Na Edição do Prêmio Transformação Digital Brasil 2020/2022, a Prefeitura de Campinas foi reconhecida como Experiência de Sucesso

Na terça-feira, 05 de abril, a Prefeitura de Campinas foi reconhecida como Experiência de Sucesso durante o Prêmio Transformação Digital Brasil – Ozires Silva, com o projeto Ecossistema de Inovação. Confira abaixo os detalhes do projeto: 

Campinas é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, Região Sudeste do País. Em 2020, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1 213 792 habitantes, sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital) e o décimo quarto de todo o país.

Em 2019, a cidade foi eleita como a mais inteligente e conectada do país e seu PIB atingiu o maior nível dos últimos cinco anos. Tais resultados são fruto de esforços conjuntos de vários atores do ecossistema: poder público, indústrias, pequenas e médias empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de startups.

Ecossistema de Inovação

O ecossistema de tecnologia e inovação de Campinas e região, se destaca pelo seu nível de excelência. É um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo e tendo a inovação como foco principal.

A projeto contempla o fortalecimento do E.I. por meio da demonstração de esforço realizado, resultados obtidos, impactos gerados e a evolução obtida nos últimos dois anos.

De acordo com Newton Frateschi, o ecossistema de inovação de Campinas tem uma longa história que começou em 1987 com a fundação do Instituto Agronômico, até o início das atividades do acelerador de partículas Sirius para tornar Campinas uma referência mundial em inovação.

“Campinas é uma cidade ímpar, que abriga muitos, ou todos os atores de um ecossistema de inovação. Atores com conhecimento; centros de pesquisa, atores de investimento, atores de sociedade civil, atores que representam as startups etc.”

Campinas cada vez mais se consolida como um polo de tecnologia e trabalhando para estimular o ambiente de tecnologia e inovação. “Nossa ideia é que a gente possa alinhavar, enquanto poder público, esse ecossistema que já é tão rico aqui na nossa cidade. Além disso, estamos participando de alguns prêmios e nos esforçando para estar cada vez mais alinhado com as práticas ESG”, informa Adriana Flosi.

Quer conhecer o projeto na íntegra? Então acesse o link  e confira esse e os outros 19 projetos.

Sobre o Prêmio Transformação Digital Brasil

O Prêmio Transformação Digital Brasil é uma evolução dos Prêmios e-Learning Brasil e Learning & Performance Brasil, que reconhece desde 2002, as melhores práticas em Aprendizado, Desempenho e Transformação Digital com o Propósito de:

“Promover o desenvolvimento de projetos para Inovação e Transformação Digital de Processos e Modelos de Negócio, objetivando consolidar os Fundamentos que habilitem o Brasil a exercer o Protagonismo na Transformação Digital Global, e operacionalizar a E-Digital – Estratégia Brasileira para Transformação Digital, com especial atenção ao impacto nas Pessoas e Sociedade, de forma Sustentável e Inclusiva.”

Você também pode gostar