipo de cartão que ele poderá escolher;
5. Impacto nas Pessoas: (máximo duas páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
Para os três Focos: Processos, Modelos de Negócio e E-Digital relatar quais impactos o projeto de Transformação Digital teve nas Pessoas, total e ano a ano, ao longo do projeto:
1. Houve redução de Pessoas para as atividades nas quais foram aplicadas a digitalização de processos produtivos e/ou administrativos? Se sim, informar a quantidade e de quais funções/profissões,
2. Houve requalificação destas Pessoas para novas funções/profissões? Se sim, informar a quantidade e para quais novas funções/profissões.
3. Houve necessidade de contratação de Pessoas de fora da Organização para suprir a demanda das novas funções/profissões? Se sim, informar a quantidade, para quais novas funções/profissões, as facilidades/dificuldades em encontrar as Pessoas minimamente qualificadas, como potencializou as facilidades, e mitigou as dificuldades.
4. Sua Organização tem um processo formal de Encaminhamento Social das Pessoas que por qualquer razão não conseguiram se requalificar para as novas funções/profissões? Se sim, informar como tem funcionado este processo, e com quais Organizações do mercado tem interagido.
6. Impacto na Sociedade: (máximo duas páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
Para os três Focos: Processos, Modelos de Negócio e E-Digital relatar quais impactos o projeto de Transformação Digital teve na Sociedade:
1. As novas Ofertas de Produtos e Serviços melhoraram a qualidade de vida das Pessoas e da Sociedade? Se sim, exemplificar.
2. Quais dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sua Organização está atendendo? Exemplificar.
7. Indicadores de Resultados e Desempenho: (máximo duas páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
7.1. Indicadores de Resultado: (KRI – Key Result Indicator ou OKR – Objectives Key Results medem se o Entregável esperado ao final de um ciclo – sprint, atendeu as expectativas, ex: Prazos, Valores absolutos, Percentuais, etc...)
Inserir aqui os exemplos, considerando que o indicador é algo específico e apresenta evolução (positiva ou negativa).
Exemplo: Aumento do engajamento dos Clientes: realizamos, em média, 1,2 Milhão Transações/dia. Em dezembro de 2018 a média era de 590 Mil Transações/dia.
Tabelas que apresentem evoluções dos indicadores em determinados períodos ajudam demostrar a efetividade da iniciativa.
7.2. Indicadores de Desempenho: (KPI – Key Performance Indicator, medem a efetividade do Processo (sistêmico), e a produtividade da Pessoas (capacidade para realizar) que são esperados para gerar o Entregável/Resultado previsto),
Inserir aqui os exemplos, considerando que o indicador é algo específico e apresenta evolução (positiva ou negativa) e tem relação com Satisfação do Cliente e a Satisfação do Colaborador (Pessoas ao Centro).
Exemplos:
Melhoramos a satisfação de nossos Cliente de 75% para 85% nos últimos 12 meses com a adoção da metodologia SCRUM e do papel do Product Owner nos projetos.
Melhoramos a satisfação dos integrantes da Equipe de 70% para 90% nos últimos 3 meses com a adoção da metodologia SCRUM e o papel do Scrum Master nos projetos, pois os obstáculos na realização das atividades foram removidos em tempo, e empoderou os Colaboradores dando a eles a oportunidade de se desenvolverem.
Tabelas que apresentem evoluções dos indicadores em determinados períodos ajudam demostrar a efetividade da iniciativa.
8. Planejamento Futuro: (máximo quatro páginas contendo até 2.500 caracteres cada página, contagem com espaços).
Breve relato das principais ações futuras do Projeto, os Resultados esperados no curto, médio e longo prazos, e seus impactos nas Pessoas, na Cultura Organizacional de sua Organização, e na Sociedade.
Importante prover uma visão de continuidade do projeto (expectativas futuras, como pretende potencializar a evolução dos níveis de maturidade, estímulo à criatividade e inovações de forma sustentável).
Seguem as leituras recomendadas para subsidiar a implantação e aperfeiçoamento dos Projetos e a preparação das informações solicitadas neste regulamento:
Manifesto Brasil 6.0 – Protagonista na Transformação Digital Global – Versão mais atual (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
Iniciativa de Sucesso e Melhores Práticas – Versão mais atual (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
PDI – Plano de Desenvolvimento Individual da Pessoa 5.0 – Versão mais atual (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
Alinhamento entre os 23 Fundamentos do Brasil 5.0 com as 100 Ações Estratégicas da E-Digital – Versão mais atual (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
Além do e-Learning – Marc Rosenberg – Qualitymark Editora – Biblioteca Learning & Performance Brasil – 2008 (ISBN: 978-85-7303-781-4)
25 Melhores Práticas em Aprendizagem e Desenvolvimento de Talentos – Nick van Dam – Qualitymark Editora - Biblioteca Learning & Performance Brasil – 2009 (ISBN: 978-85-7303-875-0)
e-Learning no Brasil – Francisco Antonio Soeltl – Qualitymark Editora - Biblioteca Learning & Performance Brasil – 2010 (ISBN: 978-85-7303-937-5)
Desenvolvimento Acelerado de Talentos nas Empresas de Alta Performance – Publicado por MicroPower - 2013
Melhores Práticas em Gestão de Performance – Publicada por MicroPower – 2013
Prêmio Learning & Performance Brasil – Volumes 1 a 8
O poder da aprendizagem pela ação – Michael J. Marquardt – Senac Rio Editora – 2005 (ISBN: 85-87864-75-0)
“Learning & Performance Ecosystem” disponível em português e em inglês na Biblioteca Learning & Performance Brasil (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
Remuneração Estratégica – A Nova Abordagem Competitiva – Vicente Picarelli Filho e Thomaz Wood Jr. – Editora Atlas – 1996 (ISBN: 978-85-224-3770-2)
Why employees don’t do what they’are supposed to do… and what to do about it – Ferdinand F. Fournies – McGraw-Hill – 2007 (ISBN: 978-0-07-148615-6)
Chief Performance Officer – Measuring What Matters, Managing What Can Be Measured Anthony L. Polintano – iUniverse.inc – 2003 (ISBN: 0-595-28057-9)
2016 Strategic Roadmap for Digital Business Transformation (https://www.gartner.com/en/documents/3479743)
Estratégia Brasileira para a Transformação Digital - E-Digital (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (https://institutomicropower.org/biblioteca/)
Os projetos não concorrem entre si e serão avaliados isoladamente pelo seu atendimento aos requisitos das classificações “Iniciativa de Sucesso”, “Referência Nacional” e “Destaque Nacional”, detalhadas no item “K”, de acordo com a análise da Comissão Avaliadora.
Importante: A não entrega dessas informações no prazo, de forma total ou parcial, influenciará a avaliação do Projeto.
1. Toda entidade sem fins lucrativos e oficialmente constituída que tenha como Propósito Capacitar e promover a Empregabilidade gratuitamente para as Pessoas com deficiência visual poderá se inscrever com isenção de taxas, desde que aceite as cláusulas deste regulamento.
2. O prazo para as inscrições inicia-se em 02/09/2019 e termina em 30/11/2021, e, no prazo de 48 horas, um e-mail com as exigências adicionais e/ou confirmação será encaminhado ao responsável indicado.
3. As inscrições e respectivas informações constantes da ficha de inscrição deverão ser encaminhadas por meio do site do Instituto MicroPower, não havendo, portanto, outra forma de inscrever-se.
4. As entidades selecionadas serão objeto de divulgação permanente no site do Instituto MicroPower, em todas as formas e mídias utilizadas para a divulgação do Prêmio. Tal divulgação representará o reconhecimento da importância de seu trabalho na comunidade que atende, para que este seja fonte de inspiração e incentivo às sociedades organizadas de municípios onde seus moradores portadores de deficiência visual não estejam recebendo o apoio necessário.
Importante: O Instituto MicroPower não responde pelos conteúdos divulgados, que são de inteira responsabilidade da organização inscrita.
1. Os Projetos deverão atender aos requisitos, conforme especificado nos itens C. Inscrição dos Projetos e D. Informações Requeridas.
2. Os Projetos inscritos que não tiverem suas taxas efetivamente pagas, e/ou as informações requeridas entregues até 30/11/2021, serão automaticamente cancelados, e seus representantes, avisados por e-mail.
3. Toda a comunicação entre as Comissões Avaliadoras e a organização que inscreveu um ou mais Projetos, será feita por meio de telefonemas, e-mail ou pessoalmente com o responsável indicado por ocasião da inscrição, que deverá estar habilitado e autorizado a responder oficialmente a todas as questões formuladas.
1. Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Avaliador composta por profissionais de notória capacidade, conhecimento e experiência indicados pelo Conselho Superior do projeto Brasil 5.0 e aprovados pelo Conselho de Notáveis do Prêmio Transformação Digital Brasil 2022/2023.
2. A partir das informações fornecidas na Ficha de Inscrição e no arquivo formato Word e dos esclarecimentos adicionais durante as sessões virtuais, a Comissão Avaliadora fará sua avaliação e classificação dos Projetos.
3. A Comissão Avaliadora, a seu critério, poderá solicitar informações adicionais dos Projetos às organizações participantes por e-mail, ou uma nova apresentação virtual.
4. A relação das organizações finalistas será publicada a partir de 03/02/2022 na página do Instituto MicroPower, e nas demais mídias que estiverem realizando a cobertura do Prêmio.
5. A comissão Avaliadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso algum.
1. Os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Avaliadora formada por profissionais de notória capacidade, conhecimento e experiência no encaminhamento de apoio a entidades que prestam atendimento, para atender Pessoas com deficiência visual, que definirão as entidades a serem atendidas em cada edição.
2. A Comissão Avaliadora é soberana e de seu julgamento não caberá recurso algum.
3. Os 4 (quatro) critérios de avaliação que serão utilizados pela Comissão Avaliadora são:
3.1. Ser uma entidade oficialmente constituída e sem fins lucrativos;
3.2. Ter o compromisso de aplicar, de forma gratuita, a Capacitação do uso de microcomputador e seus aplicativos para as Pessoas com deficiência visual que residam em suas áreas de atuação, durante pelo menos 12 (doze) meses a partir de maio de 2022;
3.3. Incentivar os empresários de sua área de atuação a oferecerem vagas e empregarem os portadores de deficiência visual capacitados;
3.4. Orientar as Pessoas com deficiência visual capacitados e candidatos às vagas oferecidas, tanto no processo seletivo como durante os primeiros 120 (cento e vinte) dias após sua admissão, objetivando consolidar suas colocações no mercado de trabalho.
4. A relação das entidades a serem atendidas será publicada na página do Instituto MicroPower, e nas demais mídias que fizerem a cobertura do Prêmio.
1. Iniciativa de Sucesso:
A Experiência atende os objetivos estabelecidos pela sua Organização.
2. Referências Nacionais:
Experiência tem prática (s) que quando compartilhadas elevam o nível de maturidade em Transformação Digital de Processos e/ou Modelos de Negócio e/ou na operacionalização da E-Digital.
3. Destaques Nacionais:
Experiência que apresenta práticas Inovadoras e merecedoras de Menção Especial.
4. Premiação:
Para cada Projeto inscrito que for considerado Iniciativa de Sucesso, Referência Nacional ou Destaque Nacional, a Organização deverá indicar um representante para receber o Troféu Transformação Digital Brasil 2022/2023, durante a Cerimônia de Premiação a ser realizada no dia 02 de outubro de 2023, das 19h às 22h30, no WTC e publicado na página do Instituto MicroPower
5. Apresentação dos Projetos no Congresso Transformação Digital Brasil:
Os Projetos inscritos serão apresentados durante o Congresso Transformação Digital Brasil, de forma virtual, conforme agenda publicada na página https://institutomicropower.org/congresso/
6. Entidades de Apoio de/para Deficientes Visuais:
A Comissão Avaliadora do Prêmio poderá eleger um representante para receber de forma simbólica o computador e/ou softwares em nome das entidades de apoio de/para Pessoas com deficiência visual que foram selecionadas, de acordo com parágrafo M. Arrecadação e destinação dos fundos deste regulamento, durante a Cerimônia de Premiação a ser realizada no dia 02 de outubro de 2023, das 19h às 22h30, no WTC e publicado na página do Instituto MicroPower.
Este representante receberá ainda o passaporte de convidado especial para participar do Congresso Transformação Digital Brasil 2022/2023.
Importante: O Instituto MicroPower representada pela Comissão Avaliadora constituída, reserva-se o direito de não conceder os prêmios na hipótese de o Projeto inscrito não atender aos requisitos previstos neste regulamento.
1. O Instituto MicroPower, a MicroPower, e as Associações e Entidades promotoras e apoiadoras promoverão ampla divulgação do Prêmio Transformação Digital Brasil – Ozires Silva, em todas as suas fases, nos veículos de comunicação ao seu alcance.
2. O Instituto MicroPower reserva-se ao direito, não exclusivo, de exibir e debater os trabalhos em Universidades, Escolas de Administração de Recursos Humanos, Seminários, Congressos ou qualquer outro evento, tanto no Brasil como no exterior.
3. Os direitos autorais de publicação e divulgação dos trabalhos serão cedidos pelos participantes ao Instituto MicroPower. Esses direitos compreenderão a publicação ou divulgação (de todo ou parte do trabalho) conforme segue:
Requisitos / Divulgação | Site do Prêmio | Mídia eletrônica e impressa | Anuário | eBook |
---|---|---|---|---|
1.1. Logomarca da Organização | Sim | Sim | Sim | Sim |
1.2. Nome da Organização | Sim | Sim | Sim | Sim |
1.3. Descrição da Organização | Não | Não | Não | Sim |
2.1. Nome do Projeto | Sim | Sim | Sim | Sim |
2.2. Descrição do Projeto | Sim | Sim | Sim | Sim |
2.3. Sumário do Projeto | Sim | Não | Não | Sim |
2.4. Depoimentos | Sim | Não | Sim | Sim |
3. Amplitude | Não | Não | Não | Sim |
4. Melhores Práticas e Lições Aprendidas | Não | Não | Não | Sim |
5. Impacto nas Pessoas | Não | Não | Não | Sim |
6. Impacto na Sociedade | Não | Não | Não | Sim |
7. Indicadores de Resultado e Performance | Não | Não | Não | Sim |
8. Planejamento Futuro | Não | Não | Não | Sim |
Importante: O Instituto MicroPower não responde pelos conteúdos dos projetos, que são de inteira responsabilidade da organização que os inscreveu.
1. O Instituto MicroPower destinará parte dos fundos arrecadados, depois de descontados os custos da realização de cada edição do Prêmio Transformação Digital Brasil – Ozires Silva, à aquisição de microcomputadores a serem doados para organizações que prestam apoio às Pessoas com deficiência visual em todo o Brasil, objetivando equipá-las para a capacitação desses cidadãos brasileiros, a fim de promover sua inclusão no mercado de trabalho de suas regiões de origem.
2. O Instituto MicroPower equipará de forma gratuita esses microcomputadores com o software Virtual Vision, produto desenvolvido com tecnologia nacional e que desde 1998 vem permitindo às Pessoas com deficiência visual o acesso a informações e o trabalho com total autonomia utilizando os microcomputadores, e alguns aplicativos do ambiente Windows. As licenças de uso dos aplicativos e ambiente Windows não serão fornecidos pelo Instituto MicroPower.
3. O Instituto MicroPower, e as entidades de apoio para as Pessoas com deficiência visual homologadas promoverão a capacitação de forma gratuita aos instrutores, que passarão a transmitir o treinamento para as Pessoas com deficiência visual atendidos pelas entidades escolhidas, a fim de desenvolver as oportunidades de Empregabilidade destes.
4. Para participar a Instituição interessada deve fazer sua inscrição no período de 02/09/2019 a 30/11/2021, no site: https://institutomicropower.org/inclusao/inscricoes-entidades/.
5. As instituições inscritas terão seus trabalhos acompanhados por um ano. Após esse período de avaliação a equipe de Acessibilidade Web/ Virtual Vision indicará os elegíveis ao recebimento dos equipamentos e licença do Software Virtual Vision.
6. A Entrega dos equipamentos será feita conforme previsões que seguem:
2021:
• 26/02: Contempladas no 4T2020
• 31/05: Contempladas no 1T2021
• 30/07: Contempladas no 2T2021
Para cada Projeto inscrito, a Organização participante:
1. Poderá contar com até 2 (duas) horas de apoio consultivo, a ser realizado de forma virtual, para orientar a preparação do material do item D. Informações Requeridas de Cada Projeto.
2. Receberá, sem custos adicionais, dois vouchers para a Cerimônia do Prêmio e Jantar, das 19h às 23h30,
3. Poderá adquirir vouchers adicionais para a Cerimônia / Jantar do Prêmio pelo valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), de acordo com a disponibilidade,
4. Receberá o selo “Transformação Digital Brasil 2022/2023” para publicação eletrônica,
5. Terá a descrição do Projeto publicada no Anuário Transformação Digital Brasil 2022/2023, conforme parágrafo L. Divulgação deste regulamento,
6. Terá a integra do Projeto, publicada no eBook Transformação Digital Brasil – Melhores Práticas, na Prática - 2022/2023, conforme parágrafo "L. Divulgação deste regulamento".
7. Em função da classificação final de seu Projeto, receberá durante a Cerimônia no dia 02 de outubro de 2023 o “Troféu”:
7.1. “Destaque Nacional” com as seguintes dimensões: 27 cm largura x 10,5 cm profundidade x 21 cm altura,
7.2. “Referência Nacional” com as seguintes dimensões: 22 cm largura x 10,5 cm profundidade x 17 cm altura,
7.3. “Iniciativa de Sucesso” com as seguintes dimensões: 17 cm largura x 10,5 cm profundidade x 13 cm altura.
8. Publicação de anúncio de uma página no Anuário Transformação Digital Brasil 2022/2023.
9. Terá o nome de sua Organização publicado na “Galeria de Sucesso” do Anuário Transformação Digital Brasil 2022/2023, e na página do Instituto MicroPower.
1. As datas não definidas neste regulamento para as etapas do Prêmio Transformação Digital Brasil 2022/2023 serão divulgadas em tempo hábil por intermédio da página Instituto MicroPower e outros veículos de comunicação que estiverem cobrindo o Prêmio.
2. As questões não previstas neste regulamento serão resolvidas pelo Instituto MicroPower juntamente com a Comissão Avaliadora do Prêmio Transformação Digital Brasil.