5-A-integracao-do-e-Learning-com-outros-sistemas-nas-organizacoes-p2007

Integrando o LMS com outros sistemas


1.) Objetivo

A pesquisa deste mês buscou identificar como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo. 

2.) Sumário executivo

A pesquisa deste mês buscou identificar como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo.

Na fase inicial, a pesquisa apontou a importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex.: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica etc.). Do universo pesquisado, 72% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 25% consideram importante. Apenas 3% consideram a integração pouco importante ou desnecessária.

A pesquisa também buscou identificar, entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão. Cinqüenta por cento responderam que não, mas que existem planos para a integração; outros 23% não possuem planos para integrar os sistemas; e 27% já praticam a integração.

Ainda se buscou o porquê de 39% das organizações não possuírem planos para implementar um gerenciador de e-Learning. Esta resposta foi obtida por meio do seguinte questionamento: “Atualmente o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”.

Das organizações pesquisadas, identificamos um número considerável que trata com superficialidade desse assunto: 54%. Do restante, 38% tratam em um nível avançado de detalhes e outros 8% não cogitam.

Foi questionado também de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão. Quarenta e dois por cento responderam que foi implementado por meio de uma equipe interna da própria organização, e 12% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS. Outros 10% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração.


3.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 158 organizações brasileiras. A análise abordou quatro tópicos distintos:

· A importância da integração;
· Há a integração do LMS com outro sistema de gestão?
· O tratamento do tema na organização;
· Como é feita a integração.


4.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de organizações, pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste (61%), Sul (16%), Centro-Oeste (12%), Nordeste (8%) e Norte (3%).


A pesquisa consultou organizações nos setores de Educação (36%), Tecnologia (13%) e Governo (7%), entre outros.


A maioria das organizações (34%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, 19% possuem de 101 a 500 colaboradores e 17% possuem mais de 501 a 2.500 colaboradores. Confira o gráfico detalhado:

Outros tópicos analisados pela amostra:

a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha;

b) Seu papel na organização;


c) Em que departamento atua;

5.) Resultados

5.1) Importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão

Na fase inicial, a pesquisa apontou a importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex.: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica etc.).

Do universo pesquisado, 72% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 25% consideram importante. Apenas 3% consideram a integração pouco importante ou desnecessária.


5.2) Gerenciador de e-Learning integrado a outro sistema de gestão

A pesquisa também buscou identificar, entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão.

Do universo pesquisado, 50% responderam que não, mas que existem planos para a integração; outros 23% não possuem planos para integrar os sistemas; e 27% já praticam a integração.

5.3) Tratamento do tema “Integração” no projeto de e-Learning das organizações

A pesquisa ainda identificou o porquê de 23% das organizações não possuírem planos para integrar o gerenciador de e-Learning. Esta resposta foi obtida através do seguinte questionamento: “Atualmente o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”.

Das organizações pesquisadas, identificamos um número considerável que trata com superficialidade desse assunto: 54%. Do restante, 38% tratam em um nível avançado de detalhes e outros 8% não cogitam.

5.4) Integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão de sua organização

A pesquisa questionou de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão.

Quarenta e dois por cento responderam que foi implementado por meio de uma equipe interna da própria organização, e 12% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS. Outros 10% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração.

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