6-Integracao-do-e-Learning-com-outros-sistemas-nas-organizacoes-p2003

Integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações


O portal e-Learning Brasil analisou como está a integração do e-Learning com outros sistemas nas organizações que possuem um projeto implementado ou ainda pretende implementá-lo. As informações abaixo são os resultados desta pesquisa, realizada durante os meses de fevereiro e março de 2003.

Importância do sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão

Na fase inicial, a pesquisa apontou nas organizações que possuem o projeto de e-Learning implementado, a importância do sistema de gestão do e-Learning estar integrado a outros softwares de gestão (Ex: SAP, Peoplesoft, Softwares de Gestão Acadêmica, etc).

Do universo pesquisado, 65% consideram importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 29% consideram essencial. Apenas 6% consideram a integração pouco importante e nenhuma pessoa considerou esta integração desnecessária.

Comparando estes resultados com os obtidos pelas organizações que não possuem projeto de e-Learning implementado, descobrimos uma relação de proximidade entre os primeiros resultados, pois 60% consideram importante a integração com outros softwares de gestão, enquanto 30% consideram essencial.

Entretanto, houve uma diferença em relação às pessoas que consideram pouco importante ou desnecessária esta integração. Do universo pesquisado, 10% consideram desnecessária e nenhuma pessoa considerou esta integração pouco importante.

Gerenciador de e-Learning integrado a outro sistema de gestão

A pesquisa também buscou identificar entre as organizações que possuem um projeto implementado, se o gerenciador da organização já está integrado a algum outro sistema de gestão.

Do universo pesquisado, 50% responderam que sim, já possuem o gerenciador da organização integrado a algum sistema de gestão, e apenas 6% responderam que não, e não há planos para a integração. Outros 44% responderam que não possuem o gerenciador da organização integrado, porém existem planos para a integração com outros sistemas.

Comparando estes resultados com os obtidos pelas organizações que não possuem projeto de e-Learning implementado, a pesquisa identificou que 60% das organizações possuem planos para que o gerenciador de e-Learning seja implementado a algum outro sistema de gestão. Deste universo, 40% não possuem planos para implementar um gerenciador de e-Learning em suas organizações.

Tratamento do tema “Integração” no projeto de e-Learning das organizações

A pesquisa ainda identificou o porquê de 40% das organizações não possuírem planos para implementar um gerenciador de e-Learning em suas organizações. Esta resposta foi obtida através do seguinte questionamento às organizações que não possuem um projeto de e-Learning implementado: “Atualmente, o tema integração está sendo tratado de que maneira no projeto de e-Learning da sua organização?”.

Do universo pesquisado, identificamos um número considerável de organizações que tratam com superficialidade este assunto: 50% das organizações. Do restante, 40% tratam em um nível intermediário de detalhes e 10% tratam este assunto com um nível avançado de detalhes.

Integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão de sua organização

A pesquisa questionou as organizações que já possuem um projeto de e-Learning implementado de que maneira ocorreu a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão.

Do universo pesquisado, 25 % responderam que foi implementado através de uma equipe interna da própria organização e 38% através de serviços contratados junto ao fornecedor do gerenciador de e-Learning. Outros 38% responderam que ainda não ocorreu nenhum tipo de integração e nenhuma empresa o fez através de um terceiro contratado exclusivamente para o projeto de integração.

Também foi questionado como o gerenciador de treinamento / aprendizagem presencial está integrado ao gerenciador de e-Learning. Do universo pesquisado. 62% responderam que o gerenciador de treinamento / aprendizagem presencial está integrado ao gerenciador de e-Learning e nenhum deles respondeu que está integrado através de serviços contratados junto ao fornecedor do gerenciador de e-Learning.

Outros 19% responderam que não deverá ocorrer nenhum tipo de integração e 19% possuem o gerenciador de treinamento / aprendizagem presencial integrado ao gerenciador de e-Learning.

As empresas que não possuem um projeto de e-Learning implementado responderam como elas acreditam que irá ocorrer a integração do gerenciador de e-Learning aos demais sistemas de gestão. Do total pesquisado, 20 % consideram que a integração deverá ocorrer através de uma equipe interna da própria organização e 60% através de serviços contratados junto ao fornecedor do gerenciador de e-Learning. Outros 20% consideram que não ocorrerá nenhum tipo de integração e nenhuma empresa afirmou que faria através de um terceiro contratado exclusivo para o projeto de integração.

O gráfico abaixo representa a distribuição percentual do setor de atividade das empresas que responderam a esta pesquisa:

Você também pode gostar