O objetivo da parceria entre as duas entidades é capacitar Pessoas com deficiência visual

O Instituto MicroPower de Responsabilidade Social realizou, em junho de 2019, a doação de 10 computadores e licenças do Virtual Vision (leitor de Telas desenvolvido pela MicroPower) ao Instituto de Cegos Padre Chico, com o objetivo de ampliar a capacitação de Pessoas com deficiência visual e promover sua inclusão no mercado de trabalho.

O Instituto de Cegos Padre Chico mantém o Colégio Vicentino Padre Chico, uma escola que vai desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

Atende crianças e adolescentes cegos, com baixa visão, sem deficiências ou ainda com outros comprometimentos de aprendizagem.

É registrado pela Secretaria de Educação Centro-Sul e possui aulas regulares, professores especializados e todos os recursos necessários para que a educação de pessoas com deficiência visual possa fluir promovendo a dignidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar a todos os seus educandos.

Para a Professora de Informática do Instituto de Cegos Padre Chico, Cynthia Carvalho, o Padre Chico possui um grande diferencial, pois, segundo ela, não é apenas uma Instituição que capacita os deficientes, é a única Escola em São Paulo que possibilita um aprendizado especializado e inclusivo.

“Não é só colocar o deficiente visual em contato com a tecnologia. Utilizamos todas as ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando uma melhor interação do deficiente visual com o mundo.

Desde o 1º ano até o 9º ano, eles utilizam o computador com responsabilidade e aprendem conforme seu desenvolvimento. Para os adultos, o curso de informática, busca oferecer a confiança para utilizar a tecnologia de forma autônoma”, compartilha Cynthia.

Segundo ela, hoje o Padre Chico possui 138 alunos do ensino fundamental que utilizam os computadores todos os dias da semana e ainda 15 adultos da comunidade que já terminaram os estudos, ou estão aposentados, e utilizam o laboratório duas vezes por semana.

“A MicroPower é parceira do Padre Chico há muitos anos. Este lindo casamento iniciou-se no primeiro ano de lançamento do Virtual Vision. Se hoje temos um laboratório equipado, devemos isso a essa parceria e reconhecimento do nosso trabalho”, informa.

Cynthia completa que essa parceria possibilita a inclusão do deficiente visual e ainda proporciona a utilização de equipamentos melhores, pois quando recebem novas máquinas, conseguem ampliar a sala e ainda trocar pelos equipamentos que já estão com problemas.

“Uma doação deste porte para o Instituto, que sobrevive através de doações, é uma parceria de valorização e reconhecimento pelo trabalho que as Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, fazem há 91 anos, seguindo sempre os ensinamentos de São Vicente e Santa Luisa de Marillac, que sempre tiveram o olhar de amor para o pobre. A família MicroPower, só tenho que agradecer. Todas as sementes plantadas por vocês em todas as Instituições já estão dando frutos. Esse é o resultado de parcerias, possibilitar a inclusão”, agradece a Cynthia.

Como Participar

Entidades interessadas em participar do Programa de Capacitação e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Visual devem fazer sua inscrição no link https://institutomicropower.org/inscricoes/ e aguardar contato de um representante do Instituto que irá qualificar as entidades elegíveis ao recebimento dos equipamentos e licenças do software Virtual Vision.

Sobre o Instituto

Para saber mais sobre o Instituto MicroPower de Responsabilidade Social e o Programa de Capacitação e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Visual, acesse: https://institutomicropower.org/

Você também pode gostar