1.) Objetivo A pesquisa deste mês analisou onde os profissionais em geral, gestores, consultores e fornecedores de e-Learning buscam informações para atualização e formação nesta área e comparou o resultado obtido com as pesquisas realizadas em 2003 e 2004. 2.) Metodologia Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2005, por meio do portal e-Learning Brasil (www.elearningbrasil.com.br), aplicado a 263 organizações brasileiras. A análise faz comparação com a mesma pesquisa aplicada no ano de 2003 e 2004, e abordou 8 tópicos distintos:
3.) Características da amostra A amostra analisada possui uma distribuição variada de empresas pertencentes a 5 regiões brasileiras: região sudeste, centro-oeste, norte, nordeste e sul. A pesquisa consultou 263 organizações, nos setores de educação (41%), tecnologia (13%), consultorias (5%), e-Learning (8%), governo (6%), treinamento (5%), entre outras (22%).
4.) Resultados 4.1) Atuação profissional No início da pesquisa, foi verificado o perfil dos participantes. O resultado mostra que 40% ainda estão se especializando para desenvolver projetos de e-Learning, 29% já estão iniciando nessa área, 18% já são profissionais experientes e 13% não pretendem atuar em projetos de e-Learning.
4.3) Principais fontes de informação para atualização e especialização em e-Learning O resultado mostra que 76% buscam atualização e especialização em sites nacionais de e-Learning, 57% recorrem a universidades. Enquanto que 44% responderam que buscam por especialização e atualização em congressos e workshops, 43% pesquisam em sites internacionais, 41% em livros nacionais e 18% em livros estrangeiros. 4.4) Qualidade dos conteúdos de e-Learning na Internet disponibilizados no Brasil Do universo pesquisado, 87% das empresas afirmaram que a qualidade dos conteúdos oferecidos é razoavelmente satisfatória ou satisfatória. Outros 11% responderam que o conteúdo disponível é insatisfatório, e apenas 3% consideram que as informações disponíveis na Internet são plenamente satisfatórias. Com relação as pesquisas realizadas no mesmo período nos ano de 2003 e 2004, nota-se uma diminuição na avaliação que considera insatisfatória a qualidade dos conteúdos de e-Learning, ao mesmo tempo cresce a aprovação, conforme a alternativa satisfatório. 4.5)Canal que mais favorece a formação e atualização dos profissionais de e-Learning A pesquisa levantou também qual o canal de mídia que mais favorece a formação e atualização dos profissionais de e-Learning. Do universo pesquisado, 85% a mídia digital é a que mais favorece a formação e atualização dos profissionais. Em segundo lugar, vem a mídia impressa com 13% das respostas dos entrevistados. E por último, o mercado de mídia eletrônica, que contou com 2% das respostas dos entrevistados. 4.6) Participação em eventos sobre e-Learning O estudo mostra que 52% dos participantes nunca participaram de eventos sobre e-Learning, mas gostariam de participar. Já 37% participaram de eventos sobre e-Learning apenas no Brasil, 8% tanto no Brasil quanto no exterior, 2% nunca participaram e não tem interesse em participar e apenas 1% participaram apenas no exterior. 4.7) Participação em eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil Quanto aos eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil, 66% nunca participou, mas tem interesse em participar, 13% já participaram dos workshops, 16% do Congresso e-Learning Brasil, 4% participaram dos eventos patrocinados pela MicroPower e apenas 4% nunca participaram e não tem interesse em participar. 4.8) Assuntos prioritários em e-Learning No final da pesquisa, foi identificado que 28% tem interesse em conhecer mais sobre o desenvolvimento de conteúdos para e-Learning, 21% em adquirir conhecimentos sobre como gerenciar projetos em e-Learning e 18% em medir os resultados de e-Learning. Confira as outras opções:
A pesquisa deste mês analisou onde os profissionais em geral, gestores, consultores e fornecedores de e-Learning buscam informações para atualização e formação nesta área e comparou o resultado obtido com as pesquisas realizadas em 2003 e 2004. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de agosto de 2005, aplicado a 263 organizações brasileiras. A pesquisa identificou que a maioria (31%) dos participantes são consultores, 27% são gerentes de projeto, 23% são pedagogos, 10% são designers instrucionais, 7% são programadores e 2% são ilustradores. O resultado mostra que 76% buscam atualização e especialização em sites nacionais de e-Learning, 57% recorrem a universidades. Enquanto que 44% responderam que buscam por especialização e atualização em congressos e workshops, 43% pesquisam em sites internacionais, 41% em livros nacionais e 18% em livros estrangeiros. Com relação as pesquisas realizadas no mesmo período nos ano de 2003 e 2004, nota-se uma diminuição na avaliação que considera insatisfatória a qualidade dos conteúdos de e-Learning, ao mesmo tempo cresce a aprovação, conforme a alternativa satisfatório. Quanto aos eventos organizados pela equipe e-Learning Brasil, 66% nunca participaram, mas tem interesse em participar, 13% já participaram dos workshops, 16% do Congresso e-Learning Brasil, 4% participaram dos eventos patrocinados pela MicroPower e apenas 4% nunca participaram e não tem interesse em participar. No final da pesquisa, foi identificado que 28% tem interesse em conhecer mais sobre o desenvolvimento de conteúdos para e-Learning, 21% em adquirir conhecimentos sobre como gerenciar projetos em e-Learning e 18% em medir os resultados de e-Learning. |