1. Introdução A pesquisa nasce como consequência do interesse do Portal e-Learning Brasil em antecipar a identificação dos dados de 2009 e projetar o cenário da ferramenta para a comunidade. 2. Resultados 2.1. Definição do orçamento destinado ao e-Learning – 48% das organizações participantes já definiram orçamento destinado ao e-Learning. Veja abaixo: 2.2. Ano do início de investimento em e-Learning – 45% das organizações pretendem investir em e-Learning a partir de 2010; 2.3. Valor do investimento – 64% das empresas aplicarão até R$ 100 mil na modalidade; 2.4. Parcela do valor total a ser investido em tecnologia e infraestrutura – 40% empregarão até 25% do valor total em tecnologia e infraestrutura;
– 53% das empresas investirão nesse tópico em até 25%; 2.6. Parcela do valor total a ser investido em serviços – 59% dos entrevistados pretendem investir até 25% de seu orçamento em serviços; 2.7. Porcentagem destinada ao e-Learning do valor total para treinamento/educação – 49% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25%; 2.8. Mês em que a organização pretende investir em e-Learning 3. Conclusão O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo. Uma prova disso é que a maioria das organizações afirmou que vai começar a investir nessa ferramenta a partir deste ano. Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2010, e 64% das organizações responderam que os investimentos serão de até R$ 100 mil reais, 14% investirão entre R$ 100 mil e R$ 200 mil e outros 7% investirão entre R$ 300 mil e R$ 500 mil. Quando perguntamos qual percentual do orçamento seria dedicado para aquisição de tecnologia e infraestrutura, encontramos um destaque (40%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. Vinte e oito por cento dos entrevistados planejam investir entre 26% e 50%. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infraestrutura era menor, o que indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning. Abordamos também quanto será investido em conteúdo (cursos) para e-Learning, e o resultado foi que 53% das empresas investirão nesse tópico em até 25% de seus orçamentos, enquanto outros 21% investirão de 26% a 50%. Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 59% dos entrevistados pretendem investir até 25% de seu orçamento nesse contexto, seguidos de 18% que pretendem investir entre 26% e 50%, e 18% que nada investirão nesse recurso. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização que deve considerar três dimensões importantes: sistemas, processos e pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados. Com esta pesquisa, foi identificada a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2009. O resultado obtido mostra que 49% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 21% investirão entre 26% e 50%, e outros 14% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total. |