Realizado 1º Semestre & Planejado 2º Semestre de 2023

A seguir uma síntese das realizações no 1º Semestre e o planejado para o 2º Semestre de 2023:

Governança – Educação Formal – Conselheiro Prof. Neri dos Santos

Propósito: Contribuir para a consolidar e operacionalizar a legislação que insere a Educação Digital no Plano Nacional de Educação

Consolidar a Estratégia Brasileira para Educação e Capacitação Digital (EBECD)

No 1º Semestre foi consolidada a primeira versão da EBECD: Estratégia Brasileira para Educação e Capacitação Digital, que representa um passo crucial para a promoção da educação digital no Brasil. Ela foi elaborada com a participação ativa dos Conselheiros do Brasil Digital para Todos e de diversos membros do setor, e foi enviada para o senador Esperidião Amin, que se comprometeu a encaminhá-la como uma lei complementar no Congresso Nacional.

Mobilizar a Derrubada dos Vetos

No 1º Semestre ainda foi iniciada a mobilização para derrubar os três vetos da Lei 14.533, sancionada em janeiro. Esses vetos estão sendo alvo de esforços conjuntos para que sejam revogados, o que abriria caminho para avanços importantes na Educação Digital no País.

Fomentar a implantação de cursos pós-médio em TIC: Tecnologia da Informação e Comunicação

Outra iniciativa relevante do 1º Semestre foi a priorização da proposta de proporcionar a capacitação em tecnologias digitais em apenas um ano e meio, com o propósito de preparar os jovens que completam o ensino médio tradicional sem uma formação profissional para atender à crescente demanda do mercado de trabalho por profissionais com estas especialidades.

Para o 2º Semestre manteremos o acompanhamento destas 3 (três) Atividades Críticas.

Objetivo 1 – Pessoas: Capacitação, Empoderamento e Produtividade – Educação Continuada – Conselheiro Prof. Fábio Bordin

Propósito: Promover a capacitação dos Voluntários nas Trilhas de Conhecimento da Academia Brasil Digital

Implantar e difundir a primeira versão dos módulos que compõe o tema onboarding

Em 25/09 foi realizado o encontro virtual para apresentar aos Conselheiros do Brasil Digital para Todos a primeira versão do curso de Onbording, que tem como objetivo prepará-los melhor atuarem como Voluntários, e ampliar o acesso gratuito ao riquíssimo conteúdo interativo da Academia Brasil Digital do Movimento Brasil Digital para Todos.

Objetivo 2 – Economia Digital – Desenvolvimento e Competitividade – Educação Continuada no curto prazo – Conselheiros Profs. Fábio Bordin, Mirian Luzzi e Anderson da Costa

Propósito: Consolidar e impulsionar as ofertas de Educação Continuada em TIC: Tecnologia da Informação e Comunicação para as demandas latentes do mercado.

Integrar as Plataformas de Informação

Uma das Ações Críticas para este ano é aumentar a integração entre as diversas plataformas de educação e capacitação digital, para as quais a seguir apresentamos o realizado no 1º Semestre e o planejado para o 2º Semestre:

· Capacita Tec do EcoSis SP Grande ABC: com mais de 3.500 acessos, 146 parceiros e mais de 10.000 cursos;

· CET 4.0 do EcoSis SP RMS – Região Metropolitana de Sorocaba: com a oferta do curso de Certificação 4.0 com carga horária de 100 noras, aplicação de diagnósticos para melhor entendimento e melhorias no grau de maturidade no tema.

Como previsão de integrar mais duas iniciativas: Up Skill Vale no EcoSis Vale do Paraíba em São Paulo, e Residência em TIC no EcoSis Região Serrana no Rio de Janeiro.

· RH Tec da ABES: Com mais de 14.000 acessos no primeiro semestre, que além dos 88 cursos oferecidos por 26 parceiros, vem se destacando no apoio a empregabilidade em tecnologia da informação que representaram 20% dos acessos e publicação de 126 vagas ofertadas.

Para o segundo semestre está previsto o lançamento de novos módulos de capacitação e trilhas de BI e Analytics pela Qlik, além da criação do Portal de Notícias.

· Capacita GOV.BR: com mais de 100.000 servidores públicos federais capacitados em temas relacionados à transformação digital nos 102 cursos oferecidos.

Para o segundo semestre serão lançados 15 novos cursos, construído o roteiro e método para apoiar os gestores na elaboração dos planos de desenvolvimento dos profissionais de TIC, formalizar conexões com instituições de referência nas áreas de Gestão de Projetos (PMI) e Governança de TI (ISACA), além do MBA em Transformação Digital alinhado aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Você também pode gostar