Em minha longa Jornada Profissional de mais de meio século, vi e atuei em marcantes Experiências de Sucesso, mas também passei por Experiências de Insucesso, algumas definitivas, sem reversão.

O PODER DE CONTRIBUIÇÃO DA CIÊNCIA CONTÁBIL

A contabilidade, em especial a Gerencial, é ciência social poderosa para se fazer uma ótima Gestão, como a financeira, econômica, a tributária e outras. Ela é também essencial para executar uma boa Governança, nas conexões empreendedoras com os principais stakeholders.

MAL USO DA CONTABILIDADE É SEMPRE MUITO DECEPCIONANTE

Quando nos deparamos com grandes escândalos financeiros, contábeis etc. e infelizmente se tem de sobra, é uma “pancada” à todo profissional que preza por fazer o que deve ser feito, quanto a prática do respeito às leis e em especial à ética profissional.  

O SUCESSO E O INSUCESSO EMPRESARIAL

Destaque-se: o Sucesso de ontem, não garante o amanhã, em especial nesse mundo VUCA.

Contudo, o Insucesso momentâneo pode ser revertido, ter a sua página virada, em especial neste mesmo mundo VUCA. Para tanto, basta estar aberto às oportunidades e colocar foco nas alternativas de mudanças de percurso, importantes para voltar a encontrar o sucesso. 

EXPERIÊNCIA DE SUCESSO – “VIRADA DE PÁGINA” DA PARANOÁ DE DIADEMA / SP.

A Paranoá, com 60 anos de atividades, é lider na produção de componentes de borracha, mangueiras dos diversos sistemas automotivos, como de combustíveis, de arrefecimento e revestimentos termo acústicos de borracha, Poliuretano ou TPO.

Entre 2003 e 2013, fez grandes investimentos para atender o mercado, com uma produção anual estimada de até 5 milhões de veículos. Isso não só não aconteceu, como a produção reduziu de mais de 3 milhões para 2 milhões de veículos. Com isto, em 2015, ela entrou em grande dificuldade financeira e econômica e através de muito trabalho, conseguiu fazer o turn around em 2015 e 2016, como destaca o CEO da Paranoá, Gustavo Kass.   

Em 2017, um importante cliente pediu para dobrar a capacidade para um produto, para isso era necessário novo e expressivo investimento.

Para evitar grande investimento, foi preciso desenvolver nova metodologia, com uso de tecnologia e novo mindset, agora digital, para atender a demanda com baixo investimento.

COMO RESPOSTA À DEMANDA, NASCE A DATAWAKE

Ela desenvolveu e implantou um inovador processo baseado no conceito de Indústria 5.0. Envolveu e envolve enorme integração de pessoas, equipamentos, sejam antigos ou modernos, com sistemas controlados por circuitos integrados, sensores e tecnologias como Big Data, IoT e IA, expressos em módulos industriais inéditos.

CONEXÕES EMPREENDEDORAS

A Paranoá se vale de conexões com entes de pesquisa e tecnologia, como o
SENAI, a Escola de Engenharia Mauá (IMT), USP, INSPER entre outros. Essas conexões permitem que ela desenvolva soluções inovadoras, melhore a produtividade e contribua para avanços tecnológicos, para si e para o mercado.

O sistema DATAWAKE desenvolvido pela Paranoá, é peça chave nessa transformação tecnológica. Conta com análise de dados, inteligência artificial e automação, que maximiza a eficiência dos processos, como Gestão das Pessoas, Produção e até a Controladoria.

CONHECIMENTO DA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO DA PARANOÁ

Fui convidado a conhecer essa Experiência de Sucesso da Paranoá in loco, no início de 2023.

Acabei tendo outras oportunidades presenciais de estar na fábrica, de aprofundar no conhecimento da “virada de chave” da Paranoá.

APLICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NO PNI – PRÊMIO NACIONAL DE INOVAÇÃO DA CNI

A Paranoá aplicou a sua Experiência no PNI da CNI em 2023 e para grande felicidade da Diretoria e de todo o seu competente Time, conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação em Processo, na 8ª. edição do Prêmio, em 27 de setembro de 2023, em São Paulo. Pudemos testemunhar a felicidade do CEO Gustavo Kass, pela conquista do honroso primeiro lugar.

APLICAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NO PRÊMIO BRASIL DIGITAL OZIRES SILVA DO INSTITUTO BRASIL DIGITAL

Para completar o período de “virada de página”, conquistando um efetivo ciclo virtuoso nos últimos cinco anos da empresa, a sua Diretoria decidiu aplicar essa sua Experiência de Sucesso no Manifesto Brasil Digital e no Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, do Instituto Brasil Digital. 

Essa Experiência de Sucesso da Paranoá, na sua íntegra, considerando os alinhamentos com os 5 Pilares e os 23 Fundamentos do Ecossistema Brasil Digital em Ação, com as tecnologias digitais habilitadoras, com a E-Digital e com alinhamento a Governança ESG, pode ser acessada em:

https://brasildigitalparatodos.org.br/experiencias-de-sucesso/experiencias-2023/

Concluindo, certo mesmo é que desistir ou se manter na zona de conforto não gera mudança e que Gestão e Governança com mindset digital, pode fazer toda a diferença.

Ary Silveira Bueno

Sócio-Diretor da ASPR

VP do Instituto Brasil Digital

Você também pode gostar