137-O-externo-e-o-rei-15022018

O externo é o rei

Por Carlos Faccina
Não basta compreender o ambiente organizacional e a estrutura interna da empresa (muito sobre isto temos refletido neste blog). É necessário ter presente em mente o espírito do ambiente que envolve seu produto e que denomino ‘externo’. O entorno que age direta e indiretamente sobre os negócios.

Este é um tema que tenho repetido muito em minhas palestras e nos mais recentes treinamentos, a exemplo do realizado na área de negócio Brasil Veículos do Banco do Brasil.

Na última década, foi rompida drasticamente a divisão que mantinha separadas as questões internas das externas no ambiente organizacional. Hoje, a missão da empresa vai além de oferecer ao consumidor produtos de qualidade, primor técnico e preço competitivo. Prevê um olhar para fora das paredes. As empresas que assim agem desenvolvem o que denomino de “tecnologias sociais”.

O tempo de dominar os trâmites e as entranhas das empreses ainda é necessário, mas já não basta. Ao contrário, pode ser elemento limitador de carreira. Fazer carreira pressupõe dominar técnicas administrativas, mas, sobretudo, ter um olhar para o papel social da empresa e reconhecer o que realmente importa como valor aos agentes sociais.

Uma provável consequência desse processo é que as disciplinas das escolas de negócios antes relevadas a um segundo plano, como sociologia da administração, serão cada vez mais importante, assim como dominar matemática financeira.

Por que? A importância desse olhar constante para fora emerge da contastação de que há uma oferta crescente de produtos similares e de idêntica qualidade e preço. Compreender o social e os agentes culturais pode ser o elemento decisivo para competir e, consequentemente, para destacar a sua empresa e sua carreira.

Diante da igualdade, quem vence é aquele que percebe um pouco mais do que os competidores captaram e isso só é possível ao considerar que “O Externo é o Rei”

Vamos voltar ao tema no próximo post e entender um pouco mais o que é esse ‘externo’.

Você também pode gostar