Na Edição do Prêmio Learning & Performance Brasil 2019/2020, a SEFA foi reconhecida como Iniciativa de Sucesso. Confira abaixo os detalhes do Programa. 

A Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) é uma organização do Comando da Aeronáutica que tem a missão de promover a efetiva, regular e econômica gestão das atividades administrativas, orçamentárias, financeiras e contábeis necessárias ao preparo e emprego da Força Aérea Brasileira. 

As atividades desenvolvidas pela SEFA estão resumidas em sua Cadeia de Valor, compreendendo cinco processos finalísticos: Gestão do Fundo Aeronáutico, Gestão Administrativa, Gestão Patrimonial, Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil e Gestão do Apoio ao homem. 

Eficiência, Eficácia, Efetividade, Sustentabilidade, Controle e Transparência no uso do recurso público são os produtos gerados a partir dos processos de capacitação gerenciados pelo Instituto de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (IEFA) da SEFA.

O projeto de Capacitação para Gestores da Aeronáutica tem a finalidade de desenvolver competências necessárias aos gestores da Aeronáutica, utilizando principalmente ferramentas tecnológicas de Ensino a Distância (EaD).

Para fins de capacitação, o projeto definiu três níveis de gestores: Aprendiz, Senior e Instrutor. A evolução nos três níveis é acompanhada pelo IEFA mediante a certificação dos gestores em processos de capacitação oferecidos em três programas: Programa Integração (PI), Programa de Economia, Finanças e Economia (PIEFA) e Programa de Cursos Especiais (PCE). Os cursos oferecidos pelo IEFA concentram-se no PIEFA.

Entre os anos de 2015 a 2018, houve crescimento gradativo de 134% na demanda de cursos oferecidos pelo IEFA para os gestores da Aeronáutica. Estudos revelaram que, em 2015 a demanda era de 545 alunos/ano, enquanto em 2018, essa demanda teve um salto para 3924 alunos/ano. Isso aconteceu, com certeza, devido ao crescimento substancial do ensino à distância desenvolvido pelo IEFA, especialmente, após a implantação do projeto de Capacitação para Gestores da Aeronáutica pela SEFA. 

Depoimentos

“O atual desafio das organizações encontra-se relacionado à utilização de novos modelos de gestão, fundamentados em conceitos de competência, desempenho e aprendizagem coletiva. Nesse contexto, o crescimento pessoal e profissional deve ser intensamente incentivado e é justamente o que o IEFA tem proporcionado ao efetivo da DIREF, por intermédio de uma nova metodologia de ensino à distância que muito tem contribuído no contínuo aprimoramento dos processos sob coordenação desta Diretoria”.

Major Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad – Diretor de Economia e Finanças da Aeronáutica.

“O planejamento da capacitação adotado pelo IEFA, baseado no uso intenso de tecnologias, serve como indutor da transformação digital para gestão por competência e do conhecimento, agregando valor ao trabalho dos Gestores da Aeronáutica”. 

Coronel Aviador Reinaldo Silva Simião – Diretor do IEFA.

Você também pode gostar