A Jornada de transformação e consolidação do Instituto MicroPower (23 anos), em Instituto Brasil DigitalIBD feita em 2023, na realidade se iniciou em 2015 com a constituição da Coalizão Brasil Digital, formada por 16 Organizações, lideradas pelo MBC – Movimento Brasil Competitivo, para elaborar o Manifesto Criando um Brasil Digital para Todos, que foi entregue aos Ministérios da Casa Civil e Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações – MCTIC, em setembro de 2016, e inspirou o desenvolvimento da E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, por meio do Decreto 9.319/2018.

A linha do tempo com imagens, de 2015 até 2023, pode ser conferida em 9 slides, clicando aqui

A consolidação se deu por meio de grande e importante trabalho voluntário, o qual foi realizado durante todo 2023 por Conselheiros do Instituto e do movimento Brasil Digital para Todos – BDT.

Segue o Institucional do novo Instituto Brasil Digital – IBD, o qual carrega todo o acervo e a experiência de 23 anos do Instituto MicroPower.

O IBD é uma Associação de direito privado, sem fins econômico, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, suprapartidário: sem cunho político e/ou partidário, que objetiva atender a todos que a ele se dirigirem, independente de classe  social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.

1. Proposta de Valor

Ser reconhecido como a Socialtech (1) que apoia Pessoas, Organizações e Sociedade nos desafios identificados em contexto de Inovação e Transformação Digital

2. Propósito

Promover o Protagonismo Global do Brasil na Inovação e Transformação Digital alinhado ao ESG

3. Missão

Inspirar, promover, capacitar e certificar iniciativas de Inovação e Transformação Digital que favoreçam o mindset digital e promovam o desenvolvimento

econômico, social, ambiental e cultural

4. Visão 2030

Ser o Instituto líder que impacta positivamente as Pessoas, Organizações e Sociedade, na Inovação e Transformação Digital.

5. Lema

Comunicar e Colaborar para Realizar

6. Princípios e Valores

. Suprapartidário

. D.E.I. (Diversidade, Equidade e Inclusão)

. Empreendedorismo

. Democratização do Conhecimento

. Responsabilidades Ambiental, Social, Cultural e de Governança

. Ética e Integridade, e

. Transparência

A Governança do IBD é exercida pelos Conselhos:

Deliberativo:  Na imagem apresentada, representado pelos Profs. Gustavo Donato, Glaucimar Peticov e José Carlos de Souza Júnior, Presidente, e 1º e 2º Vice-Presidentes, respectivamente.

Consultivo: representado por Ozires Silva, Presidente Emérito, e Ten Brig Damasceno, Wilson Ferreira Júnio, Élcio de Lucca e Miguel Ignátios, Presidentes nos períodos mencionados.

Fiscal: representado por Amador Rodrigues, Diogo Alves, e Jimmy Settim, Presidente e 1º e 2º Secretários; e

a Diretoria Executiva: Francisco Soeltl, Ary Bueno e Milka Soeltl, Presidente, Vice-Presidente e Tesoureira.

O IBD trabalha a Jornada de Inovação e Transformação Digital composta de 4 (quatro) etapas:

As 2 (duas) primeiras etapas são contínuas:

. O movimento Brasil Digital para Todos – BDT, com o Propósito de consolidar os fundamentos para que o Brasil seja Protagonista Global na Inovação e Transformação Digital  alinhado ao ESG realiza as Atividades Prioritárias para atender aos três Objetivos Finalísticos:

  1. Promover a capacitação e o empoderamento das Pessoas,
  2. Estimular ações para o desenvolvimento da Economia Digital, e
  3. Acompanhar, apoiar e colaborar com a implantação da E-Digital – ciclo 2023 2026

A Academia Brasil Digital, como um ambiente de aprendizagem colaborativo, no modelo 70:20:10, que permite a co-criação e interações de forma simples e intuitiva.

As 2 (duas) etapas complementares, que são anuais:

O Congresso Brasil Digital, com o Propósito de compartilhar Tendências Globais e Melhores Práticas em Inovação e Transformação Digital, e divulgar o Realizado e Planejado do movimento BDT.

E o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, com o Propósito de reconhecer as Experiências de Inovação e Transformação Digital, objetivando elevar o nível de maturidade do mercado.

Convidamos você a conhecer a Jornada de Inovação e Transformação Digital do Instituto Brasil Digital – IBD e dela participar com a gente.

Venha para o movimento voluntário Brasil Digital para Todos – BDT. Acesse o FORM no final da página.

Prof. Gustavo Donato  Presidente do Conselho Superior do BDT e Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasil Digital – IBD. Francisco Soeltl  Presidente Executivo do Instituto Brasil Digital- IBD, VP do Conselho Superior do BDT e Curador Nacional do BDT. 
Ary Bueno  Presidente do Conselho do SiNEco do BDT Fábio Bordin  Curador do SiNEco do BDT  

Você também pode gostar