Por Carlos Faccina
Quando se falava de responsabilidade social no final dos anos 80, o conceito estava atrelado mais às bandeiras de fachada, do que aos valores internalizados pela sua equipe. Os presidentes dedicavam dois parágrafos de seus discursos ao tema no final de cada período como diretrizes em cartas de princípios. Era uma atividade marginal e que não fazia parte concreta dos objetivos empresariais, sem impacto perceptível para os resultados da organização.
O cenário mudou muito mais de duas décadas depois. Caso você esteja a procura de uma nova colocação, pensa em mudar de emprego, é candidato a uma vaga trainee ou compete na sua própria empresa por promoções, uma das questões a que será submetido é: “O que você compreende por responsabilidade social?”
O termo e seu equivalente mais abrangente, sustentabilidade, migrou das margens da empresa para seu núcleo, elemento estratégica do processo de elaboração e condução do plano de negócios.
Com margens de competição cada vez mais estreitas, criar valor para os clientes e consumidores não é mais somente uma questão de preço, qualidade, disponibilidade e marca. Responsabilidade social é uma atitude concreta que sinaliza a capacidade da organização de atuar num modelo sustentável e integrado à sociedade.
As empresas que estão atentas para a importância que o consumidor dá ao papel social representado pela empresa adequam sua estrutura interna (para atender as demandas sociais normalmente representadas por educação, saúde e meio ambiente) com a mesma qualidade e eficácia com que desenvolve e apresenta seus produtos.
Sob o ponto de vista de vendas e marketing, a empresa que interage com a sociedade e é por ela influenciada conhece melhor as demandas que a realidade de mercado e econômica lhe impõe.
Ser competente não basta sem uma visão muito clara da função e responsabilidade social da empresa. A consciência para uma atuação sustentável constitue-se num fator que certamente lhe dará vantagens competitivas em termos de carreira.
IMPORTANTE: O que você escreve na rede social antecipa sua consciência social. Fique atento a isso, porque as empresas também visitam esses canais no processo de seleção de candidatos.