Assumindo o lema do nosso Movimento como propósito, o GT9 tem como missão principal dar suporte às realizações de todos os grupos que integram o Movimento, fazendo fluir a informação sobre as nossas realizações, metas e compromissos entre todos, atendendo ao objetivo de um de nossos pilares, o de Economia Digital. Como último grupo a ser criado, o GT9 surgiu a partir da percepção de que a comunicação é fundamental para a construção de sentido e entendimento acerca dos objetivos que nos movem, além de manter a coesão e o engajamento dos públicos que se relacionam com o nosso projeto. A gestão dessa comunicação é feita por um grupo formado pelos integrantes de todos os GTs, nosso presidente Francisco Soeltl, nosso vice-presidente Ary Bueno e pela curadora do grupo, Laura Sérpico.
Desde a criação do GT9, em 2022, alcançamos objetivos importantes para o Movimento. No pilar de Governança, realizamos o Prêmio Transformação Digital Brasil Osires Silva, o Congresso Brasil 6.0 e os encontros trimestrais dos Conselhos, além da construção e atualização dos sites do Instituto Brasil Digital e da consolidação do calendário de ações para 2023, com acompanhamento e atualização constantes.
Dentro do Pilar voltado à Economia Digital, o GT9 apoiou a realização e divulgação dos Encontros Trimestrais dos Conselhos, dos Encontros Regionais, das Experiências de Sucesso e do Enrichment Experience. É importante destacar que para todas essas realizações o suporte da equipe da Micropower foi fundamental.
Como pessoas e educação estão entre nossas prioridades, o GT9 trabalhou para consolidar a Academia Brasil Digital, disponibilizando diversos conteúdos, entre eles, o Manifesto Brasil Digital, o Ebook do nosso PDI e o Ebook com as Experiências de Sucesso. Nossa intenção é fazer circular entre todos os voluntários não só esses documentos, mas todas as trilhas de conhecimento que a Academia Brasil Digital oferece, lembrando que todos os voluntários podem publicar conteúdos relevantes que queiram compartilhar com os demais integrantes, ou públicos interessados.
Além das realizações que estavam planejadas, nosso grupo avançou com a criação do EcoCast Brasil Digital, em uma parceria com a Siemens, que está nos ajudando no desenvolvimento do projeto. Já temos definida a programação para os episódios da primeira temporada e nosso plano é colocar no ar ainda em maio de 2023.
Nossos desafios para o primeiro semestre ainda estão centrados na finalização do diagnóstico de comunicação para posterior finalização do plano de comunicação. Queremos mapear todos os nossos processos comunicativos para possibilitar a criação de um plano de comunicação bem estruturado e com as necessidades de investimentos definidas, o que não impede que sigamos trabalhando nas ações que não exijam recurso financeiro. Mas não paramos por aí! Temos ainda pela frente a criação de um plano de patrocínio para o Movimento, identificando possíveis investidores/patrocinadores para 2024 e as oportunidades de funding, com a captação de recursos que viabilizarão a nossa sustentabilidade. Assim que essas tarefas estiverem cumpridas, vamos submeter à aprovação do nosso Conselho.
Vamos continuar gerenciando o calendário e mantendo o mais atualizado possível, lembrando que entre os eventos do Movimento, o Prêmio Transformação Digital Brasil é o mais importante, para o qual temos que buscar recursos para sua realização.
Para que o Movimento mantenha seu ritmo e nada, nem ninguém, fique para trás, vamos manter a disciplina de revisar o realizado X planejado a cada 3 meses, fazendo os ajustes necessários.
A participação dos voluntários desse grupo tem sido fundamental para o avanço das nossas ações. Agradecemos e continuamos contando com todos!