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O Grupo de Trabalho – Comunicação, do Brasil Digital para Todos

O movimento Brasil Digital para Todos – BDT, trabalha com três Objetivos Finalísticos, abaixo destacados:  

Para operacionalizar o Ecossistema Brasil Digital em Ação, com os seus três Objetivos Finalísticos, o movimento conta com GTs – Grupos de Trabalho:

. O GT2 – EBECD – Estratégia Brasileira para a Educação e Capacitação Digital, tem a responsabilidade primária de promover a capacitação e empoderamento das Pessoas;

. O GT1 – SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas, tem a responsabilidade primária de estimular ações para o Desenvolvimento da Economia Digital; e

. O GT5 E-Digital – tem a responsabilidade primária de apoiar e monitorar a operacionalização da E-Digital, ciclo 2022 2016.

Outro GT, objeto desse artigo é o GT9 – Comunicação, do qual estou Curador, junto com Francisco A. Soeltl, também Curador Nacional do BDT.

O Propósito do GT9: Potencializar a comunicação do movimento BDT.

O GT9 – Comunicação, permeia todos os demais GTs. A sua relevância para o movimento, quanto a Gestão – internamente e quanto a Governança, no seu relacionamento com as Organizações apoiadas e/ou apoiadoras, é transcendental.

LIVRO: PONTE PARA A INOVAÇÃO – Como criar um Ecossistema Empreendedor

Capítulo: Estratégia de Comunicação para Posicionamentos de Ecossistemas

O autor do capítulo, Rodrigo Lóssio, destacou em 10 tópicos, o que podemos considerar para desenvolver o vetor: Estratégia de Comunicação para Posicionamentos de Ecossistemas, que cumpra o seu papel em prol de um Ecossistema de Inovação pujante:

. Números, números e números

Buscar, junto aos governos local e estadual, entidades e empresas de Big Data, os números que comprovem a importância do setor para a região. O levantamento anual que a ACATE promove em parceria com a Neoway, por exemplo, gera dezenas de reportagem locais e nacionais sobre Florianópolis e Santa Catarina.

. Reunir os principais atores do setor  

Comunicação assertiva se faz com união e colaboração intensa entre todos os atores que compõem o ecossistema. É importante promover encontros entre as assessorias de comunicação para troca de ideias e práticas.

. Documentar os principais cases da região

Quais empresas que mais se destacam na região: números, jornada empreendedora, cliente âncora? São informações importantes de se ter documentadas para compartilhar com agilidade, quando solicitado por jornalistas.

. Pensar em pautas conjuntas para os veículos

Ao oferecer uma história sobre um dos atores a um jornalista, deve-se buscar informações complementares como dados, números, entidades que endossem, personagens que dão vida a uma reportagem. Isso faz toda a diferença.

. Construir porta-vozes do setor

Preparar as principais lideranças, sejam elas ligadas a entidades, governo e empresas, para falarem bem sobre o ecossistema, tendo números e dados na ponta da língua para apresentar aos jornalistas.

. Estimular a criação de veículos próprios

O setor precisa se autoconhecer ativamente para que o setor esteja cada vez mais próximo. Além disso, com os canais digitais, a audiência desses conteúdos pode vir de qualquer lugar do país (e do mundo), inclusive de jornalistas de grandes veículos.

. Promover viagens de jornalistas à região

Faz toda a diferença quando se oportuniza a um jornalista de um grande veículo visitar os diferentes ambientes de inovação da região, bem como fazer entrevistas com os diferentes atores para que contem suas histórias.

. Criar planos de comunicação inclusivos e diversos

A diversidade precisa estar também nas pautas sobre o ecossistema, abrindo discussão para os temas importantes e que estimulam a pluralidade de ideias e de opiniões.

. Evitar práticas autocentradas no setor e cuidar do ego das lideranças

Ecossistema não tem dono. Ele só existe se os mais diversos atores estiverem alinhados e compactuando dos mesmos ideais e intenções. A comunicação tem um papel fundamental para selar essas aproximações, ao mesmo tempo que pode inflar egos e disputas que não colaboram em nada.

. Estimular profissionais especializados no setor

Para comunicar bem o setor, é preciso que os profissionais que atuam nele estejam preparados, entendam em profundidade para poderem se comunicar com os mais diferentes tipos de jornalistas nas redações.

EcoSis SP ABC Paulista do SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do BDT

No EcoSis do ABC Paulista, praticamos em agosto/2023, alguns dos tópicos de desenvolvimento sugeridos pelo Rodrigo Lóssio. Confira!  Acesse o conteúdo.

Venha para o EcoSis do SiNEco do BDT do seu Estado ou Regional: SP, MG, RJ, SC, PR e RS.

Conheça o EcoSis do ABC Paulista !

Ary Silveira Bueno

Fundador e Diretor da ASPR

VP Executivo do Instituto Brasil Digital

Presidente do Conselho do SiNEco do BDT

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