A inovação digital é um processo de transformação que toda a nossa sociedade está vivenciando. Ela pode acontecer de maneiras e intensidades diferentes: é o reflexo do desenvolvimento de tecnologias e da globalização.
Nesse sentido, podemos dizer que existe uma relação ambígua de causa e consequência entre a inovação digital e o comportamento social.
Nas empresas, ela tem um papel muito importante para o desempenho sustentável e o crescimento do negócio. Dessa forma, pode, e deve, ser implementada por todo tipo de empreendimento e em todas as suas camadas.
Se você acha o assunto interessante, este post é para você. Continue a leitura e entenda mais sobre a inovação digital.
Quais são as suas vantagens?
Para investir recursos em inovação digital é essencial conhecer os seus benefícios. A proporção que o seu negócio vai colher essas vantagens depende diretamente da maneira como as tecnologias são aplicadas. Mais do que ter orçamento disponível para a transformação digital, é necessário contar com o conhecimento dos processos da sua empresa.
Além disso, entender o comportamento do seu cliente é primordial. Na prática, quanto mais a sua empresa usar a tecnologia aplicada de maneira inteligente, mais dados sobre os consumidores serão coletados. Dessa forma, a inovação digital pode ser usada para a melhoria contínua dos seus produtos e serviços: ela é um diferencial competitivo. A seguir, entenda mais sobre as suas principais vantagens.
Mais produtividade
Um dos benefícios em destaque é o aumento da produtividade. A inovação digital permite a automação de processos. Isso significa que rotinas operacionais antes realizadas de forma manual, dependendo direta e exclusivamente da ação humana, podem ser feitas por robôs. É interessante destacar que isso significa que os talentos do seu negócio podem ser posicionados em atividades mais estratégicas, como a análise tática e o relacionamento com o cliente.
Redução de custos
Rotinas operacionais realizadas pela inteligência artificial têm menor incidência de erros. Em processos de negócios, isso significa que a inovação digital proporciona a oportunidade de redução de custos. Quando ela é aplicada de forma inteligente, ou seja, considerando as particularidades da sua operação, existe o potencial de escalabilidade. A tendência é que a relação entre investimento e retorno siga em movimento crescente.
Melhora na experiência
Um dos conceitos de maior destaque na gestão de negócios é a experiência do cliente. A cultura com foco no consumidor permite que as organizações desenvolvam soluções personalizadas. Assim, quando você usa inovação digital, visão de cliente e cultura guiada a dados há o cenário ideal para entregar valor aos clientes. Nesse cenário, sua marca se destaca e conquista consumidores promotores dos seus produtos e serviços.
Como pôr a inovação em prática?
A inovação digital deve ser aplicada da forma certa, e ela é o equilíbrio entre automação e humanização. Conhecer a jornada do cliente é imprescindível para entender quando cada qualidade deve ganhar destaque. Caso contrário, o seu negócio pode ter uma experiência negativa, e o investimento pode não alcançar o resultado esperado. Para que a sua empresa conquiste a alta performance com tecnologia, apresentamos um passo a passo. Confira!
Alinhe os valores da empresa
Para diminuir os riscos de escolher tecnologias não aderentes às necessidades do seu negócio, é importante alinhar os valores da empresa. Revisite o seu quadro de valores e o propósito do negócio. Com o amadurecimento da organização e as transformações no mercado, é natural que os pilares da sua empresa passem por uma renovação.
É interessante que isso seja feito com o apoio ativo dos seus colaboradores. Além disso, é importante que os pilares sejam reforçados por meio do desenvolvimento de pessoas. Por exemplo, se a sua empresa quer ser inovadora, ela deve ter a inovação como um dos seus pilares. Desde o processo seletivo, seus talentos devem vivenciar esse pilar na sua experiência. Essa é a melhor forma de aprendizado e transfusão da cultura.
Atue de maneira estratégica
A inovação digital deve ter um propósito. O investimento em tecnologia não deve ser feito apenas para dizer que a sua empresa tem essa frente. Isso significa que ela deve gerar resultados. Assim, cada investimento em transformação tecnológica deve solucionar problemas e gerar escalabilidade.
Para tanto, é interessante aliar as metodologias ágeis para gerenciar a implementação da inovação digital. Métodos como o lean management (gestão enxuta), Kanban e SCRUM são exemplos disso. Eles são técnicas desenvolvidas em ambientes inovadores e desafiadores. Com certeza, beneficiarão o seu negócio para a alta performance.
Adote a cultura data driven
A cultura data driven, ou guiada a dados, é um aspecto importante para a cultura do seu negócio. Ela deve estar nos pilares da empresa e, por seu valor para a organização, aqui, a colocamos em destaque. As tomadas de decisões com base na análise de dados reduzem a exposição ao risco. Ela pode ser usada na escolha de tecnologias, para definir diretrizes nas interações com o cliente, para desenvolver produtos etc.
Use tecnologias integradas
Ao longo deste post, citamos a importância de não investir em inovação digital sem propósito e visão estratégica. Em sua maioria, quando isso acontece, existe um retrabalho nos ajustes de processos, por exemplo. Assim, o que deveria potencializar o uso dos recursos acaba gerando “desperdício”.
A inovação digital é eficiente quando existe integração entre as tecnologias e os dispositivos implementados na sua empresa. Isso permite agilidade no tempo de resposta quando existe a necessidade de otimizar os processos. É por esse percurso que a escalabilidade e a alta performance se tornam realidade no negócio.
Sempre que investir em transformação digital, busque por soluções que permitam a integração com outras tecnologias por meio de um API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação da Aplicação).
Invista no aprendizado
Atualmente, muitas empresas estão investindo na Educação Corporativa com foco em formar profissionais de tecnologia para suprir a sua demanda interna. Essa é uma frente interessante de atuação de gestão estratégica de pessoas para o desempenho sustentável do negócio. Porém, a tecnologia não deve ser somente técnica, como uma linguagem de programação. Os pilares da inovação digital devem ser um conhecimento comum, como é o caso das metodologias ágeis.
Para ensinar os seus talentos, você também deve usar a tecnologia a seu favor. Essa é uma maneira de colocar em prática o seu pilar de inovação digital, fazendo a transfusão da cultura do negócio por meio do exemplo, além da própria capacitação em si. A inteligência artificial pode ser aplicada em uma estratégia de gamificação da aprendizagem e nos relatórios de People Analytics (Análise de Pessoas), por exemplo.
Interessante, não é verdade? Se você quer colocar sua estratégia de inovação digital em prática, conheça o Instituto MicroPower. Essa organização sem fins lucrativos fomenta há mais de 20 anos ações e eventos sobre e para a transformação digital.
Comece a inovação digital no seu negócio: conheça os principais assuntos e tendências apresentados pelo Instituto MicroPower. Para isso, acesse o site.