4-Formacao-dos-profissionais-de-e-Learning-p2005

Formação dos profissionais de e-Learning Agosto 2005



1.) Objetivo

A pesquisa deste mês analisou onde os profissionais em geral, gestores, consultores e fornecedores de e-Learning buscam informações para atualização e formação nesta área e comparou o resultado obtido com as pesquisas realizadas em 2003 e 2004.

2.) Metodologia

Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2005, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 263 organizações brasileiras. A análise faz comparação com a mesma pesquisa aplicada no ano de 2003 e 2004, e abordou 8 tópicos distintos:

  • Atuação profissional;
  • Função no projeto de e-Learning;
  • Fontes de informação;
  • Qualidade dos cursos e-Learning;
  • Formação e atualização dos profissionais de e-Learning;
  • Participação em eventos sobre e-Learning;
  • Participação em eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil;
  • Interesse em cursos de formação em e-Learning.

3.) Características da amostra

A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul.

A pesquisa consultou 263 organizações, nos setores de educação (41%), tecnologia (13%), consultorias (5%), e-Learning (8%), governo (6%), treinamento (5%), entre outras (22%).

 

4.) Resultados

4.1) Atuação profissional

No início da pesquisa, foi verificado o perfil dos participantes. O resultado mostra que 40% ainda estão se especializando para desenvolver projetos de e-Learning, 29% já estão iniciando nessa área, 18% já são profissionais experientes e 13% não pretendem atuar em projetos de e-Learning.


4.2) Principal função


A pesquisa identificou que a maioria (31%) dos participantes são consultores, 27% são gerentes de projeto, 23% são pedagogos, 10% são designers instrucionais, 7% são programadores e 2% são ilustradores.

4.3) Principais fontes de informação para atualização e especialização em e-Learning

O resultado mostra que 76% buscam atualização e especialização em sites nacionais de e-Learning, 57% recorrem a universidades. Enquanto que 44% responderam que buscam por especialização e atualização em congressos e workshops, 43% pesquisam em sites internacionais, 41% em livros nacionais e 18% em livros estrangeiros.

4.4) Qualidade dos conteúdos de e-Learning na Internet disponibilizados no Brasil

Do universo pesquisado, 87% das empresas afirmaram que a qualidade dos conteúdos oferecidos é razoavelmente satisfatória ou satisfatória. Outros 11% responderam que o conteúdo disponível é insatisfatório, e apenas 3% consideram que as informações disponíveis na Internet são plenamente satisfatórias.

Com relação as pesquisas realizadas no mesmo período nos ano de 2003 e 2004, nota-se uma diminuição na avaliação que considera insatisfatória a qualidade dos conteúdos de e-Learning, ao mesmo tempo cresce a aprovação, conforme a alternativa satisfatório.


4.5)Canal que mais favorece a formação e atualização dos profissionais de e-Learning

A pesquisa levantou também qual o canal de mídia que mais favorece a formação e atualização dos profissionais de e-Learning. Do universo pesquisado, 85% a mídia digital é a que mais favorece a formação e atualização dos profissionais. Em segundo lugar, vem a mídia impressa com 13% das respostas dos entrevistados. E por último, o mercado de mídia eletrônica, que contou com 2% das respostas dos entrevistados.

4.6) Participação em eventos sobre e-Learning

O estudo mostra que 52% dos participantes nunca participaram de eventos sobre e-Learning, mas gostariam de participar. Já 37% participaram de eventos sobre e-Learning apenas no Brasil, 8% tanto no Brasil quanto no exterior, 2% nunca participaram e não tem interesse em participar e apenas 1% participaram apenas no exterior.

4.7) Participação em eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil

Quanto aos eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil, 66% nunca participou, mas tem interesse em participar, 13% já participaram dos workshops, 16% do Congresso e-Learning Brasil, 4% participaram dos eventos patrocinados pela MicroPower e apenas 4% nunca participaram e não tem interesse em participar.

4.8) Assuntos prioritários em e-Learning

No final da pesquisa, foi identificado que 28% tem interesse em conhecer mais sobre o desenvolvimento de conteúdos para e-Learning, 21% em adquirir conhecimentos sobre como gerenciar projetos em e-Learning e 18% em medir os resultados de e-Learning. Confira as outras opções:



5) Conclusões

A pesquisa deste mês analisou onde os profissionais em geral, gestores, consultores e fornecedores de e-Learning buscam informações para atualização e formação nesta área e comparou o resultado obtido com as pesquisas realizadas em 2003 e 2004. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2005, aplicado a 263 organizações brasileiras. 
No início da pesquisa, foi verificado o perfil dos participantes. O resultado mostra que 40% ainda estão se especializando para desenvolver projetos de e-Learning, 29% já estão iniciando nessa área, 18% já são profissionais experientes e 13% não pretendem atuar em projetos de e-Learning.

A pesquisa identificou que a maioria (31%) dos participantes são consultores, 27% são gerentes de projeto, 23% são pedagogos, 10% são designers instrucionais, 7% são programadores e 2% são ilustradores.

O resultado mostra que 76% buscam atualização e especialização em sites nacionais de e-Learning, 57% recorrem a universidades. Enquanto que 44% responderam que buscam por especialização e atualização em congressos e workshops, 43% pesquisam em sites internacionais, 41% em livros nacionais e 18% em livros estrangeiros. 
Do universo pesquisado, 87% das empresas afirmaram que a qualidade dos conteúdos oferecidos é razoavelmente satisfatória ou satisfatória. Outros 11% responderam que o conteúdo disponível é insatisfatório, e 3% consideram que as informações disponíveis na Internet são plenamente satisfatórias.

Com relação as pesquisas realizadas no mesmo período nos ano de 2003 e 2004, nota-se uma diminuição na avaliação que considera insatisfatória a qualidade dos conteúdos de e-Learning, ao mesmo tempo cresce a aprovação, conforme a alternativa satisfatório.
A pesquisa levantou também qual o canal de mídia que mais favorece a formação e atualização dos profissionais de e-Learning. Do universo pesquisado, 85% afiram que a mídia digital é a que mais favorece a formação e atualização dos profissionais. Em segundo lugar, vem a mídia impressa com 13% das respostas dos entrevistados. E por último, o mercado de mídia eletrônica, que contou com 2% das respostas dos entrevistados.
O estudo mostra ainda que 52% dos participantes nunca participaram de eventos sobre e-Learning, mas gostariam de participar. Já 37% participaram de eventos sobre e-Learning apenas no Brasil, 8% tanto no Brasil quanto no exterior, 2% nunca participaram e não tem interesse em participar e 1% participaram apenas no exterior.

Quanto aos eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil, 66% nunca participaram, mas tem interesse em participar, 13% já participaram dos workshops, 16% do Congresso e-Learning Brasil, 4% participaram dos eventos patrocinados pela MicroPower e apenas 4% nunca participaram e não tem interesse em participar.

No final da pesquisa, foi identificado que 28% tem interesse em conhecer mais sobre o desenvolvimento de conteúdos para e-Learning, 21% em adquirir conhecimentos sobre como gerenciar projetos em e-Learning e 18% em medir os resultados de e-Learning.

Você também pode gostar