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1. Introdução A pesquisa nasce como consequência do interesse do Portal e-Learning Brasil em antecipar a identificação dos dados de 2009, em virtude dos desafios estratégicos das organizações brasileiras, e projetar o cenário da ferramenta para a comunidade. Participaram 110 organizações.
2.1. Valor do investimento – 54% das organizações investirão até R$200 mil reais;
– 37% dos participantes investirão em março, abril, julho e dezembro; 2.3. Parcela do valor total a ser investido em tecnologia e infraestrutura – 44% dos participantes destinarão até 25% para tecnologia e infraestrutura;
– 67% das empresas investirão até 50% de seus orçamentos em conteúdo;
– 88% dos entrevistados pretendem investir até 50% de seu orçamento em serviços;
– 58% dos entrevistados aplicarão até 25% de seus recursos em e-Learning; 2.7. Ano do início de investimento em e-Learning – 50% das organizações investirão em e-Learning a partir de 2009;
A utilização do e-Learning, frequente nos modelos de aprendizagem de muitas organizações em países desenvolvidos pelo mundo, se consolida como realidade operacional em grandes e médias empresas do Brasil. No país, 45% das organizações já definiram um orçamento para o treinamento em formato e-Learning para o ano de 2009. Essa foi a principal constatação desta pesquisa, que também identificou quanto cada área do e-Learning será considerada ao investir nesse formato de treinamento. O Brasil, apesar de seu crescimento tecnológico e da mudança de mentalidade a respeito das novas tecnologias, ainda possui alguns fatores convergentes para um investimento maciço das organizações que aqui atuam. O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo. Uma prova disso é que a maioria das organizações (50%) afirmou que vai começar a investir nessa ferramenta a partir deste ano. Em relação ao montante investido em e-Learning em 2009, 54% das organizações investirão até R$200 mil reais; 26% investirão mais de R$500 mil reais, com valores que superam R$1 milhão; e 20% investirão de R$200 mil a R$500 mil. A maior parte desses investimentos está destinada para março. Quarenta e quatro por cento dos participantes destinarão até 25% para tecnologia e infraestrutura; 35% planejam investir entre 26% e 50%; e 9% investirão de 51% a 75%. Outros 12% já consideram ter boa infraestrutura e não planejam direcionar uma parte do orçamento. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infraestrutura era menor, o que indica que as empresas estão se preparando cada vez mais para o e-Learning. Sessenta e sete por cento das empresas investirão até 50% de seus orçamentos em conteúdo; 32% investirão de 50% a 100%; e outros 6% dedicarão o orçamento para outros setores do e-Learning. Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 88% dos entrevistados pretendem investir até 50% de seu orçamento em serviços, seguidos de 3% que pretendem investir entre 51% e 100%. Outros 9% consideram não precisar investir nesse recurso. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização, que deve considerar três dimensões importantes: sistemas, processos e pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados. Com essa pesquisa, foi identificada a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2009. O resultado obtido mostra que 58% dos entrevistados aplicarão até 25% de seus recursos em e-Learning, enquanto 33% investirão entre 26% e 100%. Também foi identificada a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2009. O resultado obtido mostra que 58% dos entrevistados aplicarão até 25% de seus recursos em e-Learning, enquanto 33% investirão entre 26% e 100%. 4. Características dos pesquisados a) Região b) Setor de atuação c) Quadro de colaboradores da organização d) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha e) Seu papel na organização
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