1) Sumário Executivo

Nesta pesquisa realizada em junho de 2011, participaram 121 pessoas. Foram abordados cada um dos obstáculos dos itens que compõe o modelo da Cultura da Alta Performance e as possíveis intervenções utilizadas pelas organizações para
superá-los, publicados por Marc Rosenberg em seu livro “Além do e-Learning”.

Os participantes escolheram, de acordo com a posição que ocupam, uma das três perspectivas para responder a pesquisa. 65% responderam sob a perspectiva de liderança.


2) Abordagem da Pesquisa

2.1) Arquitetura do Aprendizado e desempenho

Nesta pesquisa foram abordados cada um dos obstáculos dos itens que compõe o modelo da Cultura da Alta Performance e as possíveis intervenções utilizadas pelas organizações para
superá-los, publicados por Marc Rosenberg em seu livro “Além do e-Learning”.

O quadro acima mostra a Arquitetura do Aprendizado e Desempenho (AAD) e Estrutura das Empresas Inteligentes. 

2.2) Intervenções

1. Treinamento

Abrange os processos formais de treinamento instrucionais, incluindo presenciais (sala de aula), online (“e-Learning”) e híbridos ou “blended” (simulações).

2. Gestão do Conhecimento

Repositórios de Informações – Repositórios de informações que podem ser acessados a partir de ferramentas de busca (ex: Google, Wikipedia).

3. Gestão do Conhecimento

Comunidades e Redes – Ferramentas para colaboração e troca de idéias e informações (blogs, fóruns, twitters, salas virtuais online como o MicroPower Presence).

4. Gestão do Conhecimento

Especialistas – Ferramentas para identificação aos especialistas nos temas relevantes dos processos de negócio da empresa, e acesso às suas respectivas agendas e meios de atendimento.

5. Suporte ao Desempenho

Orientação “passo a passo” disponibilizadas no momento em que um processo/atividades estiver sendo executada, sob a forma de tutoriais, help-online, manuais, etc.)

6. Action Learning

Ferramenta de gerenciamento que cria oportunidades dinâmicas para indivíduos, equipes, líderes e organizações de se adaptarem, aprenderem e inovarem de forma prática.

7. Tutoria

Inclui Mentoring (processo de acompanhamento e orientação de profissionais mais experientes) e Coaching (processo de apoio à melhoria de desempenho, motivação e crescimento profissional, através de perguntas assertivas).

8. Gestão de Mudança e Comunicações

Ações de identificação e mitigação de barreiras e impactos nos processos de implementação e atualização de processos, sistemas e meios de trabalho. No AAD, refere-se também aos processos de aprendizado.Comunicações: parte do processo de Gestão de Mudanças, tem por objetivos reduzir o desconhecimento sobre novos processos, sistemas e formas de trabalho, reduzindo o impacto causado pelo desalinhamento de expectativas.

9. Liderança

No contexto da AAD, abrange as ações da Liderança para assegurar a eficácia do Aprendizado e o desempenho nos processos de trabalho.

10. Ambiente

Considera as instalações, recursos, ferramentas, estrutura organizacional, processos de trabalho, políticas e procedimentos.

3) Amostra

Os participantes escolheram, de acordo com a posição que ocupam, uma das três perspectivas para responder a pesquisa.

– 65% responderam sob a perspectiva de liderança.


4) Resultados

4.1) Obstáculos X Intervenções

Obstáculos que mais ocorrem nas Organizações  
(Sim)

Intervenções utilizadas
(Utiliza sempre + com frequência)

Problemas Pessoais

92%

Ambiente – Fatores Humanos (68%) | Busca por uma posição mais adequada (57%)

Problema fora do controle (alçada)

85%

Acesso a especialistas (46%)

Falta de reconhecimento

82%

Revisão / atualização do processo de recompensa (37%)

Feedback e orientação

76%

Recompensas e incentivos (47%)

Ausência de consequência

74%

Revisão / atualização do processo de recompensa (38%) | Recompensas e incentivos (37%)

Presume que sabe como fazer

72%

Comunidades e Redes (28%) | Repositório de Informações (46%) | Action Learning (34%)

Medo de não corresponder

72%

Recompensas e incentivos (42%)

Há atividades mais relevantes

65%

Comunidades e Redes (35%) | Acesso a especialistas (42%)

Não sabe o que fazer para atingir meta

54%

Comunidades e Redes (23%) | Repositório de Informações (28% | Action Learning (27%)

Não sabe como atingir

53%

Comunidades e Redes (23%) | Action Learning (23%)

Não sabe o propósito

48%

Comunidades e Redes (29%) | Repositório de Informações (39%)


4.1) Identificação dos obstáculos ao desempenho


4.2) Interpretação – Obstáculos ao desempenho

•O desbalanceamento entre vida pessoal e profissional agravado por falta de comunicação e ajustes de expectativas entre líderes e liderados contaminam o desempenho profissional.
•Os resultados podem indicar uma desconexão das pessoas com as suas atividades e responsabilidades profissionais, embora estejam presentes nas empresas.
•As lideranças, por sua vez, demonstram dificuldades para lidar com essa situação evidenciando maior necessidade de maior intervenção por meio de Mentoring ou Coaching, dada a baixa frequência de utilização (menos de 50% de citações):


4.3) Detalhes Relevantes – Problemas pessoais

Este é o maior dos desafios enfrentados pelos Líderes, segundo a pesquisa. Possivelmente é um ponto que causa frustrações / estresse, uma vez que a maioria dos líderes não está habilitada a resolve-lo.


4.4) Detalhes Relevantes  – Problema fora do controle (alçada)

A pesquisa indica a prática de justificar a não realização de um Processo ou Projeto, ou mesmo a sua baixa Performance, com obstáculos que estejam fora de controle.


4.5) Detalhes Relevantes  – Problema fora do controle (alçada)

Fica clara, por este resultado, a percepção que os liderados têm da falta de orientação adequada para que alcancem a performance desejada.

Você também pode gostar