1.) Objetivo A pesquisa deste mês buscou identificar qual a importância dos jogos educativos aplicados ao e-Learning nacional. 2.) Metodologia Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de novembro de 2005, por meio do portal e-Learning Brasil (http://www.elearningbrasil.com.br). A análise faz comparação com a mesma pesquisa realizada em outubro de 2003 e novembro de 2004 com as seguintes questões:
3.) Características da amostra A pesquisa consultou 74 organizações nos setores de educação (37%), tecnologia (11%), consultorias (10%), e-Learning (5%), governo (3%), treinamento (6%), entre outras (28%).
4.1) Você já fez algum curso de e-Learning com jogos educativos? Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já haviam feito cursos de e-Learning com jogos educativos. O resultado mostra que 68% dos participantes nunca fizeram algum curso de e-Learning com jogos educativos e 30% afirmam ter feito. Embora a maioria dos participantes nunca tenha feito algum curso de e-Learning com jogos educativos, em outubro de 2003 e novembro de 2004, 32% dos participantes já haviam feito algum curso deste tipo. 4.2) Nível de retenção de quem já utilizou jogos educativos O resultado revelou que 34% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado; 20% consideram ter obtido média retenção e 46% consideram não ter obtido retenção do aprendizado. 4.3) As avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais? Para 56% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais e 44% não acreditam nessa substituição. A pesquisa realizada em novembro de 2004, indicou que 62% dos participantes acreditam que avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais. Houve uma queda de 6% em comparação com a pesquisa deste mês. 4.4) Desempenho e capacidade de avaliação dos jogos educativos Segundo 97% dos participantes, a aplicação de jogos educativos ao e-Learning podem melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu e apenas 3% consideram que não.
A pesquisa revelou que os participantes consideram que os jogos educativos podem ser mais utilizados em: 23% no incremento da motivação; 23% como método que permite a prática do que foi aprendido; 11% na avaliação do aluno; 27% na fixação de um conteúdo e 16% na desconcentração do aluno. 4.6) Os jogos educativos podem conferir destreza e competência? Nessa parte da pesquisa, os participantes foram questionados se os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência. O resultado mostra que 94% das organizações acreditam que os jogos educativos podem ser empregados para proporcionar informações e praticar habilidades, conferindo destreza e competência e apenas 6% responderam que não. 4.7) Os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional? A pesquisa revela que 92% das organizações acreditam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo 4.8) O modo de pensar dos jogos educativos estão mais adaptados ao mundo atual que o modo tradicional de ensino? Foi perguntado aos pesquisados se o modo de pensar gerado pelos jogos educativos está mais adaptado com o mundo atual, em que o envolvimento com jogos eletrônicos começa cada vez mais cedo, do que com o modelo tradicional utilizado na escola. A pesquisa mostrou que 90% concordam que o jogo educativo está mais adaptado ao mundo atual, enquanto apenas 10% preferem o método convencional.
Na fase inicial, a pesquisa identificou quantos participantes já fizeram cursos de e-Learning com jogos educativos. O resultado mostra que a utilização de jogos educativos em cursos de e-Learning ainda é um recurso um pouco desconhecido nas organizações, já que 70% dos participantes nunca fizeram algum curso de e-Learning com jogos educativos e 30% afirmam ter feito. Embora a maioria dos participantes nunca tenha feito algum curso de e-Learning com jogos educativos, na pesquisa realizada em novembro de 2004, 32% dos participantes responderam que já haviam feito algum curso deste tipo, houve uma queda de 2% com relação a pesquisa deste mês. Sobre a retenção do aprendizado, o resultado revelou que 34% dos profissionais consideram ter obtido uma boa retenção do aprendizado; 20% consideram ter obtido média retenção e 46% consideram não ter obtido retenção do aprendizado. Para 56% dos participantes, as avaliações interativas irão substituir as avaliações convencionais e 44% não acreditam nessa substituição. A aplicação de jogos educativos ao e-Learning podem melhorar o desempenho e a capacidade das avaliações de demonstrar o quanto o aluno aprendeu, segundo 97% dos participantes e apenas 3% consideram que não. A pesquisa revelou que os participantes acreditam que os jogos educativos podem ser mais utilizados em: 56% no incremento da motivação; 59% como método que permite a prática do que foi aprendido; 34% na avaliação do aluno; 69% na fixação de um conteúdo e 30% na desconcentração do aluno. Na pesquisa realizada em outubro de 2003, 83% dos participantes responderam que os jogos educativos contribuem na transformação da avaliação tradicional, de forma que os alunos não se sintam mais pressionados em fazê-la, e sim empolgados em aprender algo novo. Foi constatado um aumento de 9% na pesquisa deste mês, chegando a 92%. |