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1. Sumário Executivo A utilização do e-Learning, freqüente nos modelos de aprendizagem de muitas organizações em países desenvolvidos, se consolida como realidade operacional em grandes e médias empresas do Brasil. No país, 47% das organizações já definiram um orçamento para o treinamento em formato e-Learning para 2008. Essa foi a principal constatação desta pesquisa, que também identificou o quanto cada área do e-Learning será considerada ao se investir nesse formato de treinamento. O Brasil, apesar do crescimento tecnológico e da mudança de mentalidade a respeito das novas tecnologias, ainda possui alguns fatores convergentes para um investimento maciço das organizações que aqui atuam.
A pesquisa nasce como conseqüência do interesse do Portal e-Learning Brasil em antecipar a identificação dos dados de 2008 para informar a realidade da área para sua comunidade. Para que o levantamento dos dados fosse realizado, o Portal identificou:
Em virtude dos desafios estratégicos das organizações brasileiras, o Portal e-Learning Brasil se propôs a realizar essa pesquisa com o objetivo de identificar o orçamento previsto para o e-Learning nas organizações em 2008.
A metodologia utilizada garantiu o enriquecimento dos resultados. O levantamento quantitativo foi realizado em dezembro de 2007, por meio do Portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), e abordou oito tópicos:
5. Características da amostra A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. A tendência é ser mais numerosa no Sudeste e no Sul, pelo grande investimento tecnológico e por estes serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil. O conjunto de organizações que participaram do estudo representa o setor de atuação delas, com ênfase para as que atuam em: Educação (34%), Tecnologia (11%), e-Learning (10%) e Governo (7%). A maioria das organizações (37%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, 19% possuem de 101 a 500 colaboradores e 18%, de 501 a 2.500. Confira o gráfico detalhado: Outros tópicos analisados pela amostra: a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha. b) Seu papel na organização.
Nos seguintes tópicos foram analisadas as diferentes variáveis compostas de um ou mais indicadores dos levantamentos realizados.
O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo, porém a maioria das organizações que responderam à pesquisa afirma que começará a investir nessa ferramenta a partir de 2008. Veja abaixo:
Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2008, e 46% das organizações responderam que os investimentos serão abaixo de R$ 100 mil reais, 19% investirão entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão e 11% investirão mais de R$ 1 milhão.
Quando perguntamos qual percentual do orçamento seria dedicado para aquisição de tecnologia e infra-estrutura, encontramos um destaque (36%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. Trinta e um por cento dos entrevistados planejam investir entre 26% e 51%. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infra-estrutura era maior, o que indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning.
Abordamos também o quanto será investido em conteúdo (cursos) para o e-Learning, e o resultado foi que 37% das empresas investirão nesse tópico em até 25% de seus orçamentos, enquanto outros 33% investirão de 26% a 50%.
Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 56% dos entrevistados querem investir até 25% de seu orçamento nesse contexto, seguidos de 24% que pretendem investir entre 26% e 50% e, ainda, 15% que nada investirão. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização, que deve considerar três dimensões importantes: Sistemas, Processos e Pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados.
Com esta pesquisa, foi identificada qual a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2007. O resultado obtido mostra que 47% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 19% investirão entre 26% e 50%, enquanto 12% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total.
O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo. Prova disso é que a maioria das organizações que responderam à pesquisa afirma que vai começar a investir nessa ferramenta a partir deste ano. Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2008, e 46 % das organizações responderam que os investimentos serão abaixo de R$100 mil reais, 19% investirão entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, e 11% investirão mais de R$ 1 milhão. Quando perguntamos qual percentual do orçamento seria dedicado para a aquisição de tecnologia e infra-estrutura, encontramos um destaque (36%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. Trinta e um por cento dos entrevistados planejam investir entre 26% e 51%. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infra-estrutura era maior, o que indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning. Abordamos também o quanto será investido em conteúdo (cursos) para o e-Learning, e o resultado foi que 37% das empresas investirão nesse tópico em até 25% de seus orçamentos, enquanto outros 33% investirão de 26% a 50%. Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 56% dos entrevistados querem investir até 25% de seu orçamento nesse contexto, seguidos de 24% que pretendem investir entre 26% e 50%, e 15% que nada investirão. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização, que deve considerar três dimensões importantes: Sistemas, Processos e Pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados. Com essa pesquisa, foi identificada a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2007. O resultado obtido mostra que 47% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 19% investirão entre 26% e 50%, enquanto 12% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total. |
Investimento em e-Learning para o ano de 2008
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1. Sumário Executivo A utilização do e-Learning, freqüente nos modelos de aprendizagem de muitas organizações em países desenvolvidos, se consolida como realidade operacional em grandes e médias empresas do Brasil. No país, 47% das organizações já definiram um orçamento para o treinamento em formato e-Learning para 2008. Essa foi a principal constatação desta pesquisa, que também identificou o quanto cada área do e-Learning será considerada ao se investir nesse formato de treinamento. O Brasil, apesar do crescimento tecnológico e da mudança de mentalidade a respeito das novas tecnologias, ainda possui alguns fatores convergentes para um investimento maciço das organizações que aqui atuam.
A pesquisa nasce como conseqüência do interesse do Portal e-Learning Brasil em antecipar a identificação dos dados de 2008 para informar a realidade da área para sua comunidade. Para que o levantamento dos dados fosse realizado, o Portal identificou:
Em virtude dos desafios estratégicos das organizações brasileiras, o Portal e-Learning Brasil se propôs a realizar essa pesquisa com o objetivo de identificar o orçamento previsto para o e-Learning nas organizações em 2008.
A metodologia utilizada garantiu o enriquecimento dos resultados. O levantamento quantitativo foi realizado em dezembro de 2007, por meio do Portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), e abordou oito tópicos:
5. Características da amostra A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul. A tendência é ser mais numerosa no Sudeste e no Sul, pelo grande investimento tecnológico e por estes serem os maiores pólos de desenvolvimento do Brasil. O conjunto de organizações que participaram do estudo representa o setor de atuação delas, com ênfase para as que atuam em: Educação (34%), Tecnologia (11%), e-Learning (10%) e Governo (7%). A maioria das organizações (37%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, 19% possuem de 101 a 500 colaboradores e 18%, de 501 a 2.500. Confira o gráfico detalhado: Outros tópicos analisados pela amostra: a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha. b) Seu papel na organização.
Nos seguintes tópicos foram analisadas as diferentes variáveis compostas de um ou mais indicadores dos levantamentos realizados.
O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo, porém a maioria das organizações que responderam à pesquisa afirma que começará a investir nessa ferramenta a partir de 2008. Veja abaixo:
Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2008, e 46% das organizações responderam que os investimentos serão abaixo de R$ 100 mil reais, 19% investirão entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão e 11% investirão mais de R$ 1 milhão.
Quando perguntamos qual percentual do orçamento seria dedicado para aquisição de tecnologia e infra-estrutura, encontramos um destaque (36%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. Trinta e um por cento dos entrevistados planejam investir entre 26% e 51%. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infra-estrutura era maior, o que indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning.
Abordamos também o quanto será investido em conteúdo (cursos) para o e-Learning, e o resultado foi que 37% das empresas investirão nesse tópico em até 25% de seus orçamentos, enquanto outros 33% investirão de 26% a 50%.
Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 56% dos entrevistados querem investir até 25% de seu orçamento nesse contexto, seguidos de 24% que pretendem investir entre 26% e 50% e, ainda, 15% que nada investirão. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização, que deve considerar três dimensões importantes: Sistemas, Processos e Pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados.
Com esta pesquisa, foi identificada qual a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2007. O resultado obtido mostra que 47% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 19% investirão entre 26% e 50%, enquanto 12% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total.
O e-Learning vem crescendo anualmente no Brasil e no mundo. Prova disso é que a maioria das organizações que responderam à pesquisa afirma que vai começar a investir nessa ferramenta a partir deste ano. Perguntamos qual seria o montante investido em e-Learning em 2008, e 46 % das organizações responderam que os investimentos serão abaixo de R$100 mil reais, 19% investirão entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão, e 11% investirão mais de R$ 1 milhão. Quando perguntamos qual percentual do orçamento seria dedicado para a aquisição de tecnologia e infra-estrutura, encontramos um destaque (36%) para as empresas que empregarão até 25% do valor total. Trinta e um por cento dos entrevistados planejam investir entre 26% e 51%. Nos anos anteriores, a parcela de investimento para infra-estrutura era maior, o que indica que as empresas estão cada vez mais preparadas tecnologicamente para o e-Learning. Abordamos também o quanto será investido em conteúdo (cursos) para o e-Learning, e o resultado foi que 37% das empresas investirão nesse tópico em até 25% de seus orçamentos, enquanto outros 33% investirão de 26% a 50%. Fechando o ciclo de investimento em e-Learning (tecnologia, conteúdo, serviços), perguntamos qual montante foi reservado para serviços. Como resposta, 56% dos entrevistados querem investir até 25% de seu orçamento nesse contexto, seguidos de 24% que pretendem investir entre 26% e 50%, e 15% que nada investirão. A implementação de uma solução de e-Learning e gestão de treinamento parte de um alinhamento estratégico com os negócios da organização, que deve considerar três dimensões importantes: Sistemas, Processos e Pessoas. A consultoria desenvolve metodologias e ferramentas próprias que endereçam essas três dimensões de forma consistente e balanceada, assegurando o sucesso da implementação dentro do prazo e recursos planejados. Com essa pesquisa, foi identificada a dimensão do projeto de e-Learning em relação aos investimentos totais com treinamento e educação para 2007. O resultado obtido mostra que 47% dos entrevistados aplicarão de 1% a 25% de seus recursos em e-Learning, outros 19% investirão entre 26% e 50%, enquanto 12% afirmaram que o e-Learning consumirá entre 75% e 100% do orçamento total. |