Capacitação de jovens, adultos e pessoas com deficiência, para aplicarem as tecnologias disponíveis no momento da elaboração dos projetos, preparando-as para a inclusão no mercado de trabalho.
O eBook conta a história do Programa de Capacitação e Empregabilidade, que, ao longo dos últimos 20 anos, já capacitou e ajudou a transformar a vida de mais de 25 mil pessoas com deficiência visual, 13 mil delas através da Fundação Bradesco, incluindo-as na Economia e na Sociedade.
A iniciativa teve origem no Virtual Vision – um leitor de telas brasileiro, lançado pela MicroPower em 1998, e capaz de ler o ambiente Windows, os programas do Office e o Internet Explorer.
Desde 2015, o Instituto MicroPower, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), disponibiliza a licença gratuita do programa Virtual Vision para as escolas públicas de Educação Básica, que tenham implantado salas de recursos multifuncionais nas redes públicas de ensino do estado, dos municípios e do Distrito Federal, permitindo a seus alunos e professores o acesso com autonomia ao ambiente Windows e seus aplicativos, por meio da leitura de menus e telas, a partir de um sintetizador de voz.
Objetivando atender aos jovens com deficiência visual, a partir de 2018, o Instituto MicroPower passou a equipar os laboratórios de informática do programa Forças no Esporte, da Força Aérea Brasileira, com computadores e licenças gratuitas do Virtual Vision, inicialmente em BANT, Natal, e, em 2020, em EPCAR, Barbacena; ALA 8, Manaus; ALA11, Rio (Galeão); BAFZ, Fortaleza; DCTA, São José dos Campos; EEAR, Guaratinguetá; ALA 7, Boa Vista; e o CPOR-RJ do Exército.
Em 2020, o Instituto MicroPower disponibilizou de forma gratuita licenças do Virtual Vision, em atendimento ao programa Todos Por Todos, campanha do Governo Federal para estimular um movimento solidário, captando ofertas de serviços à população e propostas de doações aos governos, para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Cessão não onerosa de licenciamento do MicroPower Performa para suportar a Escola da Cidadania, que tem por missão tornar proativa a sociedade organizada: cidadãos de todas as idades, estudantes e professores, integrantes dos conselhos municipais de políticas públicas, para que exerçam a participação, o controle e a vigilância social da gestão pública.
O Instituto MicroPower e o Programa de Capacitação e Empregabilidade ao longo dos últimos 20 anos já capacitou 25 mil pessoas com deficiência visual, e incluiu e ajudou a empregar 2.5 mil pessoas com deficiência visual. A iniciativa tem origem no Virtual Vision – um leitor de telas brasileiro lançado pela MicroPower em 1998 e capaz de ler o Windows, os programas do Office e o Internet Explorer.
As instituições inscritas terão seus trabalhos acompanhados por um ano. Após o período de avaliação a equipe de Acessibilidade Web/ Virtual Vision indicará os elegíveis ao recebimento de equipamentos e licença do Software Virtual Vision arrecadados, de acordo com o regulamento do Prêmio Transformação Digital Brasil 2020/2021.
Se você deseja participar do Programa de Capacitação e Empregabilidade, como parceiro ou associar-se a uma entidade de apoio, ou enviar suas dúvidas e sugestões, preencha os dados abaixo e entraremos em contato.