Por Carlos Faccina
O exame mesmo superficial dos textos, workshops, seminários e artigos sobre Gestão tratam, insistentemente, do erro como instrumento de aprendizado e aperfeiçoamento do exercício gerencial.
É uma visão romantizada da realidade, principalmente dos dias atuais, onde a competitividade acirrada e até selvagem derruba os que acertam e cada vez mais punem os que erram.
Quando um autor cita o erro como forma de aprendizado, a frase é recorrente “é errando que se aprende”, toma uma força, que reconheço como um fator pedagógico importante, mas em que lugar é importante?
Nosso sistema educacional, com raras exceções, não adota a linha Montessoriana, onde erro e acerto fazem parte do processo educacional, ao contrário, na nossa cultura, errar é sinônimo de fracasso.
E nas Empresas? Raras são as que apresentam uma cultura de admissão do erro. Na maioria das corporações, o objetivo maior é o acerto, fato que, hoje em dia, é fundamental para se conseguirem resultados.
Devido à extrema concorrência, acertar num lançamento de produto, numa campanha de vendas, na adoção de um novo sistema de informações tecnológicas, é vital e, nem por sonho, admite-se errar.
Existem empresas nas quais o erro é aceito, e por vezes incentivado, visto a cultura interna e a soberania que possuem no mercado, entre essas, destacam-se alguns laboratórios e outras de tecnologia de ponta.
Mesmo elas em que o tempo e o erro, estão presentes, e são administráveis, começam a ser importunadas pelos concorrentes, ou pelo vencimento de suas patentes, o que as obrigam a acertar mais do que errar.
Não se trata de demonizar o erro, ele é, sem dúvida, um dos caminhos para o aprendizado, ocorre que o ambiente concorrencial admite cada vez menos sua presença.
Você, que está numa empresa, ao frequentar um curso, ler um texto que apregoa o erro como instrumento de aprendizado, observe com cuidado o que ocorre com seus colegas quando erram.
Eles são elogiados? Existe paciência para consertar o erro, ou a tendência é mais para punição do que para elogio?
Salvo isso, errar faz parte do cotidiano e portanto o ato de errar está presente em todos os aspectos da vida, mas….. existem erros e erros, portanto ter cuidado e analisar seu papel na vida pessoal e empresarial não deixa de ser vital.