MicroPower e Institute for Learning & Performance Brasil promovem o Desenvolvimento de Talentos e Alta Performance no País desde 2002 – 17 anos consecutivos

Na noite desta segunda-feira, dia 27 de agosto, o Renaissance São Paulo Hotel recebeu o 17º Prêmio Learning & Performance Brasil. O novo foco desta edição, que tem como patronesse a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, é o Business Digital Transformation, e os projetos inscritos foram avaliados pelas aplicações das tecnologias atuais e emergentes para tornar os negócios mais ágeis e estimular as pessoas a assumirem o papel de protagonistas dessas transformações.

Além do Business Digital Transformation, o evento reconheceu projetos em cinco outros tradicionais focos do Prêmio: Learning, Performance, Learning & Performance, Learning & Performance Ecosystem e Extended Corporate University.

Detalhes do Prêmio

Wilson Ferreira Jr., presidente da Eletrobrás, e do Conselho de Notáveis do Prêmio Learning & Performance Brasil

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Sr. Wilson Ferreira Jr., Presidente do Conselho de Notáveis do Prêmio Learning & Performance Brasil, Patrono da edição 2013/2014, e Presidente da Eletrobrás, fez o discurso de abertura da Cerimônia em que enalteceu o empenho da MicroPower e do I4LP – Institute for Learning & Performance – Brasil em promover o desenvolvimento de talentos, a prática da Alta Performance, e a inclusão das pessoas com deficiência visual em nosso País, em especial pelos 20 anos do Programa de Capacitação e Empregabilidade, através do Virtual Vision. 

“Nossos agradecimentos especiais aos dirigentes das 21 organizações participantes desta 17ª edição do Prêmio Learning & Performance Brasil, iniciativa que vem contribuindo com o desenvolvimento das Pessoas e a Competitividade das Organizações em operação em nosso País, de forma Sustentável e com respeito a Diversidade Humana, e que a partir deste ano passa a contemplar o foco Transformação Digital, que em velocidade exponencial está influenciando nossas vidas e nossas instituições”, completou Wilson.
 
Francisco Antonio Soeltl, CEO da MicroPower e Institute for Learning & Performance Brasil

Em seguida Francisco Antonio Soeltl, Presidente e CEO da MicroPower compartilhou que o Prêmio Learning & Performance Brasil é uma evolução do Prêmio e-Learning Brasil e tem como propósito promover no Brasil o desenvolvimento dos projetos de transformação digital de negócios por meio da apropriação das tecnologias pelas pessoas, melhorando continuamente sua produtividade a partir do desenvolvimento e efetiva aplicação de suas competências, de modo a potencializar a Alta Performance, os resultados e a competitividade das organizações de forma sustentável e com respeito à Diversidade Humana.

Francisco enalteceu as contribuições e agradeceu aos membros do Conselho de Notáveis, da comissão avaliadora, patronos e patronesses de edições anteriores e das instituições apoiadoras.

Na sequência, Francisco passou a palavra a Daniel Musulin Soeltl, diretor de Marketing e Alianças da MicroPower, para falar sobre os 20 anos do Programa de Capacitação e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Visual, por meio do Virtual Vision.

Daniel Musulin Soeltl, diretor de Marketing e Alianças da MicroPower

Daniel explicou que o Virtual Vision é um leitor de telas desenvolvido pela MicroPower que permite às Pessoas com deficiência visual acessarem com autonomia os aplicativos do ambiente Windows, como Word e Excel, além de possibilitar a leitura de e-mails e navegar pela Internet. Lembrou que o software foi lançado em 1998 e está atualmente em sua 10ª versão, acompanhando as versões do Windows da Microsoft.

Daniel fez agradecimentos especiais aos parceiros de 20 anos do Virtual Vision e pela capacitação de milhares de pessoas. “Nossos agradecimentos às Organizações Bradesco, hoje aqui representadas pelo Sr. Luiz Carlos Trabuco Cappi, Presidente do Conselho de Administração, e seus diretores Antranik Haroutiounian, Glaucimar Peticov, Luca Cavalcanti e Jefferson Ricardo Romon, pelo inestimável apoio nestes 20 anos de realizações em que foram capacitadas mais de 25.000 Pessoas com deficiência visual em todo o Brasil, dentre elas 2.500 já se encontram empregadas”. 

O Diretor de Marketing informou também que estas realizações só foram possíveis graças ao apoio de mais de 7.000 entidades e escolas, em 1.100 municípios localizados em 26 estados e Distrito Federal. Agradeceu a Fundação Bradesco, Senai, Instituto Padre Chico, Adeva, Adeveb, Cadevi e Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul representando a todas as entidades e escolas que apoiam este programa de Capacitação e Empregabilidade das Pessoas com Deficiência Visual em nosso País.

Da esq.para dir., Laercio Sant’Anna, Antranik Haroutiounian, Odecio Gregio, Jefferson Romon, Profa. Cynthia Carvalho, Milka Musulin Soeltl, Ana Maria Pirez Alvarez, Denis Costa e Francisco Antonio Soeltl

Daniel compartilhou e celebrou ao lado de Francisco Antonio Soeltl, Milka Musulin Soeltl e Denis Costa, líder de Pesquisa e Desenvolvimento e sócio da MicroPower, sobre o ano de 2018 ser um ano muito especial para a MicroPower. 

“Estamos comemorando 20 anos do lançamento do Virtual Vision e do Programa de Capacitação e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Visual. Para esta celebração, estamos lançando um livro comemorativo que conta essa história com mais detalhes”.

Finalizou agradecendo e informando que a partir dos fundos gerados com a realização do Prêmio Learning & Performance Brasil, nos últimos 16 anos foram doados mais de 160 computadores, equipados com 383 licenças do Virtual Vision doadas pela MicroPower, e 133 licenças do Windows e 96 licenças do Office, doadas pela Microsoft, com a iniciativa de Francisco e Milka.

Homenagens Especiais

Na sequência foram homenageados as Pessoas e Organizações que contribuem para o Desenvolvimento de nosso País. São elas:

Observátório Social do Brasil 
Ney Ribas e Roni Enara -10 anos promovendo a Cidadania, Ética e Transparência na Administração Pública. 

Lia Aere, Ney Ribas, Roni Enara e George Niemayer

Personalidades do ano
 
Forças Armadas:
Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica – Reconhecimento pela reestruturação Organizacional e Administrativa da Força Aérea Brasileira

 
Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Azevedo, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e Miguel Ignatios

Transformação Digital:
Ana Paula Assis, presidente da IBM América Latina – 
Reconhecimento pelos 100 anos de contribuições da IBM para a Transformação Digital no Brasil. 

 Alm. Claudio Henrique Mello, Ana Paula Assis e Brig. Marcelo Kanitz Damasceno

Setor Financeiro:
Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho de Administração do Bradesco – Reconhecimento pelos 75 anos de contribuições do Bradesco para o desenvolvimento do setor Financeiro no Brasil

Chieko Aoki, Luiz Carlos Trabuco Cappi e Brig. Paulo João Cury

Setor Atacadista:
Alair Martins do Nascimento, presidente do Conselho de Administração do Sistema Integrado Martins – 
Reconhecimento pelos 65 anos de contribuições do Grupo Martins para o desenvolvimento do setor Atacadista no Brasil.

Francisco Antonio Soeltl, Alair Martins do Nascimento e Elcio Anibal de Lucca

Mais detalhes sobre as personalidades podem ser encontrados no site do 17º Prêmio Learning & Performance Brasil: www.i4lp.com/premio/personalidades-do-ano/

Patronesse do Prêmio Learning & Performance Brasil 2018

Ao entregar o troféu a Paula Bellizia, homenageada como Patronesse da edição 2018/2019 do Prêmio Learning & Performance Brasil, o Sr. Wilson Ferreira Jr., Presidente do Conselho de Notáveis do Prêmio Learning & Performance Brasil, Patrono da edição 2013/2014, e Presidente da Eletrobrás, enalteceu suas qualidades como pessoa e profissional.

“Eu tive o prazer de conhecer a Paula, antes de conhecer a CEO e Presidente Paula. Simpática, divertida e com uma linda familia, a última coisa que você pensa ao conhecê-la, é que ela é hoje a pessoa mais importante do setor de Tecnologia de Informação no Brasil. A Paula é uma pessoa extremamente inteligente, acessivel e determinada, daquelas mulheres que sabem o que quer, e isso fica bem claro quando você analisa sua historia de vida”. 

Wilson compartilhou sobre o inicio da carreira de Paula e sobre a escolha por uma área, na época, predominantemente masculina. “Desafiando a tudo e a todos cursou a Faculdade de Tecnologia, onde era uma das únicas 6 mulheres em uma sala de 40 alunos. Paula formou-se em Computação e Ciência da Informação, com pós-graduação em Marketing pela ESPM, MBA pela FIA / USP.” 

“Paula possui mais de 24 anos de experiência no mercado. Ela começou sua carreira em Marketing da Whirlpool em 1992 e depois de 7 anos foi para a Telefonica como Gerente de Grupo de Produtos. Paula deixou a Telefonica em 2002 para iniciar sua trajetória na Microsoft como Gerente de Vendas para Pequenas e Médias empresas. Em seus 10 anos na Microsoft, ocupou diferentes posições, sendo a última a de Diretora de Marketing e Operações da Microsoft Brasil. Em 2013 ingressou no Facebook como Diretora de Vendas para Pequenas e Médias Empresas para América Latina e mais recentemente foi presidente da Apple no Brasil, liderando a operação durante dois anos.

Recebeu o Prêmio Executivo de Valor 2017 do Jornal Valor Econômico. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), dos conselhos de administração da Arezzo & Co. e da Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Também integra o Conselho Consultivo da Febraban e a Comissão Internacional de Anticorrupção e Responsabilidade Corporativa da ICC (International Chamber of Commerce) no Brasil. Desde 2017, é Champion da ONG global IamtheCODE”.

Da esq.para dir., Francisco Antonio Soeltl, Dr Paulo Chapchap, homenageado como Patrono da edição 2017/2018, Wilson Ferreira Jr. e Paula Bellizia

Paula subiu ao Palco e recebeu a homenagem das mãos de Dr. Paulo Chapchap, homenageado como Patrono da edição 2017/2018 e de Wilson Ferreira Jr. Emocionada, Paula compartilhou que é uma honra receber uma homenagem como essa e com palavras tão belas vindas de Wilson. Agradeceu ao Francisco Antonio Soeltl e Milka Musulin Soeltl e parabenizou à MicroPower pelos 24 anos de história, 17 anos do Prêmio e a todos os homenageados.

“Wilson você realmente tocou meu coração, pois eu acredito que a única forma das pessoas se realizarem é através de educação. Eu sou fruto da educação. Sou fruto do ensino público brasileiro que deu certo. Sou apaixonada pelo Brasil e acho que a tecnologia é sim um motor de crescimento econômico e que ela pode fazer muito para aumentar a capacidade humana. 

Esse Prêmio tem muito em comum com a missão da empresa que eu tenho o prazer de liderar no Brasil, cujo o time está representado aqui nas pessoas com que eu amo trabalhar junto. Essa missão é de fazer com que as pessoas e as organizações façam mais com a tecnologia, ou seja, tecnologia é meio e não fim. Tecnologia é a forma das pessoas viverem mais e melhor.

Nós acreditamos que estamos vivendo um momento único no mundo. Todos falam de revolução, evolução e transformação digital. Mas o que está acontecendo agora no mundo é único, é especial, porque várias forças se unem e tudo acontece ao mesmo tempo, a transformação da sociedade e a transformação do comportamento humano. 
Nós estamos vivendo para ter essa missão auto-imposta, de ser a empresa que vai democratizar a Inteligência Artificial para o bem. Toda a tecnologia na história humana se mostra como poderosa para ser usada para o bem ou para o mal. A gente quer ser a empresa que vai liderar a democracia desse uso dessa tecnologia para o bem, para aumentar a capacidade humana, para que nós possamos viver mais e melhor, para que nós possamos incluir as pessoas para que a diversidade faça a diferença pela inclusão e não pela exclusão. 
Para mim é uma honra enorme e eu poderia falar por horas. Então eu quero agradecer a minha família, meu marido que está sempre comigo, afinal ninguém faz nada sozinho e eu tenho a felicidade de ter uma família que me orgulha muito e que eu não precisei escolher entre uma coisa e outra, eu sou feliz assim. Muito, muito obrigada.”


Organizações Participantes 

Nesta edição 21 organizações apresentaram 22 projetos e 5 focos:

Destaque Nacional: que apresentam práticas inovadoras e merecedoras de Menção Especial.


Banco do Brasil – Game DesEnvolver – Jornada Líder de Si 

Bayer Prazer em conhecê-lo: Integração 100% digital da Bayer 

Bradesco BIA (Bradesco Inteligência Artificial). 

Bradesco – Cultura de Inovação Digital UniBrad. 

Fiat Chrysler Automotive Group (FCA Group) – TV, Live e Social Learning inovação e conhecimento. 

Globo Uniglobo. Foco: Learning – Modalidade: Empresarial – Categoria: Diamond.

Next – Banco Next – Faz acontecer.  

Prefeitura Municipal de Barueri – Barueri Cidade Inteligente. 

Serasa Experian – Digital Leadership 

Referência Nacional: cujas práticas compartilhadas elevam o nível de maturidade do aprendizado, desempenho e transformação digital do negócio

 


Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S/A (AMAZUL) – Projeto-piloto de Gestão do Conhecimento USEXA 

Claro Brasil – Para vender: Aprender e compreender! 

Colégio Militar de Manaus (CMM) – Curso Regular de Educação a Distância do Colégio Militar de Manaus: Amazônia e Exterior. 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) –  Inserção de ativos de soluções tecnológicas da Embrapa no mercado de negócio digital. 

Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA) – Cursos EAD no ILA: experiências autoinstrucionais. 

Martins – Gestão de Desempenho e Desenvolvimento (GDD

Saint Paul Business School – LIT, uma forma disruptiva de aprendizagem. 


Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Programas Agricultura de Precisão e Gestão de Riscos. 


Iniciativas de Sucesso: que atendem os objetivos estabelecidos por sua organização.

 

Sindicato dos Corretores de Imóveis de São Paulo (SCIESP) – Programa de Educação Profissional – A Transformação Digital. 

Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) – Plano Estratégico do CETAM para o Período 2018-2028. Foco: Learning – Modalidade: Governamental -Categoria: Silver 

Comando-Geral de Apoio (COMGAP) – Gestão por competências COMGAP. 


Sobre a MicroPower – organizadora do evento 

A MicroPower é líder em soluções tecnológicas e consultivas para empresas interessadas em implementar e aprimorar processos de Desenvolvimento de Talentos, Gestão de Performance, e-Learning, Acessibilidade para pessoas com deficiência visual, Universidades Corporativas e que passam por uma Transformação Digital de seus Negócios. 

O objetivo da MicroPower é contribuir para o sucesso de nossos Clientes, dotando seus colaboradores de ferramentas essenciais para a prática da Alta Performance, concentrando energia em atividades que realmente contribuem para alcançar as metas estabelecidas nas organizações.

Você também pode gostar