1.) Sumário Executivo

A utilização do e-Learning, freqüente nos modelos de aprendizagem de muitas organizações em países desenvolvidos pelo mundo, se consolida como realidade operacional em grandes e médias empresas do Brasil. No país, 37% das organizações já definiram um orçamento para o treinamento em formato e-Learning para o ano de 2007.

Essa foi a principal constatação desta pesquisa, que também identificou o quanto cada área do e-Learning será considerada ao se investir nesse formato de treinamento.

O Brasil, apesar de seu crescimento tecnológico e da mudança de mentalidade a respeito das novas tecnologias, ainda possui alguns fatores convergentes para um investimento maciço das organizações que aqui atuam.


2.) Introdução

A pesquisa nasce como conseqüência do interesse do Portal e-Learning Brasil em antecipar a identificação dos dados de 2007 para informar a realidade da área para sua comunidade. Para que o levantamento dos dados fosse realizado, o Portal identificou:

• As etapas de um projeto de e-Learning (Tecnologia e infra-estrutura, conteúdo e serviços [consultoria, integração de sistemas e capacitação de equipe]) e quanto será investido em cada uma;

• O valor a ser investido no Treinamento da organização e qual a porcentagem será direcionada para o e-Learning.


3.) Objetivo

Em virtude dos desafios estratégicos das organizações brasileiras, o Portal e-Learning Brasil se propôs a realizar essa pesquisa com o objetivo de identificar o orçamento previsto para o e-Learning nas organizações em 2007.


4.) Metodologia

A metodologia utilizada garantiu o enriquecimento dos resultados. O levantamento quantitativo foi realizado em dezembro de 2006, por meio do Portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br) e abordou 8 tópicos:

• Definição do orçamento para e-Learning;
• Ano do início de investimento em e-Leaning;
• Valor do investimento;
• Parcela do valor total a ser investida em tecnologia e infra-estrutura;
• Parcela do valor total a ser investida em conteúdo;
• Parcela do valor total a ser investida em serviços (consultoria, integração de sistemas, capacitação de equipe, etc);
• Porcentagem a qual corresponde o e-Learning do valor total destinado ao treinamento/educação;
• Mês em que a organização pretende investir em e-Learning.


5.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul. Tendendo a ser mais numerosa no sudeste e no sul, pelo grande desenvolvimento tecnológico e serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil.


O conjunto de organizações, que participou do estudo, representa o setor de atuação das mesmas. Com ênfase para as que atuam em: educação (36%), tecnologia (16%), consultoria (10%) e e-Learning (6%).



6.) Resultados

Nos seguintes tópicos foram analisadas as diferentes variáveis compostas de um ou mais indicadores dos levantamentos realizados.


6.1) Ano do início de investimento em e-Learning

O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo, porém, a maioria das organizações que responderam a pesquisa, afirmam ter começado a investir nessa ferramenta a partir do ano 2000 e a partir de 2006.


6.2) Valor do investimento

Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2007 e 49 % das organizações responderam que os investimentos serão abaixo de R$100 mil reais, 15% investirão entre R$100 mil e R$200 mil e 13% investirão mais de R$ 1 milhão para 2007.

6.3) Parcela do valor total a ser investida em tecnologia e infra-estrutura

Quando perguntamos qual o percentual do orçamento seria dedicado para aquisição de tecnologia e infra-estrutura, encontramos um destaque (50%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. 23% dos entrevistados planejam investir entre 51% e 75%. Nos anos anteriores a parcela de investimento para infra-estrutura era maior, isso indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning.


6.4) Parcela do valor total a ser investida em conteúdo

Abordamos também o quanto será investido em conteúdo (cursos) para o e-Learning e o resultado foi que 41% das empresas investirão neste tópico em até 25% de seus orçamentos, outros 31% investirão de 26% a 50%.


6.5) Parcela do valor total a ser investida em serviços

Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços) perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 61 % dos entrevistados pretendem investir até 25% de seu orçamento neste contexto, seguidos de 20% que não pretendem investir nesse recurso e 14% que investirão de 26 a 50%. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização que deve considerar três dimensões importantes: Sistemas, Processos e Pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados.


6.6) Porcentagem a qual corresponde o e-Learning do valor total destinado ao treinamento/educação

Com essa pesquisa, foi identificada qual a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2007. O resultado obtido mostra que 47% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 19% investirão entre 26% e 50% enquanto 6% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total.

6.7) Mês em que a organização pretende investir em e-Learning

7.) Conclusão

O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo, porém, a maioria das organizações que responderam a pesquisa, afirmam ter começado a investir nessa ferramenta a partir do ano 2000 e a partir de 2006.

Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2007 e 49 % das organizações responderam que os investimentos serão abaixo de R$100 mil reais, 15% investirão entre R$100 mil e R$200 mil e 13% investirão mais de R$ 1 milhão para 2007

Quando questionamos qual percentual do orçamento seria dedicado para aquisição de tecnologia e infra-estrutura, encontramos um destaque (50%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. 23% dos entrevistados planejam investir entre 51% e 75%. Nos anos anteriores a parcela de investimento para infra-estrutura era maior, isso indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning.

Abordamos também o quanto será investido em conteúdo (cursos) para o e-Learning e o resultado foi que 41% das empresas investirão neste tópico em até 25% de seus orçamentos, outros 31% investirão de 26% a 50%.

Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços) perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 61 % dos entrevistados pretendem investir até 25% de seu orçamento neste contexto, seguidos de 20% que não pretendem investir nesse recurso e 14% que investirão de 26 a 50%. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização que deve considerar três dimensões importantes: Sistemas, Processos e Pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados.

Com essa pesquisa, foi identificada qual a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2007. O resultado obtido mostra que 47% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 19% investirão entre 26% e 50% enquanto 6% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total.


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