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1.) Objetivo A pesquisa deste mês buscou identificar como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo. 2.) Sumário executivo A pesquisa deste mês buscou identificar como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo. Na fase inicial, a pesquisa apontou a importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex.: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica etc.). Do universo pesquisado, 72% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 25% consideram importante. Apenas 3% consideram a integração pouco importante ou desnecessária. A pesquisa também buscou identificar, entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão. Cinqüenta por cento responderam que não, mas que existem planos para a integração; outros 23% não possuem planos para integrar os sistemas; e 27% já praticam a integração. Ainda se buscou o porquê de 39% das organizações não possuírem planos para implementar um gerenciador de e-Learning. Esta resposta foi obtida por meio do seguinte questionamento: “Atualmente o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”. Das organizações pesquisadas, identificamos um número considerável que trata com superficialidade desse assunto: 54%. Do restante, 38% tratam em um nível avançado de detalhes e outros 8% não cogitam. Foi questionado também de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão. Quarenta e dois por cento responderam que foi implementado por meio de uma equipe interna da própria organização, e 12% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS. Outros 10% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração.
Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 158 organizações brasileiras. A análise abordou quatro tópicos distintos: · A importância da integração;
A amostra analisada possui uma distribuição variada de organizações, pertencentes às cinco regiões brasileiras: Sudeste (61%), Sul (16%), Centro-Oeste (12%), Nordeste (8%) e Norte (3%). A pesquisa consultou organizações nos setores de Educação (36%), Tecnologia (13%) e Governo (7%), entre outros. A maioria das organizações (34%) possui um quadro de funcionários com menos de 100 integrantes, 19% possuem de 101 a 500 colaboradores e 17% possuem mais de 501 a 2.500 colaboradores. Confira o gráfico detalhado: Outros tópicos analisados pela amostra: a) O tipo de organização em que o pesquisado trabalha; b) Seu papel na organização;
5.) Resultados 5.1) Importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão Na fase inicial, a pesquisa apontou a importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex.: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica etc.). Do universo pesquisado, 72% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 25% consideram importante. Apenas 3% consideram a integração pouco importante ou desnecessária.
A pesquisa também buscou identificar, entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão. Do universo pesquisado, 50% responderam que não, mas que existem planos para a integração; outros 23% não possuem planos para integrar os sistemas; e 27% já praticam a integração. 5.3) Tratamento do tema “Integração” no projeto de e-Learning das organizações A pesquisa ainda identificou o porquê de 23% das organizações não possuírem planos para integrar o gerenciador de e-Learning. Esta resposta foi obtida através do seguinte questionamento: “Atualmente o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”. Das organizações pesquisadas, identificamos um número considerável que trata com superficialidade desse assunto: 54%. Do restante, 38% tratam em um nível avançado de detalhes e outros 8% não cogitam. 5.4) Integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão de sua organização A pesquisa questionou de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão. Quarenta e dois por cento responderam que foi implementado por meio de uma equipe interna da própria organização, e 12% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS. Outros 10% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração. |