Ao longo desses 18 anos, a trajetória do Prêmio se confunde com a personalidade de um brasileiro que merece o respeito, a admiração e, sobretudo, a gratidão de todo um País. Essa pessoa é Ozires Silva, Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira, engenheiro aeronáutico formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), fundador e expresidente da Embraer, ex-ministro da Infraestrutura, ex-presidente da Petrobras, ex-presidente da Varig e fundador da Pele Nova Biotecnologia.
Por seu envolvimento com inovação e tecnologia, Ozires foi uma escolha natural, quando, em 2004, a MicroPower decidiu que o, então, Prêmio e-Learning Brasil, já na sua terceira edição, deveria ter um patrono. Foi o próprio Francisco Soeltl, CEO da MicroPower Global, que procurou Ozires sem sequer conhecê-lo pessoalmente, apostando na importância que o executivo sempre dera a temas ligados à Educação, defendendo que ela era o fator transformador de tudo: “Eu contei para ele o que era o projeto, que já tínhamos realizado duas edições e que o foco era e-Learning, usando a tecnologia para formar pessoas. E ele aceitou de imediato, acreditou naquilo que estávamos fazendo sem nos conhecer”, conta Francisco, acrescentando que, além da sua visão pela Educação, o que também o motivou a procurar Ozires foi a admiração que tinha pela sua exemplar jornada de vida como Pessoa.
Assim, Ozires Silva tornou-se o primeiro patrono do Prêmio e-Learning Brasil.
2007, Ozires Silva, acompanhado de sua esposa, Sra. Therezinha Silva, e seu filho, Arnaldo Silva, participam da 6ª edição do Prêmio e-Learning Brasil, que homenageou Paulo Skaf como Patrono, e entregou o Troféu para Marta de Campos Maia e Fernando de Souza Meirelles, representantes da FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, vencedora na categoria Acadêmica STAR.
2008, ano em que Alain Belda foi homenageado como Patrono, Ozires Silva entrega o troféu a Walter Sigollo, representante da SABESP – Vencedora na categoria Corporativa STAR.
Em 2011, quando o Prêmio completou 10 anos, a MicroPower homenageou as 10 empresas que mais se destacaram ao longo daquela década de reconhecimentos. Seus representantes receberam, então, o “Troféu Admiração”, que exibia estampada a imagem de Ozires Silva, e que foi por ele entregue durante a cerimônia do Prêmio Learning & Performance Brasil 2010/2011.
“A trajetória do Prêmio inspirou-se na trajetória do Ozires – os propósitos que definimos para o Prêmio e-Learning Brasil, atualizamos para o prêmio Learning & Performance Brasil e, agora, para o Prêmio Transformação Digital Brasil. As indicações dos Patronos e Patronesses que o sucederam também foram inspiradas no que Ozires representa para nossa Nação”, revela Francisco.
2011, ano em que Luiz Carlos Trabuco Cappi foi homenageado como Patrono da última edição do Prêmio e-Learning Brasil, Ozires Silva, acompanhado de seu filho, Arnaldo Silva, participa da 10ª edição do Prêmio, e entrega o troféu a Marco André Ferreira da Silva, representante do Santander, vencedor da categoria Corporativa DIAMOND.
2014, ano em que Chieko Aoki foi homenageada como Patronesse da 13ª edição do Prêmio Learning & Performance Brasil, Ozires Silva entrega o troféu à equipe da Telefônica Vivo, vencedora da categoria Corporativa GOLD.
Em 2016, pelas suas contribuições à Inovação, ao Empreendedorismo, desenvolvimento e empoderamento das Pessoas pela Educação, Ozires Silva recebeu o título de Presidente Emérito do Conselho de Notáveis do Prêmio.
Da esq. p/ a dir.: Elcio Anival de Lucca, Miguel Ignatios, Wilson Ferreira Jr., Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Thais Budó, Milka Musulin Soeltl, Ozires Silva, Chieko Aoki, Paulo Nathanael Pereira da Silva e Francisco Antonio Soeltl