1.) Sumário Executivo

A pesquisa deste mês identificou como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretendem implementá-lo.

Na fase inicial, a pesquisa apontou a importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex.: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica etc.). Do universo pesquisado, 75% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 24% consideram importante. Apenas 1% consideram a integração pouco importante ou desnecessária.

A pesquisa também identificou, entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão: 48% responderam que não, mas que existem planos para a integração; outros 26% já praticam a integração e 26% não possuem planos para integrar os sistemas.

Ainda se buscou o porquê de 23% das organizações não possuírem planos para implementar um gerenciador de e-Learning. Esta resposta foi obtida por meio do seguinte questionamento: “Atualmente o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”.

Das organizações pesquisadas, identificamos um número considerável que trata com superficialidade desse assunto: 44%. Do restante, outros 44% tratam em um nível avançado de detalhes e outros 12% não cogitam.

Foi questionado também de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão: 51% responderam que foi implementado por meio de uma equipe interna da própria organização e 12% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS. Outros 4% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração.

2.) Resultados

2.1) Importância de o sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão

– 75% consideram muito importante a integração com outros softwares de gestão;
– 24% consideram importante;
– 1% consideram a integração pouco importante ou desnecessária.


 

2.2) Gerenciador de e-Learning integrado a outro sistema de gestão

– 48% responderam que não, mas que existem planos para a integração; 
– 26% já praticam a integração; 
– 26% não possuem planos para integrar os sistemas.


 

2.3) Tratamento do tema “Integração” no projeto de e-Learning das organizações

– 44% das organizações tratam com superficialidade desse assunto; 
– 44% tratam do tema com nível avançado de detalhes;
– 12% não cogitam.

 

2.4) Como ocorreu a integração do sistema

– 51% implementaram por meio de uma equipe interna da própria organização;
– 12% através de serviços contratados com o fornecedor do LMS;
– 4% fizeram-na por uma terceira organização contratada exclusivamente para o projeto de integração.


 

Você também pode gostar