Continuando o trabalho iniciado por Marco Lauria, apresentamos o documento elaborado sobre as novas tecnologias digitais habilitadoras, que foram agrupadas e expandidas. 

Neste documento, estão listados os contribuintes, e partindo de uma visão holística de todas as tecnologias, incluindo as principais e as relacionadas em níveis superiores, procuramos traduzir essa estrutura de forma hierárquica. Isso facilita tanto a organização no documento quanto a análise posterior.

No sistema interno, é possível observar as apresentadoras, onde a internet está no primeiro nível, e agora há outros níveis, inclusive abaixo do nível da internet. No sumário, estão listadas a Plataforma de Negócios, Mídia Social, Web 3 e Blockchain. Da mesma forma, temos criptomoedas, tokens, finanças, entre outros. Essa estrutura se aplica aos outros 15 grupos de tecnologias e suas respectivas tecnologias relacionadas.

Ao clicar em um dos itens, como Blockchain, por exemplo, na lateral, é direcionado para uma descrição do que é criptomoeda, bem como uma explicação de cada um dos subitens mencionados no documento. Para cada uma das tecnologias, ao abordar a mobilidade, por exemplo, são mencionados os dispositivos e assim por diante.

A navegação é simples, basta utilizar o menu de navegação, que estará disponível também no formato PDF. Além disso, disponibilizamos outro documento que contém as 15 tecnologias principais e suas subdivisões em uma única página, facilitando a associação de projetos com as tecnologias digitais habilitadoras. Na segunda página, é feita uma comparação entre as tecnologias anteriores e as atuais. Anteriormente, havia 17 tecnologias, e agora temos uma nova estrutura para cada uma delas.

Por exemplo, na computação em nuvem, no item quatro, temos o grupo de tecnologia de dados, que engloba diversas tecnologias, incluindo a computação em nuvem, a computação em neblina, entre outras. Ao especificar o uso da tecnologia, é importante destacar a tecnologia de dados como a tecnologia habilitadora. Em seguida, é possível explicar, preferencialmente na primeira linha do comentário, como a computação em nuvem está sendo aplicada no projeto.

Para facilitar ainda mais o entendimento, foi criada uma tabela completa. Utilizamos um exemplo específico, como o projeto da Prefeitura de Barueri, que consta na página 385 da documentação, onde são mencionadas as tecnologias habilitadoras utilizadas no projeto, como TV, Internet 5G, Inteligência de Negócio, Serviços de Testes, Realidade Aumentada e Impressão 3D. 

Essa tabela apresenta a equivalência entre as tecnologias antigas e as atuais, servindo apenas como referência. Por exemplo, a Internet continua sendo Internet, e o 5G está relacionado à conectividade, que faz parte da infraestrutura. No caso específico do 5G, ele está inserido na infraestrutura de TI, como uma das 15 tecnologias principais.

Em resumo, essa documentação tem o objetivo de auxiliar na compreensão e na organização das novas tecnologias.

Você também pode gostar