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Medindo os resultados obtidos pelo e-Learning


1.) Objetivo

Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar como as organizações brasileiras estão avaliando e mensurando os resultados obtidos depois da implementação do e-Learning.

2.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo nos meses de março e abril de 2004, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 207 organizações brasileiras. O estudo faz algumas comparações com a mesma pesquisa aplicada em junho de 2002. A análise abordou 6 tópicos distintos:

  • Análise de Performance nos Negócios x Desempenho nos Cursos;
  • Conceitos de Gestão e Análise de Performance;
  • Importância das Análises nos Projetos;
  • Mensuração dos resultados obtidos;
  • Foco da Avaliação de Benefícios;
  • Freqüência da avaliação de Resultados.


3.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul. A pesquisa consultou 207 organizações, nos setores de educação (36%), tecnologia (13%), consultorias (8%), e-Learning (10%), governo (4%), treinamento (5%), entre outras (24%) .

 

4.) Resultados

4.1) Análise de Performance nos Negócios x Desempenho nos Cursos

O resultado referente à Análise de Performance nos mostra que 79% das empresas que utilizam o e-Learning fazem ou pretendem fazer análises para comparar a performance dos seus profissionais ao desempenho obtido nos cursos de e-Learning.

No entanto, houve diminuição de 10% nos últimos dois anos no número de organizações que pretendem ou fazem análises comparativas da performance dos negócios com o desempenho obtido nos cursos de e-Learning.



4.2) Conceitos de Gestão e Análise de Performance

Ao analisarmos a questão relacionada à Gestão de Análise de Performance, notamos que os conceitos de avaliação mais difundidos junto à comunidade de e-Learning são a Gestão da Qualidade Total (32%) e o Balanced Score Card (35%).


4.3) Mensuração dos resultados obtidos

Segundo os resultados da pesquisa, um dos desafios do e-Learning é mesmo como medir os seus benefícios e resultados. Para 57% dos participantes, este processo é difícil e outros 7% o consideram muito difícil. Somente 35% afirmaram acreditar que este processo é simples ou muito simples. Estes resultados confirmam que para muitas organizações ainda é difícil associar os benefícios do e-Learning aos respectivos ganhos nos negócios. Isto se deve principalmente ao fato de muitos dos benefícios serem intangíveis, como por exemplo, maior tempo de permanência no posto de trabalho, aumento de produtividade no dia a dia, etc.

4.4) Importância das Análises nos Projetos

Com a informação referente à importância da Análise de Resultados, podemos ver que 93% das organizações participantes consideram a análise dos projetos de e-Learning importante ou muito importante para avaliar sua aplicabilidade nos negócios.

4.5) Foco da Avaliação dos Benefícios

O foco das avaliações tem sido o conhecimento adquirido através dos cursos (22%), o impacto nos resultados (25%), e a avaliação de reação dos participantes (22%). Uma informação relevante é que 20% dos participantes informaram que ainda não existe um modelo de avaliação definido para os seus projetos.

 

4.6) Freqüência da avaliação de Resultados

Outra informação importante é que em 24% dos casos a avaliação ocorre em tempo real, ou seja, on-line. Em contrapartida, em 50% dos casos não há avaliação dos resultados. Outros 10% afirmaram que as análises têm sido efetuadas mensalmente.

 

Com relação ao ano de 2002, identificamos que houve crescimento de 15% das organizações que não tem avaliado os resultados do e-Learning no seu negócio.

 

5.) Conclusões

O objetivo desta pesquisa foi identificar como as organizações brasileiras estão avaliando e mensurando os resultados obtidos depois da implementação do e-Learning. 

O estudo realizado nos meses de abril e março, aplicado a 207 organizações brasileiras de diversos setores, fez algumas comparações com a mesma pesquisa aplicada em junho de 2002. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram que a maioria das organizações ainda não fazem análises para comparar a performance dos seus profissionais ao desempenho obtido nos cursos de e-Learning, mas pretendem avaliar sua aplicabilidade nos negócios. 

Para 57% das organizações participantes, o processo de mensuração dos resultados é difícil e outros 7% o consideram muito difícil. Estes resultados confirmam que para muitas organizações ainda é difícil associar os benefícios do e-Learning aos respectivos ganhos nos negócios. Houve diminuição de 10% nos últimos dois anos das organizações que mensuram os resultados obtidos pelo e-Learning, e isto se deve principalmente ao fato de muitos dos benefícios serem intangíveis, como por exemplo, maior tempo de permanência no posto de trabalho, aumento de produtividade no dia a dia, etc.

Apesar de 50% das organizações não avaliarem os resultados do e-Learning em seus negócios, 93% das organizações participantes consideram a análise dos projetos de e-Learning importante ou muito importante para avaliar sua aplicabilidade nos negócios.

O foco das empresas que fazem avaliação dos resultados do e-Learning (27%) tem sido o impacto nos resultados (25%), o conhecimento adquirido através dos cursos (22%) e a avaliação de reação dos participantes (22%).

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